Com a crise econômica, que já afetava a cidade durante este período, as organizações e projetos sociais foram drasticamente afetados pela perda de patrocínio e doações de pessoas físicas, inclusive as de grande porte e renome. Como resultado principal estava a diminuição de crianças assistidas e até mesmo fechamento de algumas instituições, afetando socialmente a cidade.
A partir do levantamento do trabalho de campo feito através dos meus conhecimentos prévios em sociologia, antropologia e gestão de projetos criei a metodologia denominada Consultoria Estratégica Social que tem como objetivo aumentar a profissionalização de seus gestores e voluntários para restruturar sua gestão. O objetivo é aumentar a transparência, credibilidade e visibilidade dos projetos perante empresas e pessoas físicas, gerando a melhoria na sua sustentabilidade financeira .
A metodologia foi implementada na ONG Saúde Criança Ilha durante 2016 até 2018 e teve como principais resultados: aumento da captação de recursos com pessoas físicas durante o período, apoio de um importante edital fomentado por uma instituição de renome nacional, formação de uma equipe de voluntários para a área de Comunicação com estudantes e profissionais do setor vindos das melhores universidades da cidade e uma gestão a partir de planejamento estratégico .
A partir da Consultoria Estratégica e Social, implementada na ONG Saúde Criança Ilha, fui selecionada para participar do Sebrae Impacta em 2017 como empreendedora social.
O Impacta 2017 foi um programa de aceleração que apoiou empreendedores de Negócios de Impacto Social com o foco de proporcionar melhorias na gestão empresarial.
Em 2017, durante minha pós-graduação em Gestão e Gerenciamento de Projetos, iniciei uma pesquisa acadêmica pela UFRJ com o objetivo de levar um maior conhecimento para o terceiro setor sobre boas práticas no gerenciamento de projetos.
O estudo foi realizado a partir da metodologia da Consultoria Estratégica e Social e teve foco exclusivo ONGs que atuam com crianças na cidade do Rio de Janeiro. Dentre as organizações entrevistadas está o Instituto Reação do medalhista olímpico Flávio Canto.
O trabalho foi apresentado em setembro de 2018, no Instituto da Criança, para diversas instituições renomadas que atuam com crianças e adolescentes no Rio de Janeiro. No início desta página está a foto do dia da apresentação.