O Projeto de Incêndio é um documento de segurança elaborado seguindo requisitos e normas estaduais para prevenir e impedir a expansão de focos de incêndio. Um dos requisitos básicos de segurança para edificações é a existência de um projeto de combate a incêndios.
O projeto nada mais é do que o documento que registra todas as medidas de segurança para prevenção de incêndio presentes no local. Ele deve ser realizado para prevenir o acontecimento de fatalidades e expansão de focos de incêndio, controlando e reduzindo os danos proporcionando assim uma proteção passiva.
Qual a importância do projeto de combate a incêndio?
Além de garantir conformidade com as regulações locais e conseguir autorização para funcionamento do edifício, a elaboração do projeto de combate a incêndio também tem como objetivo:
· proteger a vida dos ocupantes das edificações e áreas de risco, em caso de incêndio;
· dificultar a propagação do incêndio, reduzindo danos ao meio ambiente e ao patrimônio;
· proporcionar meios de controle e/ou extinção do incêndio;
· dar condições de acesso para as operações do Corpo de Bombeiros; e proporcionar a continuidade dos serviços nas edificações e áreas de risco.
Para que o projeto seja apresentado aos Bombeiros, é necessário que alguns documentos sejam anexados ao protocolo, sendo:
· Projeto de incêndio: é constituído pela planta de emergência, que informa através de símbolos quais equipamentos de incêndio e as quantidades necessárias para a edificação, de acordo com as normas, além dos procedimentos corretos de evacuação do edifício;
· Laudo técnico descritivo: complementa a planta e informa todos os cálculos feitos justificando os equipamentos mencionados além de outros detalhes;
· ART (Anotação de Responsabilidade Técnica): documento que o profissional técnico assina, no qual assume responsabilidade sobre a planta ou obra.
Com os documentos prontos, o requerente deve apresentar o projeto junto ao Corpo de Bombeiros do seu estado. A entidade, então, agendará uma vistoria para liberação ou não do AVCB.