O dispositivo sequência didática no ensino de inglês nos anos iniciais:

Uma proposta de (re)significação

A Equipe de Língua Inglesa e a Assessoria do Programa Bilíngue da Subsecretaria de Ensino da cidade do Rio de Janeiro vêm comunicar a realização de curso em parceria com o Grupo de Pesquisa FELICE (CAPES/ CNPq) representado e liderado pela Profa. Dra. Juliana Tonelli da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Essa ação é direcionada aos Professores de Inglês das escolas regulares com turmas de anos iniciais do Fundamental I (1º ao 5º ano) e para Professores de Inglês que atuam no Programa Bilíngue nos segmentos de Educação Infantil e nos anos iniciais (1º ao 5º ano) do Ensino Fundamental I. A proposta tem como finalidade oferecer formação continuada para professores desses segmentos, contribuindo para a implementação e/ou manutenção de um ensino contextualizado e significativo da língua para as crianças.

O curso terá como foco o ensino da língua inglesa para crianças por meio de gêneros e o dispositivo sequência didática, buscando atingir os seguintes objetivos:

  • Evidenciar o uso dos gêneros textuais como promotores do desenvolvimento linguageiro em crianças;

  • Explorar modos de utilizar gêneros textuais no ensino de línguas adicionais para crianças a partir das características semiológicas;

  • Compreender o processo de transposição didática do gênero para o ensino de línguas adicionais na infância e suas particularidades;

  • Construir, colaborativamente, atividades organizadas por meio do dispositivo sequência didática para o ensino de inglês na infância.

Dinamizadores

Profa. Dra. Juliana Reichert Assunção Tonelli

Professora Adjunta no Departamento de Letras Estrangeiras Modernas na Universidade Estadual de Londrina. Mestra e Doutora em Estudos da Linguagem pelo Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem na Universidade Estadual de Londrina. Pós-doutora em Didática das Línguas (Universidade de Genebra); Linguística Aplicada (UnB e UNEMAT).

Profa. Dra. Glaís Sales Cordeiro

Professora de Didática do Francês na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Genebra. Líder do grupo GRAFE-PRISME (Groupe de Recherche pour l'Analyse du Français Enseigné-Programme de Recherche en Ingénierie didactique: Savoirs, Médiation éducative et Enseignement). Doutora em linguística aplicada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Profa. Esp. Gabrielli Magiolo

Professora de inglês e português na rede pública do Estado do Paraná. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL) da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Especialista em Ensino de Línguas Estrangeiras também pela UEL. Graduada em Letras - Português/Inglês, pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Campus de Cornélio Procópio.

Prof. Esp. Otto Ferreira

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL) da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Graduado em Letras - Inglês e suas respectivas literaturas, pela Universidade Estadual de Londrina (UEL); pós-graduado em gestão escolar, psicopedagogia institucional e linguagem musical pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE).

Profa. Letícia Vidotti dos Santos

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL) da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Graduada em Letras - Português/Inglês, pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Campus de Cornélio Procópio.