Câmera Cine
Número do objeto no inventário: 001/FATEC ITU.
Nome do Objeto: Câmera Cine 8mm Bell & Howell 319 ‘dial Sun’.
Data da Fotografia: 2011.
Identificação do inventariante: Solange L. P. de Lucena.
Localização: 1º piso – expositor de acrílico – lado sala informática.
Descrição do objeto: Câmera filmadora dos anos 50.
Dados técnicos: câmera padrão de filme 8mm, com um Comat fixo Super f 1,9 lente / 10mm. Velocidade do filme é fixada em 16 fps. O 'recurso' deste modelo, é o sistema inovador "Quadrante Solar" a exposição - basicamente uma série de alvos coloridos para você apontar a ligação de uma exposição, com cada cor representando o sol se foi - de amarelo (Brilho do Sol) - até o vermelho escuro (Cloudy Dull).
Data de sua elaboração/construção/produção: Câmera cine 8 milímetros dos anos 50.
Dimensões do objeto: altura14,5 – largura 6,5 cm – profundidade 9,5 cm.
Marcas/ inscrições: EUA fabricante Bell & Howell - 1953 "Quadrante Solar" A 319.
Condições de conservação: Degastada.
Função original do objeto: filmadora.
Procedência: USA.
Restaurações: Não houve.
Detalhes importantes da história do objeto:
Embora tenha sido projetado e fabricado na mesma época como o C3R EUMIG - esta câmera foi mais "produzido em massa” - com linhas mais simples, menos fundidos ou peças usinadas e superfícies de qualidade geralmente mais baixos e materiais, câmera padrão de filme 8mm, com um Comat fixo Super f 1,9 lente / 10mm. Velocidade do filme é fixada em 16 fps. O 'recurso' deste modelo, é o sistema inovador "Quadrante Solar" a exposição - basicamente uma série de alvos coloridos para você apontar a ligação de uma exposição, com cada cor representando o sol se foi - de amarelo (Brilho do Sol) - até o vermelho escuro (Cloudy Dull). Claramente uma tentativa de fazer as configurações de exposição fácil para o fotógrafo amador. As cores usadas na 'Sun Dial "são repetidos nas marcações do visor de paralaxe, um toque de design agradável. A manivela é realmente um barato pedaço de metal prensado, e não tem cromo.
História do Objeto na Fatec Itu: Em meados de 2011 a Prof. Sueli Soares dos Santos Batista e a Diretora Juliana Augusta Verona, iniciaram o Projeto do Centro de Memórias na Fatec Itu. Nessa época a máquina filmadora em questão já havia sido doada há algum tempo, porém não havia registro de seu doador, ainda assim, ela é o primeiro objeto catalogado do Centro de Memórias da Fatec Itu.