Os sinais já são bem conhecidos pela maioria das pessoas: irritação, pensamentos acelerados, preocupação constante, cansaço mental, sensação de esgotamento… a ansiedade e o estresse são condições que afetam boa parte da população adulta, prejudicando a saúde mental e o bem-estar do indivíduo em seu cotidiano profissional, familiar e social. Além disso, condições como a ansiedade e o estresse estão diretamente relacionados com diversos problemas de saúde, como cardiopatias, obesidade, diabetes e outras doenças.
+ Síndrome da fadiga crônica: sintomas e tratamentos
Se você anda se sentindo ansioso ou estressado nos últimos tempos, saiba que, além da avaliação psicológica e, caso necessário, tratamento psicoterapêutico, é possível recuperar o bem-estar com estratégias que incluem fatores como sono, atividade física e outros hábitos que podemos mudar com um pouco de disciplina. Confira a seguir dicas para reduzir a ansiedade e o estresse no dia a dia, além de tudo sobre dois ativos poderosos e altamente eficientes que a Atos Farma traz para você se sentir ainda mais leve e tranquilo(a) – boa leitura!
Como citado anteriormente, os hábitos que mantemos em nossa rotina influenciam diretamente em nossa saúde mental, contribuindo para a redução dos sintomas e também para a eficácia dos tratamentos. Veja abaixo os principais hábitos para diminuir a ansiedade e o estresse:
Faça exercícios: praticar atividade física regularmente, além de fundamental para a saúde do corpo, é capaz de manter a mente mais tranquila, focada e saudável. Fazer exercícios também favorece a liberação de hormônios como a serotonina e a endorfina, que ajudam a nos manter relaxados e satisfeitos.
Mantenha um sono de qualidade: quando nos privamos de um sono de qualidade, nosso cérebro sente imediatamente os efeitos, trazendo no dia seguinte sintomas como mau-humor, dores de cabeça e falta de concentração. A médio e longo prazo, dormir mal (menos que sete horas por noite) também contribui para o aumento de doenças mentais, como ansiedade e depressão.
Tome sol todos os dias: cerca de 10 a 20 minutos de exposição diária ao sol das 10 às 16 horas já são suficientes para sintetizar a vitamina D no organismo, que possui uma função essencial no combate à depressão.
+ Uma taça de vinho por dia: por que faz bem?
Mantenha seus relacionamentos fortalecidos: manter uma boa relação com filhos(as), cônjuge, pais, parentes, amigos e colegas de trabalho contribuem significativamente para reduzir o estresse e a ansiedade, já que as interações sociais são primordiais para uma vida plena e feliz.
Alimente-se bem: consuma alimentos que contenham nutrientes como magnésio, ômega-3 e triptofano, que ajudam o organismo na produção de serotonina. Vegetais verdes folhosos, frutas vermelhas, carnes de aves, castanhas variadas, grãos integrais e peixes são alguns dos alimentos incluídos neste grupo.
Pratique meditação e mindfulness: a prática milenar da meditação – que deu origem ao conceito de mindfulness, ou atenção plena na tradução para o português – promovem incríveis benefícios para a saúde mental, afastando pensamentos ansiosos e outras instabilidades emocionais.