Concurso de Redação FAPESQ

BEM-VINDO(A)


Sobre o Concurso:

O concurso de redação da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba – FAPESQ é resultado de um trabalho conjunto com a Secretaria de Estado da Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba – SEECT.

Entre os objetivos do concurso estão:

Promover o conhecimento sobre a Ciência de Dados e as aplicações em Inteligência Artificial;

Aprender a identificar processos cotidianos nos quais são aplicados a Inteligência Artificial e como a sociedade convive com ela;

Promover reflexões acerca do trabalho humano na sociedade 4.0 e o comportamento ético no uso de recursos de Inteligência Artificial;

Potencializar os estudos, as capacidades e criatividades para o desenvolvimento de ideias e projetos, contemplando o uso da Inteligência Artificial; projetos, contemplando os conceitos da Inteligência Artificial;

Segundo o idealizador do concurso, o presidente da Fapesq, Roberto Germano Costa, a publicação do edital "é muito importante para o exercício da redação, e contribui para a melhoria e desempenho dos alunos no Enem, bem como, populariza essa temática da ciência e da inovação".

O concurso é aguardado com expectativa pelos professores e estudantes da rede estadual. Na primeira etapa cada escola escolherá apenas um representante vencedor. Na Etapa Regional, a Gerência Regional de Ensino escolherá apenas um representante vencedor da respectiva região. E, na Etapa Estadual, a Comissão indicada pela SEECT escolherá o 1º, 2º e 3º lugar. Cada aluno poderá ter um professor orientador. É bom destacar que os professores podem orientar vários alunos apenas na primeira etapa.

Alunos vencedores do Concurso de redação da FAPESQ 2019

Participam da viagem/prêmio os alunos Joel Martins, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Maria Lins, em São Miguel de Taipu, que venceu em 1º lugar; o aluno Carlos André Ferreira de Sá (2º lugar), da Escola Cidadã Integral Técnica Adv. Nobel Vita, em Coremas; e Wesley Vanderson Vieira (3º lugar), da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dr. José Duarte Filho, em Uiraúna, bem como a professora Marilene Sales da Costa Lima, que orientou o aluno Joel em sua redação.

A turma saiu às 5h da manhã, de Campina Grande, com primeira parada para uma visita técnica à Transposição do Rio São Francisco, em Cabrobó. Eles se hospedam em Petrolina e na terça-feira (19), realizam uma visita à UNIVASF - Universidade Federal do Vale do São Francisco. Na parte da tarde, o grupo visita a Barragem de Sobradinho. Dia 20, participam do Semiárido Show, evento promovido pela Embrapa, e conhecem projetos de desenvolvimento sustentável e de inovação que possam ser aplicados na região onde residem.


A programação continua no dia 21, com visita técnica pela manhã à propriedades rurais e a um packing-house (lugar onde são embaladas as frutas), e na parte da tarde realizam visita técnica a uma vinícola. A viagem encerra na sexta-feira (22), com visita técnica à Capribom - Cooperativa dos Produtores Rurais de Monteiro-PB.