APRESENTAÇÃO
O ano de 2020 ficará marcado na história pela pandemia de COVID-19 – que impôs ao mundo todo restrições quanto ao modo de vida que até então vinhamos levando. E um dos maiores exemplos foi à suspensão das aulas presenciais e fechamento das escolas. Além desse fato, 2020 também ficará marcado pelo Movimento Black Lives Matter (Vidas Negras Importam) que sacudiu o mundo a partir dos Estados Unidos da Ámerica como resposta ao assassinato brutal de George Floyd – colocando na ordem do dia a necessidade de discutirmos e combatermos o racismo existente na nossa sociedade.
É nesse contexto que nós do Colégio Estadual Nossa Senhora da Providência iremos realizar o festival de arte e literatura tendo como temática uma das grandes vozes de resistência contra a escravidão dos negros no Brasil – o Poeta Castro Alves. E a partir do seu legado refletir sobre o contexto atual. Dessa forma, mesmo com as restrições impostas pela pandemia de COVID-19, nossa escola não deixará de celebrar o dia da Consciência Negra, que nos últimos anos tem sido uma data tradicional no nosso calendário de eventos. Obvío que devido essas retrições o evento será virtual.
A participação de toda a comunidade escolar nesse projeto é fundamental, mas gostariamos de destacar, sobretudo o envolvimento dos professores dos componentes curriculares da Aréa de Linguagens (Arte, Português, Língua Inglesa e Redação) e da Aréa de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (Filosofia, Geografia, História e Sociologia). Pois afinal de contas serão os estudantes desses componentes curriculares que serão os protagonistas desse festival artístico e literário – que busca incentivar a produção artística e literária dos nossos estudantes. Como também promover a Cultura Afrobrasileira, o Movimento Vidas Negras importam e o dia da Consciência Negra.
Até o dia 14 de Novembro de 2020, os estudantes sob a orientação dos professores, deverão pesquisar acerca do tema. E no segundo momento confeccionar os trabalhos que deverão ser apresentados na semana do dia 16 á 20 de Novembro de 2020. O formato dos trabalhos fica a critério de cada um. Pode ser um vídeo de curta duração, montagem artística, desenhos, pinturas, releituras, versos, prosas entre outros. E para encerrar a nossa semana faremos um ato público no dia 20 de Novembro de 2020, seguindo todos os protocolos de segurança de prevenção á COVID-19. Para chamar atenção á toda a sociedade Lajeadense e Tocantinense para essa questão.
OBJETIVO GERAL: Incentivar a produção artística e literária dos nossos estudantes.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS: I- Promover a cultura afrobrasileira a partir da obra do poeta Castro Alves. Relacionando com o contexto atual, sobretudo o Movimento Vidas Negras Importam; II- Promover o mês da Consciência Negra.
JUSTIFICATIVA: O Festival de Arte e Literatura do Colégio Estadual Nossa Senhora da Providência (CENSP-Lajeado) é uma das ações previstas no Projeto Político Pedágogico dessa unidade de ensino. Inicialmente pensado para ocorrer no formato presencial, mas devido o isolamento social recomendado pelas autoridades da Saúde – como forma de conter a expansão da pandemia de COVID-19, tivemos que repensa-lo. Chegamos então à conclusão, a partir da analise de alguns eventos virtuais exitosos que tem ocorrido nesse periodo de pandemia, de que era possivel realiza-lo no formato virtual. Como também pelo fato da boa interessação que a comunidade escolar do CENSP-Lajeado tem com algumas mídias digitais. Acreditamos que essa se trata de uma ação importante, que como já dissemos, tem o objetivo de incentivar a produção artística e literária dos nossos estudantes, promover a cultura afrobrasileira a partir da obra do Poeta Castro Alves. Relacionando com o contexto atual, sobretudo o movimento Vidas Negras Importam! E promover o dia da Consciência Negra. Tais objetivos, acreditamos, abarcam as dez competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que são: 1 – Conhecimento; 2- Pensamento Científico, crítico e criativo; 3- Repertório cultural; 4- Comunicação; 5- Cultura Digital; 6- Trabalho e projeto de vida; 7- Argumentação; 8- Autoconhecimento e autocuidado; 9- Empatia e cooperação; 10- Responsabilidade e Cidadania. É a partir daí que justificamos esse projeto que envolverá todas as áreas do conhecimento e, por conseguinte, toda a comunidade escolar.
METODOLOGIA: A nossa opção metodologica é pelas metodologias ativas que se darão numa perspectiva do Ensino híbrido. Acreditamos nesse caminho metodológico pelo papel protagonista que ele dá aos estudantes. Pois são eles que pretendemos, sejam, os protagonistas desse projeto. TRABALHO: A partir das propostas elaboradas pelos Professores que serão produzidos esses trabalhos. O formato é livre. Pode ser Produção de vídeos de curta duração, montagem artística, desenhos, pinturas, releituras, versos entre outros.
Para confecção desses trabalhos pode se utilizar recursos digitais ou tradicionais. Já em relação ao envio, deverão encaminhar via E-mail: censprovidencialajeado@gmail.com ou Whatsapp: (063) 984686601. Além dos trabalhos produzidos pelos estudantes também teremos momentos de discussão e reflexão com os professores acerca de temas dentro do objetivo desse projeto. Que poderão ser conferidos pelos nossos canais virtuais (Blog, Canal no Youtube e Facebook) entre outros como o Google Meet. Para finalizar, haverá certificado de participação. Para tanto é preciso fazer a inscrição e participar do evento. Sendo que a inscrição se dará ao longo do evento.