1 - O que é o Fórum e qual o seu objetivo?
R: O Fórum de Artes, Cultura e Economia Solidária* é uma iniciativa que surge da mobilização de artistas e produtores culturais atuantes em São João del-Rei, reunidos para discutirem as condições de trabalho e oportunidade de desenvolvimento de projetos na região. O FACES busca fomentar a cena artística local através da organização de classe e do aperfeiçoamento das estratégias de desenvolvimento de projetos artístico-culturais e de captação de recursos. Acreditamos e lutamos por políticas públicas de fomento cultural, essenciais para viabilização de projetos como este, sendo o próprio fórum financiado em parte com recursos públicos oriundos do Fundo Estadual de Cultura de Minas Gerais. Além disso, o Fórum busca criar mecanismos próprios e orgânicos de geração de receitas para sua sustentabilidade e autonomia, visando não depender exclusivamente da injeção de recursos públicos via editais.
(*) P.S: originalmente o FACES se chamada FPGC, Fórum de Planejamento e Gestão Cultural, a primeira edição aconteceu em fevereiro do ano passado.
2 - Por que isso importa?
R: Porque vivemos em uma cidade que enfrenta um dilema cultural: São João del-Rei foi eleita como Capital Brasileira da Cultura em 2006, o que faz jus ao grande legado artístico e cultural do passado, mas, por outro lado, reflete o potencial para o futuro. Porém, a cidade (e a região) oferece opções restritas e limitadas para quem atua como profissional nos diferentes seguimentos das artes, seja em performance ou em atividades pedagógicas/educacionais. Assim, vivemos uma realidade de fuga de talentos que não enxergam futuro aqui, enquanto artistas residentes e trabalhadores da cultura local encontram dificuldades para garantir seu sustento e de suas famílias.
3 - O que o FACES se propõe fazer pela cena cultural local?
R: A partir das discussões tomadas na primeira edição do Fórum, decidiu-se que a criação de uma entidade sem fins lucrativos que represente os interesses artísticos, trabalhistas e econômicos da classe dos trabalhadores da cultura é um passo primordial para o desenvolvimento da cena local. Assim, o FACES organiza uma proposta de estatuto e organização jurídica para ser apresentada na segunda edição do fórum, quando se discutirá os fundamentos e princípios da futura associação. A atual estimativa é de regularizar formalmente a associação de trabalhadores da arte e da cultura no segundo semestre deste ano.
4 - Como o FACES acontece?
R: Todas as atividades são virtuais, os encontros acontecem em plataformas virtuais de acesso livre e gratuito para qualquer pessoa. Nesta próxima edição, estão previstas intervenções artísticas presenciais em São João del-Rei e outras cidades, que serão prévia e amolam divulgadas. O FACES se organiza sob os pilares:
Grupos de Trabalho: em que as discussões tratam de assuntos específicos - por ex. valores de cachê e couvert artísticos - e se propõe iniciativas para um grupo;
as Reuniões Plenárias: em que se toma decisões e se delibera ações futuras do fórum); e
a Assembleia: em que todo o Fórum se reúne para aprovação do estatuto do Fórum e formalização da Associação de profissionais das artes e cultura.
5 - Quando acontece?
R: A segunda edição do FACES acontece entre maio e agosto de 2022 com encontros semanais e intervenções culturais esporádicas
6 - Como faço para participar?
R: Basta preencher a ficha de inscrição em nosso site para receber o acesso aos encontros virtuais. A inscrição é totalmente gratuita e acessível a qualquer pessoa conectada à internet em qualquer cidade, estado ou país.
7 - O FACES é restrito a São João del-Rei e região?
Não. Por mais que a equipe esteja situada na cidade, o FACES foi concebido e é organizado para alcançar profissionais de todas as regiões do país, sendo aberto a quem tiver interesse em participar e colaborar com a iniciativa. Da primeira edição, no ano passado, participaram 121 pessoas de 47 cidades de todas as regiões do país e também do exterior.
8 - Quem está por trás do Fórum?
R: O FACES, assim como o Festival de Música das Vertentes (FEMAVe), o MUSIK EXPEDITION e outros eventos é concebido e organizado pela equipe d'O FORNO - (des) incubadora de projetos.
9 - Como o projeto é financiado?
R: O FACES é financiado com recursos públicos (tendo sido contemplado por edital da Secretaria de Cultura do governo do estado de Minas Gerais) e privados (a partir de recursos de empresas apoiadoras e pessoas parceiras).
10 - Como me tornar um parceiro, colaborador ou apoiador do FACES?
R: Para empresas, existem 3 tipos de cotas de patrocínio: Parceria, Colaboração ou Apoio. Os valores e contrapartidas de cada cota estão detalhadamente explicados no material na aba apoie!