EXTERNATO
O Externato fica situado num amplo e agradável espaço arborizado e ajardinado.
Iniciando a nossa visita pela entrada principal, entramos no átrio onde, à direita, se situa a secretaria com a secção de reprografia e o gabinete do diretor pedagógico. Do lado esquerdo, uma sala de aulas/reuniões.
O referido átrio é frequentemente usado para exposições de trabalhos temáticos, realizados pelos alunos nas diversas áreas curriculares. Ao longo do ano letivo, é também decorado de acordo com a época que se vive (por exemplo: Natal, Carnaval, Páscoa, Dia da Árvore e da Floresta).
Prosseguindo no corredor do rés do chão, encontramos a biblioteca, a sala de Educação Musical, dois laboratórios (de Físico-Química e de Ciências Naturais) e as instalações sanitárias.
Em frente à porta da entrada principal, temos um largo acesso para a área onde estão instalados o bar, a papelaria e a cantina. Esta área é, também, um local de convívio.
No 1.o piso, encontramos, para além das luminosas salas de aulas (estas têm mesas individuais, os quadros são brancos e as janelas têm persianas ou estores; os alunos de cada turma utilizam sempre a mesma sala de aula, exceto quando têm disciplinas/aulas que necessitam de salas próprias), a sala dos professores, o gabinete do serviço de psicologia e a sala de informática.
Voltando ao exterior, encontramos o campo polidesportivo coberto, uma sala de ginástica (no 1.o piso) e os respetivos balneários, que sofreram profundas obras de remodelação no ano de 2010.
Num outro edifício, temos o auditório, a funcionar desde junho de 2004, com 196 lugares sentados, onde se realizam, por exemplo, as récitas de Natal e as representações do clube de teatro.
Os campos exteriores, para a prática de desporto (nomeadamente futebol e vólei), estão ladeados de zonas verdes arborizadas, facto que muito contribui para o bem-estar dos alunos durante os intervalos e hora de almoço.
A BANDEIRA
Um dos símbolos que fisicamente identifica o Externato, para além do seu edifício e área envolvente, é a sua bandeira. O símbolo desta foi uma criação dos alunos e resultou da fusão de alguns elementos de vários projetos concebidos nas aulas de Educação Visual. Num fundo azul, destaca-se um sol dourado que irradia luz sobre um livro aberto, símbolo de transmissão de cultura. Sobre uma das suas páginas, o voo da pomba branca traduz novos rumos, alicerçados na solidariedade e no respeito pela liberdade.
O HINO
Além da bandeira, o Externato também se identifica através do seu hino. Este é uma melodia que nos fala de Albergaria dos Doze, a terra que viu nascer esta escola, a viu crescer, criar raízes e transformar-se num dos seus pilares de desenvolvimento e de engrandecimento mais marcantes. É, sobretudo, um hino à juventude que aqui construiu e continua a construir os seus saberes, a brincar, a sonhar, a sofrer, a aprender a Vida.