A Exposição Josh Journey: A Arte por Trás do Game apresenta ilustrações originais, estações de gameplay, vídeos de bastidores e obras digitais que revelam como nasceu o universo visual de Josh Journey: Totens da Escuridão criado pelos irmãos goianos Guilherme e Iuri Araújo do Província Studio.
Com curadoria de Michelle Santos, a exposição convida o público a conhecer os caminhos da arte nos videogames, em uma experiência sensorial e educativa.
Nesta exposição interativa, intitulada “Josh Journey: A arte por trás do game”, somos convidados a mergulhar na Dimensão dos Sonhos e espiar os bastidores sensíveis, técnicos e poéticos de um universo lúdico nascido do afeto, da infância compartilhada e do encontro entre irmãos que decidiram transformar o desenho em experiência interativa.
A criação de Josh Journey: Totens da Escuridão nasce do laço inquebrável entre dois artistas que, desde a infância, desenhavam mundos para habitar juntos.
Guilherme e Iuri Araújo, fundadores do Província Studio, nasceram e cresceram em Goiânia, alimentando juntos um imaginário povoado por mapas de RPGs que desenhavam para partidas entre amigos, desenhos animados dos anos 90 e os jogos de videogame como a série Legend of Zelda que marcaram uma geração de jogadores. Para além de referências visuais, esses elementos comporiam um vocabulário íntimo e compartilhado, um idioma sensível que se aprofundaria com os anos até se tornar linguagem artística que é impressa no portfólio do estúdio e no jogo Josh Journey.
Josh Journey: Totens da Escuridão é um jogo de ação e aventura em estilo beat 'em up, com visual desenhado à mão e animação tradicional 2D, que combina combate dinâmico, exploração e narrativa em um universo colorido e fantástico.
Na história, quatro herois, cada um com habilidades únicas, precisam unir forças para derrotar os Totens da Escuridão, criaturas que espalham caos por diferentes regiões de uma província fantástica.
O destaque do jogo está no seu estilo artístico único, inspirado por animações clássicas, nos traços feitos à mão e na atmosfera de um conto épico, que evoca os jogos da infância e o imaginário dos desenhos animados.
A exposição mergulha nos bastidores dessa jornada criativa, apresentando animações quadro a quadro feitas à mão, concept arts detalhadas, sprites dos ciclos de animação dos personagens, cenários construídos com obsessiva delicadeza em paineis extensos onde é possível ver, além de uma arte povoada por cores, referências e pela vivência goiana, a construção de cada level como um guia do ritmo e desafio para construir a jornada dos jogadores. Cada item exposto é um fragmento vivo da construção de um universo estético dos irmãos, que pode ser experimentado no jogo exposto nas estações de gameplay.
Aqui se torna concreta a inspiração no grande mestre Shigeru Miyamoto, criador da série Legend of Zelda, que sempre buscou recriar em seus trabalhos o encantamento de sua infância na vila rural de Sonobe, numa abordagem autobiográfica de criação de jogos.
Inspirados por animações francesas e japonesas, os irmãos compreenderam desde cedo que os jogos, como os filmes de animação, também são espaços de contemplação e imaginação. Sua formação na escola francesa Gobelins ajudou a formar a estética colorida e energética presente na ampla produção de animação quadro-a-quadro que enriquece o portfólio dos dois irmãos, cujo os trabalhos já foram exibidos em festivais internacionais como Anima Mundi (Brasil), Encounters (Reino Unido), ANNY Animation Nights (EUA) e Short Film Corner no Festival de Cannes (França).
Ao apresentar os caminhos expressivos e desafiadores da produção de um game brasileiro autoral, esta mostra revela o poder da colaboração, não só entre os personagens do jogo, mas também entre o time de desenvolvedores e artistas que o produziu, e, acima de tudo, entre os irmãos que o sonharam.
Michelle Santos
A exposição ficou em cartaz do dia 05/06 a 23/08/2025.
Ao longo de 80 dias de exposição, foram registradas no livro de assinaturas 1.783 visitantes à Sala Alois Feichtenberger, um marco para a história do Museu da Imagem e do Som de Goiás!
Centro Cultural Marieta Telles Machado - Praça Cívica - Goiânia-GO
Sala Alois Feichtenberger - Museu da Imagem e do Som de Goiás (MIS-GO)
Expor Ilustrações Originais dos personagens e cenários do jogo.
Totens de LED para mostrar Vídeos, Making of e Trailers do Jogo.
Estações de gameplay para que os visitantes possam jogar o game.
MEDIAÇÕES GUIADAS
Agendamentos para escolas e grupos. Sessões adaptadas com foco no processo criativo e técnico de jogos digitais.
Intérprete de Libras: Gessilma Dias
Nosso compromisso é com a inclusão. A exposição oferece:
QR Codes com audiodescrição.
Placas em Braille.
Intérprete de Libras em ações formativas.
Legendagem em vídeos.
Apresentação das etapas envolvidas na criação do jogo Josh Journey: Totens da Escuridão, desde o conceito visual até a animação e programação. Bastidores do processo criativo e as ferramentas utilizadas pelo estúdio. Voltada a estudantes, artistas e entusiastas da área de games. A palestra foi conduzida pela equipe do Província Studio.
Compartilhamento de estratégias e aprendizados na negociação com clientes e parceiros nacionais e internacionais. Temas como posicionamento de marca, elaboração de pitchs e captação de projetos. Indicado para jovens criadores, empreendedores e profissionais da economia criativa. Espaço para troca de experiências com os participantes.
Aprenda os fundamentos essenciais da animação, aplicados ao universo dos games e da arte digital. Técnicas como antecipação, deformação e ritmo, com exercícios orientados pela equipe do estúdio. Voltado a estudantes de design, animação e artes visuais. Encontros presenciais com foco no desenvolvimento técnico e criativo.
Baixe aqui o Folder da exposição (PDF), Catálogo digital (PDF) e Release para imprensa.
QUEM ACREDITA NESSA INICIATIVA