Entre os dias 17 e 19 de outubro de 2018 realizar-se-á no Ifes - campus Cariacica a V Exposição de Física, de forma integrada com a Semana de Ciência e Tecnologia. O objetivo geral da ExpoFísica é divulgar as Ciências Físicas entre os estudantes de ensino médio do próprio campus e principalmente entre os alunos dos ensinos médio e fundamental das escolas públicas e privadas da Grande Vitória. Na atualidade é muito importante despertar nos jovens vocações para as carreiras científicas e tecnológicas, de modo a formar cidadãos críticos e reflexivos capazes de contribuir para melhorias e inovações na sociedade.

A realização em conjunto com a semana de ciência e tecnologia possibilita uma maior divulgação do evento e aproveita o grande número de visitantes no campus e também o fato dos alunos do ensino médio do campus não terem aulas nesses dias.

A ExpoFísica consiste em 6 salas temáticas. Temos a Sala Newton (Sala de Mecânica), a Sala Joule (Sala de Termodinâmica e Fluidos), a Sala Huygens (Sala de Ótica e Ondas), a Sala Faraday (Sala de Eletromagnetismo), a Sala de Einstein (Sala de Física Moderna) e a Sala de Astrofísica. A Sala de Física Moderna que nas exposições anteriores era denominada de Sala Einstein, por pedido dos monitores passou nesta edição a ser denominada Sala de Schroedinger. As salas de Mecânica, Termodinâmica e Fluidos, Eletromagnetismo e Física Moderna ficaram nos 4 laboratórios de Física no térreo, enquanto que a sala de Ótica e Ondas e a sala Astrofísica ocuparão duas salas de aulas no primeiro andar e ficaram próximo da sala de Astronomia do GACS. Isso possibilitou a formação de dois locais de exposição e os visitantes eram encaminhados de um para outro respectivamente.

Dentre os objetivos específicos do evento podemos destacar o aprendizado que os alunos da Licenciatura e Bacharelado em Física obtêm durante sua realização. Todos os alunos desses cursos são convidados a atuarem como monitores das salas da exposição e os que de fato participam têm a oportunidade de aprender novos conceitos ou consolidar conhecimentos já vistos nas disciplinas formais.

Além disso, a proximidade dos laboratórios em que as salas foram posicionadas permite uma perfeita integração dos alunos de períodos diferentes, bem como dos alunos com a maioria dos professores do curso. Assim os professores e alunos mais avançados no curso podem passar sua experiência para os alunos mais novos, gerando uma sinergia motivadora dentro do grupo.