As atividades acontecem em sessões de 30 minutos para cada grupo/sala*.
Salas e Laboratórios
Laboratório de Mecânica
Alguns dos experimentos que envolvem este conteúdo: Centro de Massa; Cadeira Giratória; Lançamento de Projétil; Cadeira de Pregos; Pêndulo Simples; Trilho de Colisões; Princípio de Arquimedes; Plano Inclinado; Braquistócrona; Conservação de Energia; e Pêndulo de Torção.
Laboratório de Termodinâmica e Fluidos
Alguns dos experimentos que envolvem este conteúdo: Motor de Stirling; Convecções de líquidos; Trator hidráulico; Dilatômetro; Termoscópio e termômetro; Fumaça na garrafa; Pressão atmosférica e água que sobe com vela e garrafa; Empuxo e submarino na garrafa; Fonte de Herón; Máquina Térmica de Herón; Amassador de latas; Barquinho pop pop; Bexiga com água na vela; e Gelo instantâneo.
Laboratório de Electromagnetismo
Esta sala expõe experimentos didáticos de eletricidade, magnetismo e eletromagnetismo. Além desses experimentos há uma seção de eletrônica cujo objetivo é mostrar que é possível construir dispositivos eletrônicos de maneira muito simples e divertida. Um robozinho, construído e programado por um ex-aluno, é o mascote da sala.
Sala de Ondas e Ótica
Alguns dos experimentos que envolvem este conteúdo: Gerador de ondas transversais; Cuba de ondas; Canhão de Vórtice; Tubo de Rubens; Lentes; Ilusão de ótica; Luz que curva; e Taça que canta.
Sala do GACS (Grupo Astronômico Carl Sagan)
Mais um ano presente na Semana de Ciência e Tecnologia do Ifes - campus Cariacica, o GACS esse ano traz ao público uma sala temática sobre Astronomia. Fazendo um passeio por 4 momentos históricos, o visitante poderá conhecer alguns personagens icônicos em nossa história passada ou até mesmo futura. Quem sabe quem iremos encontrar neste museu?
Sala de Astronomia
A sala Kepler conta com uma linha de atividades que visa aproximar os estudos astronômicos da realidade das pessoas.
Qual o nosso endereço no universo? O passeio começa com a apresentação de nosso endereço no universo, uma relação entre os tamanhos da nossa galáxia, nosso sistema solar, nosso planeta…
Sistema Sol-Terra-Lua: Por que temos estações? O que são os eclipses? Como esses fenômenos ocorrem? Na segunda etapa de nosso passeio estas e outras perguntas serão respondidas a partir do estudo do sistema S-T-L.
O que existe no universo? Agora vamos olhar para o céu? O Stellarium será nossa porta de entrada para uma fascinante observação do céu que nos envolve!
E as estrelas? Como podemos estudá-las? Vamos discutir um pouco de espectroscopia.
Laboratório de Física Moderna
Einstein: da luz às ondas gravitacionais
Assim como a Relatividade estende o campo de aplicação das leis físicas para grandes velocidades, caracterizada por uma constante de significação fundamental – a velocidade da luz c = 300000 km/s, a Física Quântica estende esse campo para dimensões muito pequenas, caracterizada pela constante de Planck h = 6,62 × 10 -34 J.s. O que esses dois campos de estudo têm em comum são as enormes contribuições de Albert Einstein.
Em 1900, Max Planck publicou seus trabalhos que tinham por intenção explicar o fato de que coisas quentes emitem luz (que é visível para o olho humano apenas com comprimento de onda entre 400 e 700 nm). Essa radiação térmica, que é devido à temperatura, apresenta espectro contínuo. Isso significa que energia é irradiada em qualquer comprimento de onda, sem selecionar nenhum específico. No entanto, alguma coisa diferente acontece quando se trata de radiação emitida por elétrons orbitando ligados em átomos. Os elétrons liberam energia na forma de luz quando decaem para uma órbita com energia mais baixa, de forma que a energia da luz emitida é exatamente igual à diferença de energia dos dois estados da órbita. Como cada material tem um conjunto específico de níveis de energia, então a luz emitida possui apenas valores específicos de energia, que constituem o espectro discreto. A explicação sobre o espectro discreto bem como o conceito de quantização (pacotes de energia da luz) deu origem à Física Quântica, através do trabalho publicado por Einstein sobre o efeito fotoelétrico em 1905.
Ao mesmo tempo em que estudava a luz emitida em transições dos elétrons entre os níveis atômicos, Einstein verificou que, quando se consideram velocidades próximas à velocidade da luz, alguns fenômenos estranhos passam a acontecer como a contração do espaço, dilatação do tempo e equivalência entre massa e energia. Em 1915, a teoria da Relatividade Geral foi publicada estabelecendo uma relação entre espaço e tempo, de modo que a gravidade e as ondas gravitacionais aparecem como resultados na deformação do espaço por interações entre objetos com massa muito grande. Em 2016 foram feitas as primeiras observações de ondas gravitacionais resultantes de perturbação no espaço-tempo produzidas pelo colapso de dois buracos negros. O LIGO (Observatório de Ondas Gravitacionais por Interferometria a Laser, sigla em inglês) se destina a provar, através de observações, os resultados previstos por Einstein há 100 anos e estuda a formação e características do universo.