Inscrições confirmadas em Oficinas e Minicursos!
Professor Associado na Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Doutor em Física Teórica pelo Instituto de Física Teórica da UNESP. Mestre em Ciências e Bacharel em Física pelo Instituto de Física de São Carlos da USP. Realizou Pós-Doutorado na Universidade de Waterloo (Canadá) em Gravitação e na Universidade de Tampere (Finlândia) em Topologia Algébrica. Editor chefe do periódico "Open Journal of Mathematics and Physics" (ojmp.org). Pesquisador em Matemática Pura (Lógica e Topologia) e suas aplicações na Teoria da Informação Quântica (não-localidade e emaranhamento). Docente dos Programas de Pós-Graduação: Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física e Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT).
Possui graduação em Bacharelado/Física pela Universidade de Brasília (2015), mestrado em Física pela Universidade de Brasília (2018) e doutorado em Física pela Universidade de Brasília (2015). Tem experiência na área de Física, com ênfase em Gravitação e Relatividade Geral, atuando principalmente nos seguintes temas: gravitação, teleparalelismo, energia-momento gravitacional, ondas gravitacionais, defeitos topológicos no espaço-tempo e perturbações gravitacionais.
Possui Licenciatura e Bacharelado em Física, Mestrado e Doutorado em Engenharia Nuclear, Pós Doutorado em Tecnologia das radiações na saúde. É docente da Universidade Federal do Tocantins - UFT (agora Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT) desde 2014, no curso de Licenciatura em Física e do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física da SBF, polo UFT /Campus Araguaína. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física Nuclear. Atua principalmente nos seguintes temas: ensino de física e física nuclear.
Romualdo Fonseca é professor universitário e empreendedor. Tecnólogo em mecânica pela UFES-Universidade Federal do Espírito Santo e especializado em Manutenção industrial pela UNIVIX-ABRAMAN Universidade de Vitória em parceria com a associação brasileira de manutenção. Atuou por mais de 30 anos em grandes empresas industriais e como consultor em pequenos negócios. Atualmente é voluntário no Chambary Valley, a comunidade de inovação do norte do Tocantins.
Michael Matos é formado em Física pela UECe, com mestrado em Ensino de Física pela UFT - MNPEF. É assessor de currículo e avaliação da aprendizagem da SEDUC - TO e um dos redatores do DCT da etapa do Ensino médio de ciências da Natureza e suas tecnologias.
Possui graduação em matemática, mestrado e doutorado em Biofísica Molecular pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". Durante o doutorado, passou um ano desenvolvendo pesquisa na Universidad Autónoma de Madrid. Tem experiência na área de Física-Matemática com interesse no tratamento de equações diferenciais e suas aplicações em sistemas físicos, químicos e biológicos. Atualmente é docente na Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão, onde desenvolve pesquisa em Computação Quântica e em temas de História e Filosofia da Física associadas à educação básica e superior.
Possui graduação em Física Licenciatura pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008), mestrado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010) e doutorado em Física pela mesma Universidade (2014), com período de estágio sanduíche no observatório Astrofísico de Catania (2012). Atualmente é professora Adjunta, com Dedicação Exclusiva, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Atua como Membro Permanente no Programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (2016-Atual) e no Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação - PROFNIT (2018-atual). Desenvolve pesquisa em Astrofísica Estelar e indicação geográfica e marcas coletivas. Tem experiência na área de Astrofísica, atuando principalmente nos seguintes temas: fotometria estelar, evolução estelar, rotação diferencial, atividade cromosférica e coronal. E na área do PROFNIT desenvolve pesquisa em indicação geográfica e marcas coletivas
Possui graduação em PROCESSOS DE PRODUÇÃO MECÂNICA pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo vinculada ao Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (2000), LICENCIATURA PLENA EM FÍSICA pela Universidade do Tocantins (2002) e MESTRADO EM ENSINO DE FÍSICA pela Universidade Federal do Tocantins (2018). Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins Campus Araguaína, exercendo a função de docente e de Coordenador de Pesquisa, Pós Graduação e Inovação.
N. M. Sotomayor, possui graduação em Física pela Universidad Nacional de San Agustín de Arequipa, Perú (1995). Mestrado em Física, Área de concentração Física do Estado Sólido, pela Universidade de São Paulo (1998), e Doutorado em Física Área de Concentração Física da Matéria Condensada, pela Universidade de São Paulo (2002). Realizou estágios de Pós-Doutorado no Instituto de Física da Universidade de São Paulo (2002-2004). Foi professor efetivo da Universidade Federal do Tocantins UFT no período 2004 a 2020 e atualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Norte do Tocantins UFNT. Possui experiência na área de Física de Semicondutores, com ênfase em Fabricação e Caracterização de Dispositivos Eletrônicos, Transporte Eletrônico e Propriedades Elétricas de Superfícies; Interfaces e Películas, Propriedades Óticas e Espectroscopia da Matéria Condensada e Sistemas de Instrumentação, automação e controle para o Ensino de Física.
Prof. Dr. Fábio M. Rodrigues é Graduado e Mestre em Física, Especialista em Ensino de Ciências e Matemática, Especialista em Educação Inclusiva, Mestre em Educação em Ciências pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) em Ilhéus/BA e Doutor em Educação para as Ciências pela Universidade Estadual Paulista "Júlio Mesquita Filho" (UNESP) em Bauru/SP. Atualmente faço parte da equipe e núcleo docente estruturante da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) no curso de licenciatura em Física, onde também coordena o Clube de Astronomia Sophia Brahe, realizando formações com alunos, além de apresentações temáticas em escolas e para a comunidade em geral. Em caráter de pesquisa tenho investigado as principais tendências acerca dos processos de ensino e aprendizagem em metodologias inclusivas, as quais me interesso pelas temáticas dentro do ensino de Astronomia: formação de professores; processos de ensino e aprendizagem; desenvolvimento de maquetes multissensoriais para o desenvolvimento educacional de estudantes com e sem deficiência visual.
Possui graduação em Física pela Universidade de São Paulo (1990) e doutorado em Física pela Universidade de São Paulo (1999). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do N. Tocantins. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Teoria de Campos, Fundamentos da Mecânica Quântica, Gravitação e Cosmologia. Trabalha atualmente nos seguintes temas: modelos análogos de gravitação, modelagem de metamateriais, geometria de sistemas ópticos, desenvolvimento de softwares, teorias de sistemas hamiltonianos vinculados, teorias de campos em espaços curvos e divulgação científica
Graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (1997), mestrado em Agronomia pela Universidade Federal de Pelotas (1999) e doutorado em Ciência e Tecnologia Agroindustrial (2009) pela Universidade Federal de Pelotas. Foi Coordenador de Projetos da Universidade de Santa Cruz do Sul entre 2002 e 2005, sendo responsável pelos projetos de captação de recursos da Universidade. Coordenador de Ações Regionais e Inovação da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Santa Maria no ano de 2014. Ex-Presidente do Conselho Regional de Desenvolvimento da Região Central. Na UFSM, também atuou como Coordenador de Empreendedorismo da Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia da UFSM (www.ufsm.br/agittec) sendo responsável pelas políticas de incentivo ao empreendedorismo e pelos ambientes de inovação da UFSM. Também atua na estruturação do Parque Científico, Tecnológico de Inovação da UFSM de 2014 à 2021. Professor de Inovação e Empreendedorismo no MBA em Agronegócios da Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ) e pesquisador visitante no Grupo Via Estação do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina atuando no Programa "Agroinovação-SC". Professor convidado da Disciplina de Ambientes de Inovação em Redes do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento. Possui experiência nas áreas de Empreendedorismo, Incubadora Tecnológica, Startups, Elaboração de Projetos, Captação de Recursos e Desenvolvimento Regional. Atualmente é Diretor de Ambientes de Inovação e Empreendedorismo da Universidade Federal do Tocantins em Palmas
Possui graduação em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestrado em Ensino de Física pela Universidade de São Paulo (USP) e doutorado em Filosofia da Ciência pela Universidade de São Paulo (USP). É professor no Instituto de Física da Universidade de Brasília (UnB) desde 1995, atualmente na categoria de Professor Associado. Atua nas áreas de Ensino de Física, História e Filosofia da Ciência e na Divulgação e Popularização da Ciência e Tecnologia. Sua experiência na área de Ensino de Física concentra-se nos seguintes campos: formação de professores, abordagens curriculares para a educação básica, sobretudo o ensino médio, além de história e filosofia da ciência no ensino de ciências. Na área de História e Filosofia da Ciência sua atuação tem se dado na investigação do papel heurístico da representação nas teorias físicas, com ênfase no programa de pesquisa de Ludwig Boltzmann para a mecânica estatística no século XIX. Na Divulgação e Popularização da Ciência e Tecnologia, tem coordenado e desenvolvido projetos de pesquisa, extensão e desenvolvimento, ações itinerantes de ciência móvel, com atuação na concepção e consolidação de politicas públicas neste campo. É coordenador do MuseuLab/UnB, um laboratório colaborativo de Educação, divulgação e popularização da ciência e tecnologia. Foi Secretário Regional da SBPC/DF (Biênio 2019-2021).