Os campi da UFSCar são marcados pela beleza da sua paisagem, tanto nas áreas urbanizadas quanto nas extensas áreas de preservação. Deste modo, a atuação da Secretaria Geral de Gestão Ambiental e Sustentabilidade (SGAS) visa garantir um ambiente adequado para todas as atividades desenvolvidas na e pela Universidade, buscando conciliar a preservação ambiental com a expansão da área construída da Instituição e promover a qualidade de vida da comunidade universitária.
A Casa do Horto, batizada pelos seus colaboradores de “Casinha de Madeira”, foi inaugurada em 24 de setembro de 1996, num projeto conjunto entre a CEMA/UFSCar e GHAB/EESC-USP. É neste espaço que trabalham sete servidores, que compartilham o mesmo espaço de trabalho, tornando-o bastante rico em termos de conhecimento. São quatro gerações, cada uma com seu ponto de vista e experiência de vida, o que faz da SGAS um lugar muito rico. Há quem diga que dividir a mesma sala de trabalho não é muito legal. Nós acreditamos no contrário, em virtude da nossa experiência na Casinha. Além dos servidores, o espaço é constantemente compartilhado com estagiários, doutorandos e mestrandos de diferentes cursos, biólogos, gestores ambientais, bibliotecários e filósofos já passaram pela Casinha de Madeira. Sejam bem vindos a SGAS!
A Resolução do CONSUNI n°201/93, de 16 de setembro de 1993, cria a Coordenadoria Especial de Meio Ambiente CEMA. No decorrer dos anos, houve um significativo avanço nos projetos e ações ambientais nos campi UFSCar com a criação da Unidade de Gestão de Resíduos (UGR), o Programa de Educação Ambiental (PEAm), o Planejamento e a Gestão Ambiental (PGA), o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), entre outros que consolidaram a Gestão Ambiental na Instituição.
Após longos anos de atuação, o papel da CEMA foi reavaliado. E em 12 de junho de 2013, por meio da Portaria GR n°262/13, a CEMA se transformou em Secretaria Geral de Gestão Ambiental e Sustentabilidade (SGAS).
No ano de 2017 e 2018 foram realizadas várias reuniões com a Reitoria, SPDI e Pró-reitorias com o objetivo de finalmente aprovar o regimento da Secretaria, tendo com um dos objetivos principais criar coordenadorias nos campi e transformar as ações dos departamentos existentes em efetivamente multicampi.
Destes esforços conjuntos resultou a aprovação em dezembro de 2018 do regimento e da nova estrutura da Secretaria (Resolução CoAd nº113 de 07 de dezembro de 2018 e Resolução Consuni nº 926 de 18 de fevereiro de 2019), elemento fundamental para que sejam institucionalizados as diretrizes e o plano estratégico (Sistema de Gestão Ambiental) da UFSCar.