Programação | UFSC Florianópolis | 23/09 | segunda-feira
Programação | UFSC Florianópolis | 23/09 | segunda-feira
⏰ 9h30 | Audiovisual | Sessão Cinema Catarinense para as Infâncias
📌 Auditório Garapuvu - Centro de Cultura e Eventos | ⏳ 60min | Livre
Proponente: Janaina Trasel Martins
Professora | Artes Cênicas | Centro de Comunicação e Expressão - CCE | UFSC Florianópolis
Produção: Cantos de Gaia
Participação dos estudantes de Artes Cenicas da UFSC, na performance teatral:
Pequeno Principe: João Felipe Pereira dos Santos
Rosa: Cecilia Costa Guedes
Raposa: Mariana Carvalho Bisco
1 - Filme | A Ilha da Magia: a jornada da Rosa com Zé Perri
Sinopse:
Rosa é uma flor encantada, guardiã de saberes ancestrais, que em suas pétalas carrega códigos de luz e com seus aromas abre portais mágicos. O aviador Zé Perri, em seu trabalho como correio aéreo, foi encarregado de levar a flor Rosa, da anciã da Ilha das Flores, localizada no arquipélago dos Açores, até uma anciã da Ilha de Santa Catarina. Com essa missão, Zé Perri e a Rosa desembarcam em Florianópolis, e na jornada pelo sul da ilha eles encontram o pescador, a benzedeira, a turma do boi de mamão e seres encantados da Ilha da Magia.
Duração do filme: 18 min
Classificação indicativa: livre - filme para as infâncias
Gênero cinematográfico: ficção - fantasia
Realização: Cantos de Gaia - www.cantosdegaia.com
Instagram: @ilhadamagia_filmes e @cantosdegaia
Ficha Técnica:
Direção: Janaina Trasel Martins
Roteiro: Janaina Martins e Mariene Perobelli
Produção: Janaina Martins
Cinegrafista (operador de câmera, gimbal e drone): Tiarlei Noeremberg
Montagem, efeitos especiais e finalização: Daiane Mayer
Colorização: Tiarlei Noeremberg
Direção do elenco infantil: Mariene Perobelli
Mixagem e Masterização do som: Italo Zaccaron
Maquinária elétrica e Chroma Key: Guel Varalla
Maquiagem: Daniele Cristina Nass
Ilustração: Edson Menezes
Elenco:
Fernando Aleixo, Mariene Perobelli, Ida Mara Freire, Ondina Maria de Siqueira, Elenir Manoel Inácio, Deborah Terra Vasques, Yasmin Meera, Anton Perobelli, Kauan Martins, Artur Perobelli, Leticia Perobelli, Lucas Vezzani, Marizabel Bombarda Vezzani, Aruanã Santos Pereira, Carla Camila Lemos, Daniela Venâncio, Ingra Roeffero, Lêda Tomitch, Liliane Moura, Luciana Boing, Patricia Candido, Priscila Braga, Roberta Fontana de Faria, Simone Teske Veiga, Valtiara Mansano, Douglas Lapa da Silveira, Camilly Victória Martins da Silveira, Luiz Eduardo Marques, Renan Lapa, Matheus Silveira, Diego de Oliveira Teixeira, Karina Ofélia Martins Diaz.
Trilha sonora original: Carolina Endi, Elenir Manoel Inácio, Pierre Stocker, Renan Lapa, Marcelo Portela, Lucas Vezzani, Banda da Lapa.
Parceria: Programa de Extensão Cantos de Gaia (coordenação profa. Janaina Martins, do Departamento de Artes da Universidade Federal de Santa Catarina) e Programa de Extensão Conexão Erê (coordenação Profa. Mariene Perobelli e prof. Fernando Aleixo do Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia)
Apoio: SecArtE/UFSC, LabCine/UFSC, Cinema/UFSC, Artes Cênicas/UFSC
Realização: Cantos de Gaia - www.cantosdegaia.com
2 - Desenho animado | Cantigas do Meu Bozinho
Bernunça Bebel [clipe infantil]
Chegou a hora de ver a Bernunça Bebel dançar! Neste clipe, a turma do Meu Boizinho revisita mais uma tradicional cantiga do Boi-de-mamão, manifestação folclórica típica do litoral do estado de Santa Catarina, Brasil.
Dançar a Maricota [clipe infantil]
Chegou a hora de dançar a Maricota! Neste clipe, Cotinha, Mamão e toda a turma do Meu Boizinho revisita mais uma tradicional cantiga do Boi de Mamão, manifestação folclórica típica do litoral do estado de Santa Catarina, Brasil.
Benzedeira [clipe infantil]
Vamos continuar a dançar as cantigas do Boi De Mamão, dessa vez com a nossa querida Vó Zinha Benzedeira! Neste clipe, a turma do Meu Boizinho revisita mais uma tradicional cantiga do Boi-de-mamão, manifestação folclórica típica do litoral do estado de Santa Catarina, Brasil.
Grande Baile [clipe infantil]
Vamos encerrar a temporada das cantigas do Boi De Mamão, dessa vez com o nosso Grande Baile! Neste clipe, a turma do Meu Boizinho revisita mais uma tradicional cantiga do Boi-de-mamão, manifestação folclórica típica do litoral do estado de Santa Catarina, Brasil.
Sinopse Meu Boizinho:
O Meu Boizinho é uma iniciativa que busca resgatar a cultura e tradições locais por meio de uma turma animada que promove entretenimento educativo e confiável para as crianças.
Com clipes animados, livros infantis, brinquedos e atividades lúdicas, o projeto oferece conteúdo digital, editorial, produtos, eventos e projetos culturais, sempre visando a conexão das crianças com a cultura local.
O Meu Boizinho também tem presença ativa em diversas plataformas, como YouTube, Instagram, apps de música, loja online e eventos na região de Florianópolis.
3 - Documentário | Antonieta de Barros: brincadeiras, saberes e enredos literários no Neim Morro da Queimada
Documentário, cor, 13m49s, 2022, Florianópolis, SC, Brasil
O documentário Antonieta de Barros: brincadeiras, saberes e enredos literários no Neim Morro da Queimada é a síntese áudio-visual de projeto homônimo, que teve como objetivo possibilitar e dar visibilidade a personalidades catarinenses, ampliar o repertório cultural e de implementar a Lei 10.639/03. Os objetivos específicos são: conhecer a história sobre a vida da Antonieta de Barros, conhecer artistas/autores da cidade, conhecer moradores mais antigos da comunidade, como forma de valorizar a tradição oral. Antonieta foi apresentada para as crianças do grupo 6/5B, numa roda literária, através do livro “Antonieta” da autora Eliane Debus e “Antonieta de Barros” da autora Jeruse Romão. O primeiro livro citado se fez presente como forma de contação de história, e o segundo foi utilizado como fonte de pesquisa para as profissionais e de exploração para as crianças observarem imagens e letras diversas. Com os livros circulando nas mãos das crianças e profissionais, fomos trazendo a trajetória de Antonieta para o nosso cotidiano. Realizou-se a pintura coletiva do túnel “Deputada Antonieta de Barros”, que faz parte da ilustração do livro da professora Eliane Debus, e que está localizado bem próximo do NEIM, sendo incluído neste trabalho a construção de casas feitas de papelão para compor o cenário, priorizando a diversidade de cores para a pintura das paredes e telhados, o desenho de pipas, animais de estimação e crianças brincando. Foi organizado uma caixa com fotos da Antonieta para que ficasse no corredor do NEIM, como forma de dar visibilidade ao trabalho, as crianças utilizavam lanternas para espionar e descobrir as imagens. Uma das propostas que aconteceu de forma não planejada, mas que foi essencial, foi a organização do espaço da “Escola Antonieta de Barros” na sala. O enredo de brincar de ser professor/professora, aluno/aluna e diretor/diretora tomou conta do grupo, incluímos no espaço materiais que fazem parte do cotidiano escolar para diversificar as brincadeiras. A ideia de construir com as crianças um documentário, está relacionada com o desejo de registrar nossas vivências e legitimar a comunidade sobre a importância de Antonieta de Barros. O documentário traz a trajetória da professora a partir de expressões, curiosidades e saberes das meninas e meninos do NEIM. Buscando a valorização da representatividade negra e a reafirmação da importância do legado de Antonieta, realizamos rodas de conversas com Jeruse Romão (escritora e pesquisadora do tema) e com a Dona Dete, moradora das antigas da comunidade e que conhece bem a história e a feitura do tradicional mocotó, que dá nome ao morro.
Ficha técnica:
Direção: Marcia Theodorico Mezzomo
Roteiro: Fátima Regina Martins de Souza, Marcia Theodorico Mezzomo, Rosicléia dos Passos, Ana Cláudia Eger, Ricardo Rocha
Elenco: Alice Cristina Oliveira Pontes, Antony Gabriel Vieira Souza, Bárbara Heleonora Ferraz, Emanuelly Dmengeon Lopes, Igor Gabriel Bucheler Silva, Isabela de Assis Justino, Kevilly Isadora Araújo de Sena, Kyara Lauren Silveira, Lara Valentina da Silva do Nascimento, Laysa Carlos Martins, Lucas Gabriel Vilela, Manuela Carvalho Dutra, Marcos César de Jesus Sena, Pedro Lucas Stalmann Bucheler, Richard Bittencourt, Riquelme Francisco Inácio, Théo Wundervald Delvan, Vinícius Carlos Barbosa, Marcia Theodorico Mezzomo, Rosicléia Dos Passos, Jasminye Marhria Vieira, Claudete Régis Machado (Dona Dete), Geovania Jaqueline Pereira, Jeruse Romão, Luciana Souza Barros, Maria Carolina Crescencio da Silva, Ligia Siqueira
Edição de imagens, mixagem e masterização do áudio: Ricardo Rocha
Fotografia, captação de imagens: Ana Cláudia Eger, Fátima Regina Martins de Souza, Joice Luiz, Leila Andrade Dias, Ligia Siqueira, Marcia Theodorico Mezzomo, Marilucia Sônia Andriani, Rejane de Camargo Guerreiro, Rosicléia dos Passos, Ricardo Rocha
Direção escolar: Lucimara Andrade Martins
Acessibilidade: Jéssica Cardoso/ Empresa Interprêta
Hospedagem do documentário: Interprêta
Narração: Cintia Cardoso
Assistente de produção artística: André Luciano dos Santos
⏰ 10h | Roda de Conversa | O que é o Antropoceno/Capitaloceno?
📌 Praça da Cidadania | ⏳ 120min | Livre
Proponente: Giorgio Zimann Gislon
Estudante | Antropologia | Centro de Filosofia e Ciências Humanas - CFH | UFSC Florianópolis
Produção: Laboratório “Práticas artísticas e pedagógicas para enfrentar o Antropoceno/Capitaloceno”.
O que é Antropoceno? O que é Capitaloceno? O que esse nome grandioso de épocas geológicas tem a ver com nossa vida cotidiana? Propomos conversar sobre esses nomes em duplas, sentados confortavelmente em cadeiras de praia, que, entre uma conversa e outra, deslocamos pelo espaço. Também vamos criar registros das nossas conversas. Essa roda de conversa performativa é uma ação do laboratório de “Práticas artísticas e pedagógicas para enfrentar o Antropoceno/Capitaloceno” do PPGAC-UDESC/CNPq.
⏰ 11h | Oficina | Benefícios da meditação
📌 Sala de Práticas - NIMPE - Rua Desembargador Vitor Lima, 193 - Trindade | ⏳ 60min | 10 anos
Proponente: Rosane Malvestiti
Estudante | Centro Tecnológico - CTC | UFSC Florianópolis
Produção: Dra. Rosane Malvestiti - discente do EGC-UFSC
Meditação, bem conhecida como uma prática para acalmar a mente, mas que vai além disso. Essa prática milenar oferece uma ampla gama de benefícios não só para mente, para o corpo também, promovendo bem-estar integral. Um dos principais benefícios da meditação é a redução do estresse. Ao dedicar alguns minutos do dia para meditar, as pessoas podem diminuir os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, o que ajuda a acalmar a mente e a reduzir a ansiedade (KONCZ; DEMETROVICS; TAKACS, 2021). Além disso, a meditação é uma poderosa ferramenta para o aumento da concentração e foco (RAFFONE et al., 2019). Ao praticar regularmente, a mente aprende a se desligar das ruminações - distrações e a se concentrar no momento presente, o que pode melhorar a produtividade e o desempenho em diversas tarefas cotidianas. Pode-se dizer que a meditação causa impacto positivo na saúde física e emocional, bem como contribui para o autoconhecimento, por sua vez pode reduzir a reatividade emocional. Sua prática regular pode ajudar a reduzir a pressão arterial, melhorar a qualidade do sono e fortalecer o sistema imunológico. Isso ocorre porque a meditação estimula o relaxamento profundo, permitindo que o corpo se recupere e se regenere de maneira mais eficaz (GOLEMAN; DAVIDSON, 2017). Adicionalmente, a meditação é uma prática acessível e pode ser adaptada a diferentes estilos de vida. Seja por meio de técnicas de respiração, visualizações guiadas ou meditação em silêncio, qualquer pessoa pode incorporá-la em sua rotina diária, independentemente de idade ou condição física. Essa flexibilidade faz da meditação uma ferramenta valiosa para quem busca equilíbrio, saúde mental e qualidade de vida.
⏰ 11h30 | Dança | Oficina de Samba de Gafieira
📌 Varandão - Centro de Cultura e Eventos | ⏳ 60min | Livre
Proponente: Luciana Fiamoncini
Professora | Secretaria de Cultura, Arte e Esporte - SeCArtE | Educação Física | UFSC Florianópolis
Produção: Projeto de Extensão Práticas Corporais do CDS/UFSC - Nathalia Chelotti e Vitória Fernandes da Silva
A oficina visa oportunizar a vivência do Samba dançado a dois, chamado Samba de Gafieira. Aborda noções básicas da dinâmica de seus movimentos, na relação com consciência e expressão corporal, musicalidade, noção espacial, conexão com o par e figuras básicas da gafieira.
⏰ 13h30 | Oficina | Rota de Arte na UFSC
📌 Igrejinha da UFSC | ⏳ 120min | Livre
Proponente: Cristiane Ker de Melo
Professora | Secretaria de Cultura, Arte e Esporte - SeCArtE |UFSC Florianópolis
Produção: Cristiane Ker de Melo - Coordenadora DECL | Raone Augusto Pereira Ribeiro
O projeto "Rota de Arte na UFSC" se propõe a realizar um percurso de caminhada guiada pelo Campus UFSC – Trindade, com o objetivo de conhecer os Museus (MArquE & Museu do Brinquedo, NEA) e as Obras de Arte (esculturas, mosaicos, pinturas) existentes no campus; tomando por base as informações registradas no Catálogo de Arte da UFSC. Objetiva também, realizar um "piquenique artístico" no qual os participantes poderão expressar as percepções sobre o vivido ao longo do percurso. A intenção é ampliar o conhecimento, despertar e sensibilizar o olhar para a percepção da presença da arte que permeia os espaços e lugares que percorremos em nosso cotidiano.
⏰ 14h | Oficina | Oficina Corpo Em Movimento
📌 Sala de Dança A - CDS | ⏳ 2 horas | 16 anos
Proponente: Nicolli Brazeiro Borba
Professora | Artes Cênicas | Centro de Comunicação e Expressão - CCE | UFSC Florianópolis
Produção: Douglas Edgard Vitório - ministrante | Grupo de Dança - Teatro | Integrantes da Companhia de Dança da UFSC
Dinâmica 1: Respiração guiada; O corpo e a gravidade. Toda a turma é convidada a se deitar ao chão para se conectarem consigo mesmos e então perceberem a força da gravidade agindo em seu corpo. Durante esse exercício, nós guiamos a turma sobre a respiração completa e a respiração com pausas. Após esse exercício, iremos propor testes de gravidade com o corpo. O objetivo é voltar a atenção para a respiração consciente e perceber como podemos usar a gravidade a favor de nós durante diversos tipos de práticas. Aquecimento: O aquecimento tem como base os níveis (baixo, médio e alto), fluindo com a dança, sendo organizado em tempos (8, 4, 2, 1). A turma é orientada para lembrar de uma conquista e expressar através das infinitas possibilidades de movimento de seus corpos o sentimento que essa conquista lhe causou, ainda transitando pelos níveis, e em seguida se despedindo desse sentimento. Objetivo: Descobrir possibilidades de movimento em união com o sentimento. Alongamento: O alongamento percorre por todas as partes do corpo, nos três níveis do espaço. Braços, Ombros, Pescoço, Quadril, Coluna, Coxa e Face. Níveis: Alto, Médio e Baixo. Para finalizar, a turma poderá se espreguiçar de forma livre, realizando torções pelo chão, se esticar, e se contrair. Dinâmica 2: Ativação das emoções (Raiva, angústia, terror, felicidade, amor, compaixão). O objetivo dessa dinâmica é saber expressar emoções de forma controlada e consciente, aprendendo a transmitir uma mensagem só com os olhos, depois com o rosto todo, e por fim com o porto inteiro. Dinâmica 3: Jogo do olhar (Viola Spolin). O jogo consiste em olhar para um ponto fixo para ver, e deixar ser visto. Em seguida, a turma irá caminhar pelo espaço com orientações de direções enquanto jogam uma bolinha entre os membros do grupo. Caminhada nas velocidades: lento, médio e rápido. O objetivo dessa dinâmica é trabalhar com foco e concentração. Dinâmica 4: O público é dividido em 3 grupos, onde cada grupo terá um elemento para guiar uma emoção e dois níveis do espaço onde o grupo poderá transitar. O objetivo dessa dinâmica será pôr em prática os ensinamentos que foram passados durante a oficina. Objetivo geral: Presença de Palco.
⏰ 14h | Oficina | Oficina de Introdução ao Teatro do Oprimido
📌 Sala 208 - Bloco D - CCE | ⏳ 4 horas | 16 anos
Proponente: Oficina Cristian Corrêa de Magalhães Menna
Estudante | Artes Cênicas | Centro de Comunicação e Expressão - CCE | UFSC Florianópolis
Produção: Cristian Menna - Oficineiro
O Teatro do Oprimido é um instrumento de reflexão, expressão e ensaio sobre problemas da natureza da classe trabalhadora.Consolidado por Augusto Boal, aquele do Teatro de Arena de São Paulo, o Teatro do Oprimido compõe uma série de jogos e exercícios teatrais que levam ao improviso de cenas que representam os problemas do dia a dia da classe trabalhadora e estimulam a reflexão sobre as causas, consequências e prováveis soluções destes problemas.A Oficina de Introdução ao Teatro do Oprimido, visa o despertar do corpo expressivo, identificando as amarras da rotina e quebrando correntes impostas por um modelo de vida exploratório e desumano, permitindo-o refletir sobre sua condição e expressar-se de novas maneiras, causando transformação pessoal e coletiva.Veremos quem foi Augusto Boal, o que é o Teatro do Oprimido e experimentaremos práticas teatrais para atores e não atores.Para quem: todos, todas e todos (não é necessária experiência em teatro).Quanto custa: seu carinho, sua atenção e sua vontade de mudar o mundo.Quem: Cristian Menna é um poliartista pelotense e com TDAH. Nas Artes Cênicas, iniciou uma jornada na pesquisa de estética do fantástico e na sua aplicação, em conjunto com o Teatro do Oprimido, na construção de um teatro que incentive o sonhar de uma nova sociedade.Te vejo lá!
⏰ 14h30 | Audiovisual | Sessão Cinema Catarinense para as Infâncias
📌 Auditório Garapuvu - Centro de Cultura e Eventos | ⏳ 60min | Livre
Proponente: Janaina Trasel Martins
Professora | Artes Cênicas | Centro de Comunicação e Expressão - CCE | UFSC Florianópolis
Produção: Cantos de Gaia
1 - Desenho animado | Cantigas do Meu Bozinho
Bernunça Bebel [clipe infantil]
Chegou a hora de ver a Bernunça Bebel dançar! Neste clipe, a turma do Meu Boizinho revisita mais uma tradicional cantiga do Boi-de-mamão, manifestação folclórica típica do litoral do estado de Santa Catarina, Brasil.
Dançar a Maricota [clipe infantil]
Chegou a hora de dançar a Maricota! Neste clipe, Cotinha, Mamão e toda a turma do Meu Boizinho revisita mais uma tradicional cantiga do Boi de Mamão, manifestação folclórica típica do litoral do estado de Santa Catarina, Brasil.
Benzedeira [clipe infantil]
Vamos continuar a dançar as cantigas do Boi De Mamão, dessa vez com a nossa querida Vó Zinha Benzedeira! Neste clipe, a turma do Meu Boizinho revisita mais uma tradicional cantiga do Boi-de-mamão, manifestação folclórica típica do litoral do estado de Santa Catarina, Brasil.
Grande Baile [clipe infantil]
Vamos encerrar a temporada das cantigas do Boi De Mamão, dessa vez com o nosso Grande Baile! Neste clipe, a turma do Meu Boizinho revisita mais uma tradicional cantiga do Boi-de-mamão, manifestação folclórica típica do litoral do estado de Santa Catarina, Brasil.
Sinopse Meu Boizinho
O Meu Boizinho é uma iniciativa que busca resgatar a cultura e tradições locais por meio de uma turma animada que promove entretenimento educativo e confiável para as crianças.
Com clipes animados, livros infantis, brinquedos e atividades lúdicas, o projeto oferece conteúdo digital, editorial, produtos, eventos e projetos culturais, sempre visando a conexão das crianças com a cultura local.
O Meu Boizinho também tem presença ativa em diversas plataformas, como YouTube, Instagram, apps de música, loja online e eventos na região de Florianópolis.
2 - Filme | A Ilha da Magia: a jornada da Rosa com Zé Perri
Sinopse:
Rosa é uma flor encantada, guardiã de saberes ancestrais, que em suas pétalas carrega códigos de luz e com seus aromas abre portais mágicos. O aviador Zé Perri, em seu trabalho como correio aéreo, foi encarregado de levar a flor Rosa, da anciã da Ilha das Flores, localizada no arquipélago dos Açores, até uma anciã da Ilha de Santa Catarina. Com essa missão, Zé Perri e a Rosa desembarcam em Florianópolis, e na jornada pelo sul da ilha eles encontram o pescador, a benzedeira, a turma do boi de mamão e seres encantados da Ilha da Magia.
Duração do filme: 18 min
Classificação indicativa: livre - filme para as infâncias
Gênero cinematográfico: ficção - fantasia
Realização: Cantos de Gaia - www.cantosdegaia.com
Instagram: @ilhadamagia_filmes e @cantosdegaia
Ficha Técnica:
Direção: Janaina Trasel Martins
Roteiro: Janaina Martins e Mariene Perobelli
Produção: Janaina Martins
Cinegrafista (operador de câmera, gimbal e drone): Tiarlei Noeremberg
Montagem, efeitos especiais e finalização: Daiane Mayer
Colorização: Tiarlei Noeremberg
Direção do elenco infantil: Mariene Perobelli
Mixagem e Masterização do som: Italo Zaccaron
Maquinária elétrica e Chroma Key: Guel Varalla
Maquiagem: Daniele Cristina Nass
Ilustração: Edson Menezes
Elenco:
Fernando Aleixo, Mariene Perobelli, Ida Mara Freire, Ondina Maria de Siqueira, Elenir Manoel Inácio, Deborah Terra Vasques, Yasmin Meera, Anton Perobelli, Kauan Martins, Artur Perobelli, Leticia Perobelli, Lucas Vezzani, Marizabel Bombarda Vezzani, Aruanã Santos Pereira, Carla Camila Lemos, Daniela Venâncio, Ingra Roeffero, Lêda Tomitch, Liliane Moura, Luciana Boing, Patricia Candido, Priscila Braga, Roberta Fontana de Faria, Simone Teske Veiga, Valtiara Mansano, Douglas Lapa da Silveira, Camilly Victória Martins da Silveira, Luiz Eduardo Marques, Renan Lapa, Matheus Silveira, Diego de Oliveira Teixeira, Karina Ofélia Martins Diaz.
Trilha sonora original: Carolina Endi, Elenir Manoel Inácio, Pierre Stocker, Renan Lapa, Marcelo Portela, Lucas Vezzani, Banda da Lapa.
Parceria: Programa de Extensão Cantos de Gaia (coordenação profa. Janaina Martins, do Departamento de Artes da Universidade Federal de Santa Catarina) e Programa de Extensão Conexão Erê (coordenação Profa. Mariene Perobelli e prof. Fernando Aleixo do Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia)
Apoio: SecArtE/UFSC, LabCine/UFSC, Cinema/UFSC, Artes Cênicas/UFSC
Realização: Cantos de Gaia - www.cantosdegaia.com
3 - Apresentação | Boi de Mamão - grupo Boi Criança
O Boi Criança é um projeto de difusão da cultura tradicional da Ilha de Santa Catarina buscando democratizar o acesso da população à cultura por meio de apresentações interativas de Boi de Mamão, de oficinas escolares de bonecaria de formação de professores com o boi de mamão como ferramenta pedagógica . Assim, confecção com sucatas, dança e música com os bonecos- personagens se cruzam com sustentabilidade e direitos humanos nesse querido projeto que se orienta para fortalecer a rede de mestres e brincantes da cultura popular de Florianópolis e no Brasil, por meio de pesquisa sobre as manifestações culturais tradicionais da morte e ressurreição do Boi.
⏰ 14h30 | Literatura | Contação de histórias - Aproximações intergeracionais
📌 Varandão - Centro de Cultura e Eventos | ⏳ 40min | Livre
Proponente: Marilda Aparecida de Oliveira Effting
Técnica-administrativa em educação | Centro de Ciências Jurídicas - CCJ |UFSC Florianópolis
Produção: Contadores de Histórias | Marilda Effting - Coordenadora | contadores de histórias, alunos do projeto
A atividade pretende incentivar a participação de pessoas com 50 anos e mais em ocupação de espaços de socialização por meio de narrativas e, com isso, propiciar experienciações intergeracionais.
⏰ 15h30 | Dança | Oficina de Funk - do passinho ao rebolado
📌 Laboratório de Dança A - Bloco 5 - CDS | ⏳ 60min | Livre
Proponente: Bruna Fernandes
Estudante | Secretaria de Cultura, Arte e Esporte - SeCArtE | Educação Física | UFSC Florianópolis
Produção: Produção: Bruna Fernandes - professora bolsista do Projeto Práticas Corporais - CDS/UFSC
Vivência da movimentação básica de rebolados e passinhos do Funk brasileiro.
⏰ 16h | Audiovisual | Uma releitura de "A culpa é das estrelas" em forma de média-metragem
📌 Miniauditório - CFH | ⏳ 17min | Livre
Proponente: Isadora Duarte Lopes
Estudante | Engenharia Sanitária e Ambiental | Centro Tecnológico - CTC | UFSC Florianópolis
Produção: Grupo de audiovisual Sencel | Letícia Back de Freitas - Diretora e Roteirista | Beatris Verás Garcia - Roteirista e AtrizIsadora | Duarte Lopes - Atriz, Music editor e Editora | Júlia Alves - Figurinista e Atriz | Bernardo Borges - Ator | Arthur Schmitt - Ator | João baugarten - Editor | Lívia Cristina Bentos Santos - Atriz | Thalles Bossler - Ator | Julia Fonseca - atriz
Uma releitura de "A culpa é das estrelas" em forma de média metragem, onde a personagem principal que sofre de um câncer terminal conhece uma pessoa que mostra que à ensina a enxergar a vida com outros olhos, que um simples câncer não te impede de realizar todos os seus sonhos e que a vida merece ser vivida.
⏰ 18h30 | Audiovisual | Cinedebate: poética tucuju no filme AÇAÍ, de André Cantuária
📌 Sala Aroeira - Centro de Cultura e Eventos | ⏳ 90min | Livre
Proponente: Mariana Vogt Michaelsen
Estudante | Letras – Língua Portuguesa | Centro de Comunicação e Expressão - CCE | UFSC Florianópolis
Produção: Mariana Vogt Michaelsen - mediadora | André Cantuária - diretor convidado
Cinedebate do filme AÇAÍ com o diretor André Cantuária.
Sinopse: O curta “Açaí” conta a saga de Dionlenon, um homem de 30 anos que está acostumado com a vida que leva ao lado da mãe, com quem mora numa periferia de Macapá. Ele sai em busca de dois litros de açaí para almoçar, mas não conta com uma viagem tão distante assim.
⏰ 18h30 | Esporte | Torneio Experimenta UFSC de Xadrez - Blitz
📌 Sala de Xadrez - Subsolo Bloco Administrativo - CDS | ⏳ 3h | Livre
Proponente: Jaison José Bassani
Professor | Centro de Ciências da Educação - CED | Educação Física | UFSC Florianópolis
Produção: Prof. Jaison José Bassani - Organizador e árbitro principal | Raynara Candisse Esmeraldino - organizadora e árbitra auxiliar
Torneio esportivo e recreativo promovido pelo projeto de extensão Xadrez Aberto (CDS/UFSC), para congregar a comunidade universitária do Campus de Florianópolis da UFSC durante o Experimenta 2024 - Cirandar as Ruas e valorizar e incentivar a prática do xadrez. O torneio será disputado pelo sistema suíço, em 7 rodadas, com ritmo de jogo de 3 minutos com incremento de 2 segundos desde o lance 1 (relógios digitais) ou 5 minutos K.O. (relógios analógicos). O evento é gratuito e destinado à comunidade universitária da UFSC. Inscrições limitadas a 26 vagas (por ordem de inscrição). Inscreva-se neste link. Participe!
⏰ 18h30 | Dança | Aula aberta de Biodanza
📌 NIMPE - Rua Desembargador Vitor Lima, 193 - Trindade | ⏳ 120min | 18 anos
Proponente: Susana Pasinatto
Professora | Secretaria de Cultura, Arte e Esporte - SeCArtE | UFSC Florianópolis
Produção: Susana Pasinatto
Biodanza é um sistema de desenvolvimento e integração humana que acontece através de exercícios com músicas específicas num encontro em grupo.
⏰ 19h | Oficina | Saia do Mar vêm pro coco brincar
📌 Auditório Garapuvu - Centro de Cultura e Eventos | ⏳ 120min | Livre
Proponente: Cristiano da Silva Mariano
Estudante | Artes Cênicas | Centro de Comunicação e Expressão - CCE | UFSC Florianópolis
Produção: Cristiano Mariano Produtor Executivo
Saia do Mar Coco de Roda Coco de Roda é um ritmo percussivo do nordeste brasileiro, com raízes afro indígenas, sobre esta manifestação contagiante e divertida convidamos a todes a entrarem na roda pra, girar a saia, conectar com o canto, brincar e se divertir com o Coco. Aprender que pisada e essa que tem conquistando todo mundo!
⏰ 19h | Audiovisual | Controle Manual: uma peça radiofônica (versão piloto)
📌 Teatro Carmen Fossari | ⏳ 48min | 16 anos
Proponente: Alinne Balduino Pires Fernandes
Professora | Letras – Língua Portuguesa | Centro de Comunicação e Expressão - CCE | UFSC Florianópolis
Produção: Grupo de Teatro Experimentações Radiofônicas | Alinne Fernandes - tradutora e diretora | Guilherme Eyng - Ator e adaptador | Mark Jéssica Soares Lopes - Atriz e adaptadora | Violeta Júlia Guastaferro - editora de som
Controle Manual faz parte de um projeto de pesquisa que visa estudar o drama radiofônico e produzi-lo, além de promover sessões de escuta. Escrita para o palco pela dramaturga norte-irlandesa Stacey Gregg, a peça estreou nos palcos de Londres e Dublin em 2013. Num futuro não muito distante em que as tecnologias tomaram conta de nossos corpos, um casal muda-se para o campo para ter uma vida mais calma e reproduzir naturalmente. Acontece que grandes surpresas os aguardam e seus planos caem por terra.
⏰ 19h30 | Audiovisual | Cine-debate "A Causa é Legítima: a Batalha da Alfândega é o Direito à Cidade"
📌 Auditório - CFH | ⏳ 120min | Livre
Proponente: Maria Paula Ferreira Silva
Estudante | Ciências Sociais | Centro de Filosofia e Ciências Humanas - CFH | UFSC Florianópolis
Produção: Coletivo Batalha do Conviva
O documentário "A Causa é Legítima: A Batalha da Alfândega é o Direito à Cidade", de Ricardo Pessetti, propõe uma reflexão sobre o direito à cidade. O filme dá visbilidade à luta pela ocupação dos espaços públicos e a resistência cultural através da Batalha da Alfândega. O coletivo cultural Batalha do Conviva convida a todes para um cine-debate com Lucas Daeni e Ka Alves, para discutirmos os temas abordados no documentário e suas implicações políticas e sociais.
Maria Paula Ferreira Silva - organizadora e mediadora
Lucas "Daeni" Menezes - palestrante
Alana Oliveira Teixeira - organizadora
Leonardo Martins - organizador
Cecília Almeida Rios - organizadora
Thiago Lins do Nascimento - organizador
* Programação sujeita a alterações.