Prof. Dr. Berttoni Licarião - IFB
Professor do Curso de Letras-Inglês do IFB - Campus Riacho Fundo. Doutor em Literatura pela Universidade de Brasília (bolsista CAPES) com tese sobre a memória da ditadura na ficção contemporânea brasileira. Foi bolsista CAPES PRINT (Programa Institucional de Internacionalização) na Brown University (Providence/RI, EUA), no departamento Portuguese and Brazilian Studies (POBS). Mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais e graduado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba na habilitação Língua Vernácula (Português) e Língua Estrangeira Moderna (Inglês) e Literaturas de Expressão Portuguesa e Inglesa. Possui produção acadêmica nas áreas de literatura brasileira, paródia, memória e ditadura, literatura portuguesa contemporânea (José Saramago) e ensino de língua inglesa/literatura.
Prof. Dra. Diana Navas – PUC-SP
Doutora em Letras pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Literatura e Crítica Literária pela PUC-SP e graduada em Letras pela Universidade do Grande ABC. Realizou pós-doutorado na Universidade de Aveiro e, atualmente, ministra aulas no Programa de Pós-Graduação em Literatura e Crítica Literária e no Programa de Língua Portuguesa da PUC-SP, e também nos cursos de graduação da Faculdade de Tecnologia de São Paulo. É bolsista produtividade CNPQ, líder do Grupo de Pesquisa "Literatura Juvenil: questões teóricas e práticas de leitura", membro do GT da Anpoll "Leitura e Literatura infantil e juvenil", e coordena os cursos de extensão "Entre a escrita e a escuta: literatura e humanização" e "Práticas de leitura do texto literário e a formação do leitor". Atua, principalmente, nos seguintes temas: romance contemporâneo brasileiro e português, metaficção, crítica literária, tendências da literatura juvenil, literatura inclusiva e literatura e educação.
Escritora Sonia Regina Bischain
Sonia Regina Bischain, é paulistana, mora em Vila Penteado, distrito de Brasilândia, periferia de São Paulo. É escritora, fotógrafa e design. Fez diagramação, capa/fotografia/ilustração de seus livros e de outros lançados por alguns coletivos/saraus da periferia de São Paulo. Como fotógrafa, participou em diversas exposições individuais e coletivas em casas de cultura, bibliotecas e saraus de São Paulo. Participou com poesias em Antologias publicadas pelos Saraus de São Paulo e da Antologia bilíngue: ?Saraus?, compilação de Lucía Tennina, publicada na Argentina e no México, em 2014, e no Chile, em 2016, com o título Brasil Periférica - Literatura Marginal de São Paulo. Participou do 4º Encontro Internacional de Poesia Hablada, Havana, Cuba, julho de 2015. Em janeiro de 2016, seu romance Nem tudo é Silêncio foi apresentado pelo pesquisador Paulo Thomaz, da Universidade Federal de Brasília, em Santiago de Compostela, no IV Colóquio Internacional de Literatura Brasileira Contemporânea. É uma das coordenadoras do Sarau da Brasa, desde a sua formação, em 2008. Tem uma atuação voltada para literatura e cultura em saraus, escolas, bibliotecas e centros culturais nas periferias de São Paulo.
Prof. Dr. Raimundo Silvino do Carmo Filho - UESPI
É doutor em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras - PPGEL - da Universidade Federal do Piauí - (UFPI), 2021-2024. É vice-coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas Afro (NEPA/UESPI). É Coordenador Executivo da Especialização em Literaturas, Histórias e Culturas Afro-brasileiras, Africanas e Indígenas (08.08.2025 a 20.11.2026). É professor adjunto da Universidade Estadual do Piauí - UESPI. Tem experiências na área de educação, com ênfase na literatura brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: Afrodescendência, Literatura de Autoria Negra das Américas, Africanidades e Diáspora Negra. Investiga a Literatura de Autoria Negra das Américas e a obra de Oswaldo de Camargo sob à ótica da ante-humanidade, do biorracismo, da memória, da identidade e da etnia. Ainda pesquisa Cadernos Negros, Quilombhje e os Movimentos Negros no Brasil. É o formulador e criador das categorias linguísticas, semânticas e críticas: Ante-humanidade e Biorracismo.
Prof. Dr. Feliciano José Bezerra Filho - UESPI
Professor adjunto da Universidade Estadual do Piauí (Dedicação Exclusiva), atuando na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Letras. Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Federal do Piauí (1986), mestrado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997) e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Foi coordenador do Mestrado acadêmico em letras da UESPI, nas gestões 2011-2015 e 2018. Tem experiência na área de ensino de Literatura brasileira, Língua portuguesa e Comunicação. Atuando principalmente nos seguintes temas: cultura, comunicação, semiótica, literatura, literatura afro-brasileira, teoria literária, poéticas, vanguardas e canção popular.
Prof. Me. Ricardo Silva Ramos de Souza - UFJF
Doutorando em Letras/ Estudos Literários, sob orientação da Dra. Enilce do Carmo Albergaria Rocha, na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) Mestre em Relações Étnico-Raciais pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Graduado em Letras pela Universidade Estácio de Sá (UNESA). Coordenador editorial da Kitabu Livraria Negra e Editora (RJ). Com José Henrique de Freitas Santos organizou o livro Afro-rizomas na diáspora negra: as literaturas africanas na encruzilhada brasileira (Kitabu Editora, 2013), e ainda organizou antologias de poesia cabo-verdiana e moçambicana. Atua com pesquisas e possui publicações nas áreas de relações étnico-raciais, literaturas africanas de língua portuguesa, literatura negro-brasileira e literaturas negro-diaspóricas. Utiliza o pseudônimo Ricardo Riso.
Profa. Dra. Raimunda Celestina Mendes da Silva- UESPI
Possui graduação em Licenciatura Plena Em Letras pela Universidade Federal do Piauí (1982), graduação em Licenciatura em Educação Artística Polivalente pela Universidade Federal de Pernambuco (1978), mestrado em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000) e doutorado em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Estadual do Piauí - UESPI, Coordenadora do Curso de Letras - Português (PARFOR) da Universidade Estadual do Piauí - UESPI. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Piauiense, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura, literatura brasileira, Fontes Ibiapina, literatura piauiense e história.
Profa. Dra. Alexandra Santos Pinheiro - UFGD
Fiz a graduação e mestrado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, na cidade de Assis. Em busca de novas leituras e desafios, cursei meu doutorado em Teoria e História Literária na Universidade Estadual de Campinas e defendi minha tese em 2007. Estudar e dar aula são as ações que motivam a minha vida. Assim, depois de lecionar na rede pública de São Paulo e em universidades particulares, iniciei minha carreira como professora concursada em 2003, na UNIOESTE-Francisco Beltrão-Paraná. Foram anos que me formaram no respeito à diversidade e aos movimentos sociais. Em 2008, assumi o concurso na UFGD e, desde então, minha atuação em programas como PIBID, PET e Projovem-Campo me possibilitam tecer os laços com a Educação Básica, ressignificando constantemente os sentidos de ser formadora de professores(as). Integro os grupos de pesquisa NÚCLEO DE ESTUDOS LITERÁRIOS E CULTURAIS - Da UFGD; POÉTICAS DO IMAGINÁRIO E MEMÓRIA - da Unioeste; CARTOGRAFIA DE POÉTICAS ORAIS DO BRASIL: COLETIVOS POÉTICOS, da Uel; e CRÍTICA FEMINISTA E AUTORIA FEMININA: CULTURA, MEMÓRIA E IDENTIDADE - interinstitucional. Também integro a "A Cátedra Diversidade Cultural, Gênero e Fronteiras e o GT A mulher na Literatura. As temáticas que envolvem minhas ações de ensino, pesquisa e de extensão são Literatura e gênero; História da Leitura e Literatura e mediação literária. O desejo por aprender com os livros e com as pessoas me motivaram a realizar dois estágios de pós-doutorado. O primeiro na Universidad de Jaén (2012-2013) e o segundo na Universidad de Salamanca (2018-2019). Sou bolsista de Produtividade em Pesquisa - PQ2. Por fim, Literatura, estudantes, leitura e a esperança de um Brasil justo e igualitário norteiam minha atuação como profissional das Letras.
Prof. Me. Cindy Conceição Oliveira Costa - UFPI
Doutoranda em Letras, com área de concentração em Literatura, pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), e bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Possui Mestrado em Letras/Literatura, pela mesma instituição. É graduada em Licenciatura Plena em Letras-Português, pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Participou, durante a graduação, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC-2016/2017), bem como foi bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID-2016/2018), financiado pela CAPES. Trabalhou como professora de Gramática e Língua Portuguesa na rede privada de ensino em Parnaíba-PI (2019) e como professora de Linguagens na rede pública municipal de Araioses-MA (2022). Trabalha como Revisora Freelancer de Textos Acadêmicos desde 2019. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura. Atualmente, possui como principal interesse de pesquisa: Literatura brasileira contemporânea, com foco em autorias femininas, metaficção e os entrecruzamentos de história e ficção. É membro do Núcleo de Estudos em Neorregionalismo, Imaginário e Narratividade (NENIN), do Grupo de Pesquisa em Literatura, Enunciação e Cultura (LECult) e do Grupo de Estudos em História e Literatura (GEHISLIT).
Prof. Dra. Marta Francisco de Oliveira - UFMS
Doutora em Letras, Estudos Literários, pela Unesp - Assis, pesquisando a obra de Clarice Lispector (2016). Pós-doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagens da FAALC/UFMS (2020); Mestrado em Letras - Estudos Literários pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Três Lagoas CPTL (2005). Graduada em Letras Português/Espanhol pela UFMS (1998). Graduada em Letras Inglês (UNIGRAN, 2022). Especialista em Língua e Literatura Espanhola, com certificação pela Agencia Española de Cooperación Internacional, AECI, foi bolsista do programa Becas da AECI, em Madrid, e no Curso para Experto en Lengua y Literatura Española em Madrid, Espanha. Curso de Especialização em Ensino de Língua Inglesa (Estácio, 2022). Membro dos Grupos de Pesquisa CNPq Leitores e leituras na contemporaneidade e Crítica Feminista e Autoria feminina: memória, cultura e identidade. Possui cursos com certificados verificados pela HarvardX nos cursos de Urban101x: CitiesX: The Past, Present and Future of Urban Life; Hum3.ox: Shakespeare's Life and Work; e HUM12x: Masterpieces of World Literature. É professora adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Faculdade de Artes, Letras e Comunicação (FAALC), curso de Letras; professora credenciada no PPGEL/FAALC. Atua principalmente em pesquisas envolvendo teoria da literatura, prática de ensino de Literatura e de língua portuguesa, língua espanhola e literatura hispano-americana. É autora dos livros "Que quer dizer cultura?" - Uma leitura de A hora da estrela, de Clarice Lispector, resultado da dissertação de mestrado (2014), e do livro "Clarice Lispector - a poética de um (in)certo exílio", resultado da tese de doutorado (2017).
Prof. Dra. Andressa Estrela Lima - IFPI
Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras - Português pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI), (2015). Mestre em Literatura e práticas sociais na Universidade de Brasília (UnB), (2018). Doutora em Literatura e práticas sociais na Universidade de Brasília (UnB), (2023). Tem experiência em docência e pesquisa na área de Letras, com ênfase em Literatura.
Prof. Dr. Ruan Nunes Silva - UESPI
Sou professor efetivo (Adjunto II Dedicação Exclusiva) do curso de Letras Inglês da Universidade Estadual do Piauí (Campus Prof. Alexandre Alves de Oliveira - Parnaíba), atuando principalmente no ensino de literaturas de língua inglesa e teoria da literatura. Sou também professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras da UESPI (Área de concentração: Literatura e Cultura; Linha de pesquisa: Literatura e outros sistemas semióticos). Cursei o doutorado em Estudos de Literatura na Universidade Federal Fluminense (UFF), um mestrado em Letras (Literaturas de Língua Inglesa) na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e outro em Sociologia pela Universidade Federal do Piauí, uma especialização em Língua Inglesa na PUC-Rio e sou ainda licenciado em Letras (Português-Inglês) pela Faculdade CCAA. Sou um dos líderes do grupo de pesquisa EntreSaberes e também membro do grupo ALDEIA - Artes, Linguagens, Decolonialidades e Epistemologias Indígenas, Afrodiaspóricas e de África. Atuei na educação básica (redes estadual e municipal do Rio de Janeiro; instituições particulares), em escolas de idiomas (Cultura Inglesa, IBEU, CNA, Yes!) e no ensino superior como professor substituto (UERJ e UFRJ). Organizei duas obras ('Literaturas de Expressão em Língua Inglesa: Entre Culturas, leituras e interpretações' e 'Letras da Diversidade') e escrevi o posfácio de 'De Passagem', de Nella Larsen, publicado pela Penguin/Companhia das Letras. Venho nos últimos anos pesquisando e produzindo nas seguintes interseções: diálogos entre estudos literários/culturais (de viés materialista e queer) e relações entre sociologia e literatura (estudo dos afetos; sociologia da cultura; sociologia das emoções), com ênfase em questões de gênero, sexualidade e identidade.
Prof. Me. Francisco Welison Fontenele de Abreu - UNEMAT
Doutorando em Estudos Literários pela Universidade Estadual do Mato Grosso. Mestre em letras (Área de concentração: Literatura e Cultura; Linha de pesquisa: Literatura e outros sistemas semióticos) pela Universidade Estadual do Piauí. Especialista em Metodologia do Ensino da Língua Inglesa pela Faculdade Evangélica do Meio Norte. Graduado em Letras Inglês pela Universidade Estadual do Piauí. Com cinco anos de experiência como professor, Francisco Welison Fontenele de Abreu é fluente em Inglês fez intercâmbio na Inglaterra para aprimorar o conhecimento na língua e tem experiências internacionais em países como Inglaterra, França, Chile e Portugal. Como pesquisador participou de dois Programas de Iniciação a Pesquisa (PIBIC) na Universidade Estadual do Piauí com projetos voltados para área de literatura e linguística. Na área profissional, trabalhou com ensino médio, ensino fundamental series finais e ensino bilíngue nas series de 1 ao 5 ano do ensino fundamental. Realizou estágio na Universidade Estadual do Piauí na disciplina de Teoria da Literatura com supervisão do professor Dr. Ruan Nunes Silva.
Prof. Dr. Diógenes Buenos Aires de Carvalho - UESPI/ UFPI