A SITUAÇÃO DOS PROFESSORES TEMPORÁRIOS

A situação dos professores temporários: uma discussão político-pedagógica

Coordenador/Ministrantes: Hilusca Leite, Rafael Iglessias, Solange Rossato, Natalia Barzagui, Carina Furlaneto, Joicy Silva, Beatriz M. Vieira, Marcos Shiozaki, Talita Coelho, Daniele Duarte e Lucas Soldera

Data: 10/06/2020

Horário: 14h

Local (google meet): meet.google.com/vbf-zeqm-emh

Inscrições: não haverá inscrição prévia. Ordem de entrada.

Público alvo: discentes do curso da UEM e comunidade externa

Número de vagas: 250

Proponentes: DPI


Você sabe o que é um professor temporário? O que o diferencia de um professor efetivo? Quantos professores temporários atuam no Departamento de Psicologia (DPI)? E quais as implicações de sua condição de trabalho para a formação universitária?

Nesta live, buscaremos discutir junto ao corpo discente as especificidades do trabalho do professor temporário do DPI, que atualmente conta com 9 professores, suas experiências em sala de aula e em tempos de pandemia. Pois, não podemos esquecer que os professores temporários de Psicologia compõem um universo de profissionais que corresponde à 1/3 do corpo docente de toda a universidade, e que vem aumentando a cada ano devido a política de não mais realizar concursos para efetivos, portanto da precarização dos contratos firmados pelo Governo do Estado Os prejuízos se refletem na distribuição de disciplinas, cargas horárias, duração dos contratos, condições de trabalho e, por consequência, no ensino, pesquisa e extensão universitária.

Por isso, é também nosso objetivo apresentar o atual cenário de organização e luta dos professores temporários da UEM, de forma ampla, frente aos desmontes da universidade pública.

Participe deste debate e envie suas dúvidas e comentários antecipadamente por meio do formulário disponível neste link:https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdt9QVt7iJKhO7QnA_AEVSStuj0t28Gst_utIS5fZqAqTAYew/viewform