II Seminário Amazônia em Letras: Línguas, Gramáticas, Variação e Diversidade
Vista panorâmica de Manaus
Manaus é a maior cidade do Norte do país e conta com uma população estimada de 2.279.686 pessoas, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2024). Sua urbanização é muito horizontal, fazendo com que a cidade ocupe uma grande mancha urbana. Essa organização da cidade tem impacto no trânsito, sendo importante que a pessoa se planeje para seus deslocamentos e considere os horários de trânsito menos intensos. Além disso, em Manaus é sempre importante morar ou hospedar-se perto dos locais em que a pessoa precisará circular.
Opções de Hotéis
Os mais próximos à UFAM:
Ramada Hotel - para mais informações acesse o site do hotel
Holiday Inn Manaus - para mais informações acesse o site do hotel
Comfort Hotel Manaus - para mais informações acesse o site do hotel
Novotel Manaus - para mais informações acesse o site do hotel
Zona Centro-Sul:
Blue Tree Premium Manaus – para mais informações acesse o site do hotel
Hotel Intercity Manaus – para mais informações acesse o site do hotel
Ibis Budget Manaus – para mais informações acesse o site do hotel
Da Vinci Hotel & Conventions - para mais informações acesse o site do hotel
Express Vieiralves - para mais informações acesse o site do hotel
Para quem busca Airbnb:
Recomenda-se buscar locais próximos à UFAM, principalmente no bairro Japiim (próximo a Av. Gen. Rodrigo Otávio) ou próximo a Av. Ephigênio Sales. Outras opções são o conjunto Morada do Sol (próximo a Av. Ephigênio Salles), locais próximos a Av. Governador José Lindoso (Av. das Torres), a Av. André Araújo ou próximos a Av. Cosme Ferreira. Uma referência importante que pode ser usada é a proximidade da “Bola do Coroado”. Sim, em Manaus uma rotatória é conhecida como “bola”.
Observação importante: se buscar uma pousada, certifique-se de que o local é realmente uma pousada, pois em Manaus a palavra é também usada para designar outro tipo de estabelecimento.
Manaus, capital do Amazonas, é um verdadeiro tesouro da região Norte do Brasil. A cidade mistura belezas naturais, construções históricas e uma rica cultura. Além do famoso Teatro Amazonas, a cidade conta com praia urbana e com atrações interessantes de visitação como o Museu da Amazônia – MUSA, e o Bosque da Ciência, do INPA.
Principais atrações urbanas:
Teatro Amazonas: símbolo do ciclo da borracha, é uma das construções mais lindas do país, com visitas guiadas e programação cultural. Informações no site.
Mirante Lúcia Almeida: considerado um dos mais novos cartões-postais da capital, o complexo do mirante Lúcia Almeida está localizado no centro histórico da cidade, que conta com o largo de São Vicente, casarão Thiago de Mello e o píer turístico Manaus 355. Informações no site.
Bahserikowi (Centro de Medicina Indígena) e Biatüwi (casa de comida indígena): no local, os Kumuã, também conhecidos como pajés, realizam a sessões de 'benzimento'. Conheça o espaço, que fica no Centro de Manaus. Informações no site.
Museu da Amazônia (MUSA): localizado dentro da floresta, oferece trilhas, torre de observação e exposições sobre fauna e flora. Informações no site.
Bosque da Ciência: localizado no bairro Petrópolis, no Campus I do INPA, o bosque conta com uma trilha arborizada de vegetação nativa e com vários animais amazônicos, além da Casa da Ciência. Informações no site.
Palácio Rio Negro e Palácio da Justiça: ótimos para quem gosta de história e arquitetura. Informações no site.
Mercado Municipal Adolpho Lisboa: ideal para comprar artesanato e experimentar sabores típicos. Informações no site.
Praia da Ponta Negra: banhada pelo Rio Negro, é o principal balneário urbano, com calçadão, bares e vista deslumbrante do pôr do sol. Informações no site.
Ponte Rio Negro (Jornalista Phelippe Daou): a ponte conhecida popularmente pelo nome do rio que atravessa liga a cidade de Manaus a Iranduba e é uma atração arquitetônica, além de oferecer bela vista do rio. Informações no site.
City tour: há opções de city tours com combinações variadas de rotas e de atrações turísticas, havendo a possibilidade de cobrir os principais pontos turísticos em apenas 1 dia. Informações no site.
Para pessoas com mais tempo ou que queiram aproveitar um final de semana na cidade, é possível conhecer as praias de Iranduba, os flutuantes, a cidade de Presidente Figueiredo, com suas cachoeiras e belas grutas. Também é possível fazer visitação ao Museu do Seringal ou ir a locais como praia do Tupé ou praia da Lua. Outra opção de turismo são os passeios que podem incluir o encontro das águas, as vitórias régias, os botos e os pirarucus, além da possibilidade de visitar comunidades indígenas próximas à cidade.
Para quem quer ir mais longe:
Encontro das Águas: onde os rios Negro e Solimões correm lado a lado sem se misturar por vários quilômetros.
Tour pelo Rio Negro: (comunidade indígena, vitória-régia, pirarucu, almoço regional e encontro das águas): Há opções de passeios que combinam várias atrações turísticas e que levam um turno do dia ou um dia inteiro.
Presidente Figueiredo: conhecida como cidade das cachoeiras, fica a 126,7 km de Manaus (1h45min de carro) e conta com belas cachoeiras naturais e muitas grutas. Os interessados podem contratar passeios ou entrar em parques que combinam grutas e cachoeiras.
Praias de Iranduba: do outro lado da Ponte Jornalista Phelippe Daou há várias praias com restaurantes e cafés regionais à beira do Rio Negro.
Sobre a UFAM:
A Universidade Federal do Amazonas é a maior área verde urbana do país e a terceira maior do mundo. Segundo o site da Universidade, é possível encontrar “várias espécies da fauna - como preguiças, pacas, sauins-de-coleira - e da flora, em meio a uma grande porção de mata virgem”. Sua arquitetura é considerada um patrimônio histórico e é de autoria do arquiteto Severiano Mario Porto, o que lhe “rendeu menção honrosa, em 1987, do Instituto dos Arquitetos do Brasil”. Fundada em 1909 como Escola Universitária Livre de Manáos, a Universidade hoje, é referência em ensino, pesquisa e extensão na Amazônia. Abaixo apresentamos o mapa da UFAM.
O Campus Universitário – Senador Arthur Virgílio Filho, também conhecido como Campus Manaus, está localizado em uma extensa área verde na zona sul da cidade, conformando uma cidade universitária, mas dividida em dois setores: Sul e Norte. Além de institutos, laboratórios, refeitórios, museus e trilhas ecológicas, a cidade universitária conta também com restaurantes, um centro de convivência, café, lanchonetes, copiadoras e agência bancária. Abaixo apresentamos os mapas dos Setores Norte e Sul.
Há uma linha de ônibus gratuita que circula dentro do Campus das 6h às 21h14min, havendo paradas de ônibus nos setores Sul e Norte, além de um terminal no setor Norte. Os ônibus integração – que fazem a rota do setor Norte até a entrada da UFAM na Av. General Rodrigo Otávio, passando pelo setor Sul – saem a cada 30 minutos da parada de ônibus no setor Norte.
Há linhas que circulam pela cidade e que também adentram o Campus, passando também pelos dois setores, Sul e Norte. Os horários e rotas dos ônibus comerciais podem ser vistos através do aplicativo da prefeitura de Manaus “Cadê meu ônibus?”.
Há ainda a opção de aplicativos e de táxis. Nesse último caso, não há nenhum ponto de táxi dentro do campus e é importante que a pessoa tenha o contato de um motorista ou serviço.
Onde Comer (dentro e fora da UFAM)
Dentro do Campus:
Lanchonetes no Setor Norte:
Cantina da Neide: localizada na Faculdade de Tecnologia, conta com buffet self service completo a quilo no almoço, incluindo opções de churrasco, e diversas opções de sanduíches, salgados e sucos naturais para o café da manhã e lanches.
Cantina da Nil: localizado no Instituto de Filosofia Ciências Humanas e Sociais, conta com buffet self service completo a quilo no almoço e diversas opções de sanduíches, salgados e sucos naturais para o café da manhã e lanches.
Lanchonete Fora de Hora: localizada na Faculdade de Direito, conta com buffet self service completo a quilo no almoço e diversas opções de sanduíches, salgados e sucos naturais para o café da manhã e lanches.
Gygabite: opções de pratos feitos e de hambúrgueres variados.
Sufi café: bons chás e cafés, além de opções de salgados e de marmitas.
Lanchonete no Setor Sul:
Cantina da Neide: buffet self service completo a quilo no almoço, com opção de churrasco, e diversas opções de sanduíches, salgados e sucos naturais para o café da manhã e lanches.
Fora do Campus (próximos da UFAM):
Tambagrill - Informações no site.
Porteira picanharia - Informações no site.
Teliá feijão - Informações no site.
Cantinho da Cris - é um restaurante localizado no bairro Japiim, conhecido por oferecer peixes regionais (Tambaqui, Jaraqui, Sardinhas, Pirarucu, Bodó), entre outros. Informações no site.
O Goiano - Informações no site.
Muy Gringo - Informações no site.
Para quem quer ir mais longe:
Caxiri Manaus – Cozinha contemporânea com ingredientes amazônicos. Informações no site.
Restaurante Banzeiro – Gastronomia amazônica refinada (chef premiado). Informações no site.
Tambaqui de Banda (Ponta Negra e Centro) – Restaurante regional com pratos típicos como o tambaqui assado. Informações no site.
X-Caboquinho Lanches – Ideal para lanche regional, com sanduíches de tucumã, banana frita e queijo coalho. Informações no site.
Biatüwi (casa de comida indígena) e Bahserikowi (Centro de Medicina Indígena): no local, é possível saborear comidas tipicamente indígenas preparadas por uma chefe Sateré-Mawé e degustar bebidas típicas como aluá e caxiri. No mesmo local está o centro de medicina indígena, onde a pessoa poderá estar com um Kumuã. Informações no site.