A brief description of the project mission
Cursos acadêmicos:
1. Colégio Jorge Lacerda
2. Escola Prof Justino Alberto Tietboehl
3. Escola CENECISTA ( Curso de Técnico em Contabilidade )
4. Faculdade: Letras Português / Inglês ( UNISINOS ) ( cancelei o curso quando faltavam 8 cadeiras pra concluir)
Data de nascimento : 19/06/57
Local: Torres RS
Pai: Santos J. Ellias
Mãe: Evanilde L. Ellias
Irmã : Maria Aparecida L Ellias
Meu pai, Santos Ellias, veio da cidade de Araranguá, sul de Santa Catarina para Torres em busca de trabalho, numa época de muitas dificuldades, e chegando em Torres iniciou seus serviços trabalhando na construção do prédio da SAPT que estava já em andamento, neste período conheceu a minha mãe, dona Evanilde, casaram e tiveram dois filhos, Evandro e Maria Aparecida, aí, neste ponto, para mim, tudo começou...
Minha mãe, dona Evanilde L. Ellias
Minhas primeiras lembranças da minha iniciação musical remontam dos tempos em que tinha 4 ou cinco anos de idade, quando ficava distraído entre os poucos brinquedos que tinha, muitas vezes ficava num carrinho e noutras ficava num daqueles cavalinhos de madeira que faziam um balanço divertido pra uma criança daquela tenra idade, mas justamente é destes momentos que trago comigo as melhores lembranças, pois a minha mãe, apesar de ter pouca escolaridade, adorava boa música, principalmente música de orchestras, música erudita, trilhas das novelas do rádio que eram sensacionais na época... Os sons vinham de um antigo rádio SEMP (valvulado), que ficava numa prateleira no cantinho da cozinha... então, neste ambiente tão propício e favorável tive as minhas primeiras impressões à respeito da música. Neste sentido devo muito à minha saudosa e querida mãe, dona Evanilde, essa linda e incrível jovem aí da fotografia...
O rádio SEMP que estava sempre ligado, e que tinha uma boa antena externa ( hasteada em duas taquaras bem altas ) pra pegar rádios menos potentes ou de ondas de alcance limitado, era exatamente como este da foto abaixo ! Seguramente, era a nossa internet da época, Bons Tempos !
Antigo rádio valvulado SEMP
Minhas primeiras influências musicais fora de casa, além do rádio, que já citei, foram também as trilhas sonoras de muitos filmes que assistia nas séries da TV que rescém iniciava suas transmissões, lembro que assistia muito a TV Piratini, canal 5, de Porto Alegre, que retransmitia a programação da Rede Tupi. Outra grande influência foram os filmes que assistia nas Matinés de domingo à tarde, no velho em saudoso Cine Ronda...
A música " It's Just a Thought " é uma das faixas deste incrível disco, o album PENDULUM de 1970, e é um dos meus prediletos de todos os tempos !
Outro ambiente que me estimulou muito, musicalmente, na época, foi a presença do Parque de Diversões CRUZEIRO DO SUL que todos os verões costumava funcionar ali em frente ao saudoso CINE RONDA, onde era a antiga CRT... Sabemos que todo parque tem música ambiente, para descontrair as pessoas que alí circulam e se divertem, mas o Parque Cruzeiro do Sul era diferenciado, realmente tinha uma trilha sonora admirável ! Ali, eu costumava passar bons momentos só apreciando as músicas que rodavam no sistema de som...o repertório era bem variado, com músicas instrumentais, Rock, jovem guarda, mpb, reggae, etc...mas, foi alí que ouvi pela primeira vez e integralmente o album PENDULUM do Creedence Clearwater Revival de 1970 ! E o mais legal é que deixavam tocar o album inteirinho !
Foi neste cenário mágico do início da década de 70 que adquiri meus primeiros LPs (discos de vinil), O primeiro que comprei foi o album A EXPLOSÃO MUSICAL DOS FEVERS, e o segundo foi justamente o Album PENDULUM do Creedence... Nesta época não tínhamos ainda toca discos na minha casa, mas na casa da minha avó tinha uma magnífica Eletrola TELEFUNKEN valvulada que meu avô ganhou de presente de uns parentes oriundos da Alemanha... esta eletrola tinha uma sonoridade surreal ! Nunca ouvi nada comparável desde a minha modesta iniciação musical, alí, toda a família ouvia com ares de felicidade aquela música esplendorosa, que vinha forte e com o poder de tornar o mundo melhor !
Posteriormente adquiri outras "vitrolas" ou Toca discos para poder ouvir os discos na nossa própria casa, o primeiro que compramos foi uma Eletrolinha da marca TELEOTTO, essa, era tipo uma maletinha, onde a caixa de som era a própria tampa, depois fizemos um upgrade comprando vários Toca discos da marca PHILLIPS... a coisa tava melhorando... (vide as fotos)
Minha mãe e meu pai sempre foram muito religiosos, então a influência dos cânticos da igreja católica, desde cedo, foi muito forte na minha formação musical, no período entre 1969 e 1973 aprendi a tocar violão e colaborei muito com o coral da igreja Santa Luzia, que naquela época era conduzido pela Irmã ALEXANDRINA, que cantava muito bem, tinha uma voz forte, potente. Entre alguns cânticos tradicionais que aprendi a tocar posso citar: As músicas do Pe. Zezinho e do Pe. Irala. Estes eram os meus favoritos, pois faziam músicas com melodias e letras sensacionais ! A irmã Alexandrina era arrojada...numa certa ocasião me apresentou uma linda guitarra Snake semi-acústica novinha e com um cubo ( Amplificador ) ! Ela me mostrou o instrumento e me perguntou se eu gostaria de tocar com ela nas apresentações...obviamente, não pensei duas vezes...
Outro fator que me ajudou, foi o fato de morar próximo do centro da cidade, A família Leffa que morava atrás da casa dos meus pais, tinha um Bar, era o Bar ELITE, e alí aconteciam alguns eventos, bailes com conjuntos tocando ao vivo, enquanto eu ainda era um tanto jovem pra frequentar estes ambientes, eu costumava ouvir as músicas que as bandas contratadas alí tocavam...me lembro que tocavam muito Beatles, Shocking Blue, Creedence, Marmalade entre outros... e eu alí, com os ouvidos coladinhos na parede que limitava os terrenos...
Um outro fator crucial e que literalmente me empurrou na direção da música foi o fato de conhecer vários FOTÓGRAFOS que trabalhavam para o meu avô, FOTO LUMMERTZ e que eram ótimos músicos, entre eles conheci o Pedro (fotógrafo que tocava maravilhosamente bem, o cara usava dedeiras ! ) O Chico, um Jovem de Caxias que alugou uma das casas da minha avó para passar uma temporada de verão, e este era do Pop Rock, tocava demais, tocava Beatles e bandas do gênero ! Bons tempos ! E foi justamente, neste ambiente que conheci o CLAUDIO ROMÁRIO, ele trabalhava nas temporadas de verão fazendo e vendendo fotos e monóculos nas praias de Torres, essa turma, muitas vezes se reunia pra tocar violão... e eu alí na volta...
Minha primeira experiência de tocar um instrumento e cantar em público foi numa banda formada na Escola Técnica Justino Alberto Tietboehl em 1972, e a música foi a versão de BEAUTIFUL SUNDAY gravada pelo cantor americano DANIEL BOONE, e cantada em português pelo conjunto RENATO & SEUS BLUE CAPS com o título: Domingo Feliz ( A música tbm foi gravada pelo cantor Angelo Máximo, e tornou-se muito popular ). O equipamento, que a escola disponibilizava na época, era bem precário, mas com muita vontade e determinação conseguimos fazer uns breves ensaios e então fomos agendados pra fazer uma apresentação no saudoso Salão Paroquial São Domingos... a apresentação foi um sucesso !
Era 1972...
Por vários motivos, considero o período compreendido entre 1968 e 1972 como os melhores para a música contemporânea, e para a arte de maneira geral...nesse período, toda uma circunstância histórica, de efervescência cultural inédita, desabrochou e fez a cabeça de muita gente que nasceu ligada e atenta às transformações que o planeta enfrentaria. Considero um momento único.Tive o privilégio de viver alí !
Neste período, entre 1968 e 1972, tive o privilégio de ouvir músicas que tocavam nas paradas das rádios um ano inteiro ou mais como: SIMON AND GARFUNKEL - THE BOXER, WALLACE COLLECTION - DAYDREAM, SQUARE SET - THAT'S WHAT I WANT, PAUL MCCARTNEY - ANOTHER DAY, JOHN LENNON - IMAGINE, GEORGE HARRISON - MY SWEET LORD, CREEDENCE - HAVE YOU EVER SEEN THE RAIN e muitas outras canções fantásticas !
Aqui no Brasil as bandas da JOVEM GUARDA estouravam com músicas originais ou com versões de clássicos da música Inglesa, Americana, Italiana, Francesa e língua espanhola (Argentina, Chile, México, Espanha ). Meus favoritos eram THE JORDANS, OS INCRÍVEIS, THE FEVERS, RENATO & SEUS BLUE CAPS, THE POPS, OS POPULARES, OS CARBONOS, SUPER QUENTES, LAFAYETTE, GOLDEN BOYS, BRAZILIAN BITLES e muitos outros...
Entre os cantores, os que mais me agradavam eram ANTÔNIO MARCOS, RONNIE VON, ROBERTO CARLOS, TIM MAIA, LENO, PAULO DINIZ, ABÍLIO MANOEL ( cantor Português, com alma Brasileira )
1973 - Participação na Banda LUCROS & PERDAS no COLÉGIO COMERCIAL DE TORRES ( Curso Técnico de Contabilidade ), A Apresentação foi uma sugestão do Prof Durban Ferreira. A banda foi formada pelos músicos: Chico, Demétrius, Evandro, e Edmilton ( Fórmula 1 ) e Jorge Fraga ( Os Feras )
Nessa minha primeira tour pelo ambiente de banda de Bailes, tive o privilégio de tocar com músicos extraordinários, todos eles eram bons na música e na vida pessoal. Conheci Inicialmente o chefe da banda que era o CLAUDIO ROMARIO (vocal) e o irmão dele, ERNANDO, o popular 'chita' (guitarra ), Evandro ( guitarra e voz ) Jorginho Torres (bateria) Pedrinho ( baixo ). O conjunto TREPIDASOM sofreu muitas mudanças durante seu trajeto, e teve participação de outros ótimos músicos, os quais tbm tive o privilégio de conhecer e tocar junto, entre eles posso citar: Paulinho ( baixo) Zinho (Baterista) Chiquinho POA (guitarra e vocal) Edmilton (baixo) Chico Reis ( bateria ) Braga (guitarra e vocal), Carlinhos ( tecladista) Iran ( baterista)
1973 - Shows com a banda TREPIDASOM na Boate Xá MARISCO
1976 - Registro na OMB, carteira profissional de músico
carteira número 6841, inscrição número 6841
1976 - Início das atividades com a banda FÓRMULA ( teclados e vocal ), tocando em Torres, arredores e em cidades do Sul Catarinense, até o ano de 1982.
Esta é outra formação da banda FÓRMULA 1, com Evandro, Césinha, Marino, Fernando, Braga e Chico, ano de 1978
Outros músicos e amigos que participaram da antiga banda Fórmula 1: Carlos Roque, Demétrius, Edmilton, Nino e Kati
1978 - Produção, arranjos e participação como vocalista e tecladista no histórico disco de CLAUDIO ROMARIO (vinil ) gravado na ISAEC em Porto Alegre ( com a participação de músicos de várias bandas musicais da cidade e interior de Torres )
Atuação em bares antológicos de Torres (Restaurante Barril, Casa Velha, Ravenna, Lugar Comum, Delícius, Ben Bar, Taquaral, Medieval, Churrascaria Carreta, Tarrafa, Farol Hotel, Dunas Hotel ), Happy Hour e muitos outros.
É também deste período as atividades em Bares com o grupo acústico CABEÇAS & BOCAS, com músicos de Torres, Três Cachoeiras e Praia Grande. O grupo totalmente acústico era formado por Cesar Flor (Caxangô, Violão, Viola 10 e vocal) Evandro ( Violão, Viola 10 & vocal) Paulinho PC ( Violão & vocal ) e Paulinho PK ( Percussão )
Em 1980 quando toquei no RAVENNA, fiz uma grande amizade com o Dr Herculano Estrela que tbm gostava de cantar na noite e fizemos uma dupla pra cantar músicas que curtíamos... assim, acabamos protagonizando umas noitadas memoráveis alí naquele que foi um dos melhores points noturnos de Torres !
1980 - Participação na primeira edição do festival GUARITA DA CANÇÃO com os amigos da banda Fórmula 1, com a música "História sem herói" ( César Flor e Francisco Reis )
1983 - Formação (original) da Banda KARISMA de Torres, que contou com músicos da banda FÓRMULA 1 e também da banda IMPULSO ( que veio do Santo Anjo da guarda, para Torres )
1987 - Participação no V Festival da canção em Torres, com a música: Ao som de um violino Triste ( Evandro e Cesar Flor )
1988 - No grupo KARISMA de Torres, produzimos e gravamos o LP (vinil ) DUPLA VISÃO.
1988 - Divulgação do disco DUPLA VISÃO, em emissoras de rádio e TV de Torres, Sul de Santa Catarina e grande Porto Alegre.
1988 - Participação no JORNAL DO ALMOÇO transmitido pela RBS, tocando no calçadão à beira mar, músicas do disco DUPLA VISÃO.
1993 - Gravação de LP banda KARISMA ( vinil ) em parceria com o grupo TRADIÇÃO NACIONAL da cidade de CRICIÚMA, com o objetivo de divulgar o grupo KARISMA, representando
Torres em toda a região Sul Catarinense.
2000 - Retomada das atividades solo, atuando como músico residente no RESTAURANTE ANZOL por 20 anos consecutivos.
E também fazendo shows em eventos paralelos.
2010 - Retornando às atividades com a antiga banda FÓRMULA 1, fazendo eventuais shows, tocando em bares, pubs, e eventos
públicos como o BALONISMO, e shows à beira mar.
Durante todo o período compreendido entre o final
da década de 70 até os dias atuais, Evandro Elias trabalhou
paralelamente, intensamente, fazendo arranjos músicais para discos
de vinil, Fitas cassete, CDs, DVDs de muitos artistas, compositores,
músicos da nossa cidade.
Atuou como parceiro e produtor musical para músicos conhecidos
e populares da nossa região entre eles podemos citar :
João Batista da Rosa ( Batista ), Lony Rosa, Loirinho, Praianinho,
maestro Saulo Vitório, maestro Afrânio Krás Borges Hainzenreder, Papo de Anjo
prof Ellen Irma S. Rolim, Pegada do Samba, Celso Garcia, Carlos D. Amoretti,
Celso Ogliari, Grupo Unamerica, Luiz Bulhões, Daniel Rodrigues,
André de Oliveira (gospel), Daniel Gonçalves, Ednilson,
Francisco Assis ( gospel ), Danilo Sacchet ( Música Italiana ).
Seguem abaixo alguns Trabalhos de músicos amigos que produzi ou ajudei à produzir :
Produção de fita demo
para o grupo PAPO DE ANJO
Produção e gravação dos hinos dos municípios de Arroio do Sal e Dom Pedro de Alcântara.
Gravação do hino da SAPT.
Entre 1995 e 2010 - Produção de muitos Jingles, entre os quais podemos citar o da CASA LUMBO e o dos calçados PEGADAS que rodaram na RBS de POA, e também o da Discoteca PIRÂMIDES que rodou nas rádios de CRICIÚMA. Outros jingles populares foram os da Bomag, Relojoaria Rian, Jingle e vinhetas para a Rádio Atlântico Sul FM, e também jingles para campanhas políticas, como o que ajudou a eleger o ex Prefeito João Alberto !
2019 / 2020 - Produção de trilha sonora exclusiva, dublagem e masterização do filme de CLAUDIO ROMARIO, " TUDO É ROCK NA ALDEIA ,
Uma produção totalmente apoiada por artistas locais, amigos de CLAUDIO ROMARIO
FACEBOOK : Evandro Ellias, administra as seguintes páginas:
01. Perfil Insólito ( página alternativa)
02. Torres em versos ( Dedicada à literatura, poemas, poesias autorais, etc)
03. Torres RS, em outros tempos ( fatos e fotos, história de
Torres, com início das postagens em 2014)
04. Banda TREPIDASOM
05. Banda FÓRMULA 1
06. Banda KARISMA ( Torres RS )
07. Evandro Ellias ( página pessoal )
08. Music & Vinyl ( página com flash backs musicais )
09. Vinil para venda ( venda de discos de vinil pessoais )
10. Photography, my point of view
11. Grupo ELLIAS PROJECT
YOUTUBE
Canal EVANDRO ELLIAS / ELLIAS PROJECT
https://www.youtube.com/channel/UCwlBUFR0rquj6Hx-xf-cIBA?view_as=subscriber
( desde 2011 )
https://www.youtube.com/user/humolitoraneo ( Canal HUMO LITORANEO ( 2009 )
https://www.youtube.com/watch?v=HZW7EGpPqiU ( música : Humo Litoraneo )
https://www.youtube.com/watch?v=NrKyvvHk_KA ( Música : It's just a game )
https://www.youtube.com/watch?v=YUpaikgTTNU ( Música : Pra dizer goodbye )
https://sites.google.com/view/evandro-ellias/home
Meus primeiros Blogs ( 2006 / 2009 )
http://humolitoraneo.blogspot.com/
http://evandrolummertz.blogspot.com/
Uma recordação dos nossos melhores POINTS, aqui em Torres, nas décadas de 60, 70, 80 & 90