Impactos do Projeto

O projeto terá um evidente impacto, regional, nacional e europeu, pretendendo colmatar uma lacuna que se faz sentir na própria comunidade científica. Paralelamente, espera-se que o trabalho produzido constitua um importante instrumento de trabalho aos mais variados níveis:


1) Ao nível científico, como potenciador de trabalhos futuros, tanto de alunos como de colegas. Inserindo-se, com clareza, no quadro da unidade curricular “Regionalismo e Insularidade na Europa Contemporânea”, o projeto será ocasião para disponibilizar aos alunos instrumentos de trabalho precisos que lhes permitirão um estudo bem mais aprofundado e um melhor conhecimento da realidade insular europeia. Paralelamente, o projeto terá um impacto evidente nas demais actividades lectivas que desenvolvemos, na Universidade dos Açores, ao nível da licenciatura em Estudos Euro-Atlânticos e do Mestrado em Relações Internacionais, bem como ao nível do Doutoramento em Ilhas Atlânticas, que oferecemos em parceria com as Universidades da Madeira, e de Las Palmas e de La laguna, nas Canárias, e fora dela, na Universidade de Coimbra, no Doutoramento em Estudos Contemporâneos.


2) A nível político, espera-se que o projeto produza importantes instrumentos de apoio à acção política das autoridades regionais com responsabilidades, executivas e legislativas, na dimensão insular, sobretudo em termos das autonomias regionais e, nelas, das ultraperiferias.


3) A nível social, o projeto conhecerá um forte impacto ao permitir um maior conhecimento, mais generalizado e de fácil acesso, da realidade insular europeia, recorrendo-se, para o efeito, às novas tecnologias de informação.


4) Em concreto, enquadrando-se no desafio societal “A Europa num Mundo em Mudança”, o projeto deverá contribuir claramente para o estabelecimento de uma rede de ligação das Universidades das Regiões Ultraperiféricas da União Europeia, constituindo como que um think thank de estudo de problemáticas de interesse para as Ilhas e para a Comissão Europeia.


5) Ainda a nível académico, o projeto terá um impacto junto das Escolas da Região, por onde propomos divulgar a documentação recolhida e os trabalhos desenvolvidos.


6) Na medida em que no Ensino Superior, é a investigação que investigadores e docentes desenvolvem que enforma a respectiva docência, os trabalhos desenvolvidos ao longo do projeto serão, necessariamente, levados para as salas de aulas que nos situamos, contexto em que é expectável que venham a propiciar outros trabalhos por parte dos alunos, incluindo teses de Mestrado e, possivelmente, até mesmo de doutoramento.


7) Por força da rede de parceiros que iremos convocar para a concretização deste projeto, e que incluem, no nosso país, a Universidade de Coimbra e, no estrangeiro, as Universidades das Antilhas, de Bolonha, de Lille, de Malta, de Rennes e da Reunião, o projeto terá um claro e evidente impacto para além fronteiras.


8) Por último, e por força do colóquio e, sobretudo, das publicações que estamos a prever, o projeto conhecerá um impacto que perdurará muito para além do respectivo período de vigência.