O curso visa formar profissionais com competências linguísticas e culturais para interagir em contextos multilingues e multiculturais português/chinês. Destina-se a todos os que queiram desenvolver uma carreira ligada à mediação intercultural, ao ensino, à cooperação internacional, ou à promoção das relações luso-chinesas.
O Curso oferece duas áreas de especialização: a Área de Especialização em Português para falantes de Chinês (destinada a falantes nativos de Chinês) e a Área de Especialização em Chinês para falantes de Português (destinada a falantes nativos de Português). As áreas de especialização têm aulas em comum quer no primeiro ano, nas UC de Comunicação Intercultural, quer no 1º semestre do 2º ano, em todas as UC, de forma a promover o desenvolvimento de competências interculturais em contextos de aplicação real.
Estudantes portugueses (ou falantes nativos de português) licenciados em Estudos Chineses/Orientais/Asiáticos, portadores de um certificado oficial de Chinês HSK IV;
Estudantes chineses licenciados em Estudos Portugueses (ou áreas afins), com um nível de Português B2.
Duração: 2 anos (4 semestres) - 120 ECTS
Idioma de funcionamento: Português e Chinês
Formato: Presencial
Local: Campus de Gualtar, Braga
O Curso prevê a possibilidade de mobilidade académica com Universdidades Chinesas parceiras. Os estudantes podem optar por fazer mobilidade num dos seguintes cenários:
1º ano completo (S1 e S2; neste caso, tendo em conta as datas de candidatura a mobilidade académica, somente alunos inscritos na Universidade do Minho em sede de 3º ano de Licenciatura se podem candidatar);
1º semestre do 1º ano (S1; também neste caso, tendo em conta as datas de candidatura a mobilidade académica, somente alunos inscritos na Universidade do Minho em sede de 3º ano de Licenciatura se podem candidatar)
2º semestre do 1º ano (S2)
Os alunos podem ainda escolher no seu 2º semestre do 2º ano (S4) a realização de um estágio numa instituição chinesa ou internacional, perante aprovação da Direção de Curso.
SAÍDAS PROFISSIONAIS
Com um perfil orientado para o mercado de trabalho que tenha de algum modo relações ou interesses com as suas áreas e culturas, nomeadamente nas áreas da tradução, da formação e da comunicação empresarial, os mestres deste curso têm saída profissional no âmbito geral da interculturalidade, mais concretamente como:
- tradutores de Chinês/Português, Português/Chinês;
- intérpretes de Chinês/Português, Português/Chinês;
- professores/instrutores/formadores de Língua chinesa a estrangeiros;
- professores/instrutores/formadores de Língua portuguesa a alunos chineses;
- colaboradores em empresas nacionais, internacionais e multinacionais na área de negócios;
- consultores de serviços culturais, empresariais e turísticos;
- funcionários em embaixadas e consulados chineses e de países de língua portuguesa na China;
- agentes de comunicação social;
- etc.