Você já conhece o material PLA?
O PLA é um termoplástico biodegradável de origem natural e de fontes renováveis, como amido de milho, cana-de-açúcar e a beterraba.
A utilização do material PLA é bem antiga no mercado em geral, sendo usado principalmente para fabricação de sacolas plásticas e copos descartáveis.
Na Fabricação de produtos utilizando a IMPRESSÃO 3D o PLA ganhou um lugar de destaque pelas suas boas características.
CUIDADOS QUE DEVEMOS TER COM PRODUTOS FABRICADOS COM PLA
- Devemos EVITAR Exposição ao SOL
O material PLA não tem uma boa resistência térmica. Se ele ficar exposto ao sol por um certo tempo pode começar a amolecer e perder o controle dimensional. Esse amolecimento da peça pode começar a acontecer a partir de 50°C.
- Não deixar sofrer impacto
Esse material tem características bem interessantes que são: alta resistência a carga estática, mas baixa resistência à tração.
Ou seja, ele sustentará bem uma carga especifica parada sem sofrer nenhum esforço ou movimento. Já se sofrer uma força de tracionamento ele vai romper de uma vez.
O que podemos fabricar com PLA ?
Sabendo de tudo isso, entendemos que uma peça de PLA não é indicada para objetos que sofrerão impacto, ou abrasão química e ainda altas temperaturas.
Por outro lado é altamente indicado para fabricação de itens diversos de decoração, além de protótipos e mockups em geral.
Você já conhece o material ABS?
Trata-se de uma resina termoplástica derivada do petróleo. É desenvolvida pela combinação de três monômeros: acrilonitrila, butadieno e estireno. Em inglês, chama-se Acrylonitrile Butadiene Styrene, daí a sua popular sigla ABS.
O ABS é encontrado em diversos tipos de produtos, incluindo garrafas PET, descartáveis, recipientes de plásticos, eletroeletrônicos.
Na Fabricação de produtos utilizando a IMPRESSÃO 3D o ABS está ganhando espaço pelas suas boas características mecânicas e físicas.
CUIDADOS QUE DEVEMOS TER COM PRODUTOS FABRICADOS COM ABS
- Devemos EVITAR Altas temperaturas
O material ABS apesar de ter boa resistência térmica, em contato com altas temperaturas pode entrar em combustão, desta forma, evite a exposição das peças à calores intensos. Este material pode começar a amolecer acontecer a partir de 95°C.
- Abrasão química
Apesar do ABS ter uma boa resistencia à quimicos, evite passar produtos quimicos em demasia nas suas peças, evitando assim deformações e/ou alteração de suas características fisicas, incluindo o seu acabamento.
O que podemos fabricar com ABS ?
Sabendo disso, podemos utilizar o ABS para a produção de diversos produtos e abusar da suas características físicas para prototipagem.
Altamente indicado para peças que sofrerão ação de temperaturas elevadas (cuidado com os excessos) o ABS é muito versátil e permite a fabriação de peças de reposição para veículos e eletrodomésticos e eletroeletrônicos que você já utiliza no seu dia-a-dia.
Maquetes, protótipos e mockups em geral também são aplicações que o ABS tem boas vantagens.
Você já conhece o material PETG?
O PET-G é um termoplástico amplamente utilizado na industria e também na fabricação por impressão 3D pois possui alta flexibilidade em comparação com outros materiais.
Essa flexibilidade permite que as peças impressas em PETG sejam dobradas ou curvadas sem quebrar, sendo uma característica especialmente valiosa em aplicações que envolvem peças sujeitas a impactos ou deformações.
Outra vantagem significativa do PETG é sua transparência. Ele possui excelente clareza óptica, o que o torna um material ideal para a impressão de peças translúcidas ou transparentes. Essa propriedade é valorizada em aplicações como luminárias, displays, embalagens e objetos decorativos, onde a estética e a transmissão de luz são importantes.
O PETG é resistente a uma ampla gama de produtos químicos, incluindo ácidos fracos, álcalis e solventes comuns. Essa característica torna o PETG adequado para aplicações em ambientes onde a exposição a substâncias químicas é esperada.
Na Fabricação de produtos utilizando a IMPRESSÃO 3D o PETG ganhou seu lugar de destaque principalmente pelas suas boas características de resistencia à químicos.
CUIDADOS QUE DEVEMOS TER COM PRODUTOS FABRICADOS COM PETG
- Devemos EVITAR Altas temperaturas
O material PETG apesar de ter boa resistência química, em contato com altas temperaturas pode entrar em combustão, desta forma, evite a exposição das peças à calores intensos. Este material pode começar a amolecer acontecer a partir de 75°C.
- Higiene
Como é comumente visto, o PETG é um dos materiais mais utilizados em peças que tenham contato com alimentos, e como o método de fabricação por impressão 3D é o resultado de uma sobreposição de material o aspecto final da peça é microondulado o que pode facilitar o acúmulo de resíduos. Desta forma, uma boa lavagem, com água e sabão, e talvez o uso de uma escova de cerdas macias, ajuda a manter suas peças em órdem e livre de impurezas desagradáveis.
Sabendo disso, podemos utilizar o PETG para a produção de diversos produtos e abusar da sua principal característica que é a resistência química o que nos oferece a oportunidade de trabalhar com diversos itens para culinária e outras atividades diversas.
O que podemos fabricar com PETG ?
Conhecendo as características deste material, podemos aplicálo na fabricação de diversos itens, desde decoração como vasos ou cachepôs, higiene pessoal como um porta sabonete por exemplo e para acessórios de cozinha.
A flexibilidade que o material proporciona e sua boa resistencia química , dá ao PETG uma categoria de exclusividade em alguns produtos que podem nos auxiliar em diversas áreas.
Quer conhecer as CORES que temos DISPONÍVEIS para FABRICAÇÃO?
Conheça o nosso catálogo de cores dos materiais que utilizamos para fabricação dos nossos produtos.
Então não deixe de se cadastrar agora e participar da nossa newsletter!!