IFSC - Campus Itajaí - Rede Maker

Estojo de Frações

IFMaker - data 15/05/2023

Motivação/justificativa

Nesta atividade foram realizados estojos de fração em MDF e PET, que são materiais manipulativos que auxiliam o ensino-aprendizagem de frações, assunto no qual os alunos de ensino básico sentem grandes dificuldades. A construção desse material faz parte do projeto de pesquisa "Propostas para utilização reflexiva de materiais manipulativos no ensino da Matemática Básica", fomentado pelo EDITAL N°16/2021/PROPPI. Os estojos de fração integram uma "mala temática" de frações que ficará disponível para docentes de ensino fundamental de Itajaí.


Recursos utilizados no IFMaker

Para o desenvolvimento do projeto foram utilizados os computadores do laboratório para acessar o software de desenho "Inkscape", usado para projetar as peças do estojo, e também para utilizar o software "LaserCAD", responsável por adequar o arquivo e as configurações para utilização na máquina CNC Katto Laser, também do laboratório, que cortou as peças em MDF e marcou as peças em PET. Além disso, foram utilizadas chapas de PET disponibilizadas pelo campus e armazenadas no Laboratório IFMAKER. Todos esses processos foram auxiliados pelo estagiário do IFMAKER, João Vitor.

Insumos utilizados

24 chapas de PET 500 x 700 x 0,5 mm;

1 chapa de MDF Cru 183 x 275 x 2,5 mm;

1 chapa de MDF Branco 185 x 244 x 2,8 mm;

10 potes de tinta acrílica de 100ml com cores diversas;

Cola para madeira;

Pincel.

O estojo de frações é um material manipulativo que possibilita o reconhecimento de frações.


O estjo trabalha frações com denominadores de 1 a 12.

O material permite também a visualização das operações com frações.

Vídeos do produto final

Detalhes peças de madeira.mp4
Detalhes peças de plástico.mp4
Apresentação do estojo.mp4

Equipe do projeto

Arquivos compartilhados

Abaixo seguem os arquivos usados para o corte. Observação: os arquivos com "P" são as peças de plástico, já as sem "P" são as de madeira; a peça de madeira "meio" está junto ao relevo do tabuleiro para melhor utilização do material; a equipe sugere que o leitor verifique as configurações adequadas para a máquina que irá utilizar, e que modifique os arquivos no software "LaserCAD" ou semelhantes.