PICS - Práticas Integrativas e Complementares à Saúde
A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) fundamenta-se numa estrutura teórica sistemática e abrangente, de natureza filosófica, de mais de 5.000 anos. Tem como base o reconhecimento das leis fundamentais que governam o funcionamento do organismo humano e sua interação com o ambiente segundo os ciclos da natureza e procura aplicar esta abordagem tanto no tratamento das doenças quanto na manutenção da saúde através de diversos métodos.
Juntamente com a teoria do Yin e Yang, a teoria dos 5 elementos é um dos dois pilares da Medicina Oriental, como um sistema filosófico aplicável não só à medicina, mas a todas as outras coisas.
Tudo pode ser classificado de acordo com esta teoria. Os 5 elementos podem ser entendidos como fases ou movimentos das energias Yin e Yang. As imagens dos elementos Água, Madeira, Fogo, Terra, Metal representam as forças naturais que juntas formam um ciclo dinâmico.
A Terapia Floral é um desdobramento da medicina vibracional que considera não apenas o corpo físico, mas também os corpos energéticos sutis, associados ao corpo físico. Tem a capacidade de reorganizar emoções que possam desencadear doenças.
Cada vez mais utilizada no mundo todo, é simples de entender e sem contra indicações, pois permite uma interpretação mais profunda dos sintomas, levando em conta características do inconsciente, o que não ocorre na auto análise, que permeia apenas o consciente.
"O oleiro faz um vaso manipulando a argila, mas é o oco do vaso que lhe dá utilidade"
Lao Tsé