Entrevista na Câmara Municipal

Resumo da entrevista a senhora Ana Aguiar e  a senhora Raquel Martins

As áreas verdes, sobretudo as árvores, têm uma capacidade de sequestro de carbono considerável e daí a importância delas ambientalmente. Os espaços verdes têm essa importância, esse papel e esse benefício ambiental. Não é só benefício para a qualidade da vida da população, mas outro benefício que não é tão visível, mas que está provado cientificamente, é então o benefício ambiental, quer em termos de combate à poluição, quer em termos da qualidade do ar. As sombras disponíveis fazem diminuir também o impacto do aumento da temperatura. Portanto, todos estes fatores levam-nos a pensar e a concluir que é importante a função que elas desempenham na mitigação das alterações climáticas.

No entanto, as consequências operadas pelos espaços verdes e, em particular as árvores, não são imediatas, mas sim a muito longo prazo, logo não é muito fácil conseguir identificar estas alterações, até porque as próprias plantas vão ganhando estratégias para se defenderem. Portanto, são precisos alguns anos para se perceber e entender o que é que se passou anteriormente para entender a resposta das árvores. E, por exemplo, os arbustos são muito mais resistentes à seca, logo, mais resistentes menos impacto.




A Câmara Municipal de Torres Vedras referiu que os espaços verdes existentes não foram concebidos especificamente para o objetivo de prevenir as alterações climáticas, mas há muitas outras razão pelas quais estes foram criados como, por exemplo, questões relacionadas com a poluição, a melhor qualidade de vida para a população e a existência de mais zonas de lazer.

Existe intenção de aumentar os espaços verdes, mas não há nada concretamente planeado, no entanto, à medida que a cidade ou o concelho cresce, existem mais pessoas a viver e mais edifícios, e, portanto, há mais necessidade de aumentar as áreas verdes.


No final da entrevista concluímos que os espaços verdes são importantes para diminuir, ainda que pouco significativamente, os impactos do aquecimento global. Como tal, a nossa sugestão é alertar a população para a importância da preservação dos espaços verdes já existentes e por outro lado promover a criação de espaços verdes nas varandas e ou quintais. Para além disso, será igualmente importante a continuidade da aposta do município em hortas comunitárias, bem como a sua divulgação e promoção junto da comunidade. De realçar que, são diversos os estudos realizados que comprovam a importância das hortas comunitárias nas cidades, com impactos significativos ao nível da melhoria da qualidade de vida das pessoas.


Tese Mestrado 

"Segundo um estudo  realizado, a  vegetação  reduz  a concentração  dos poluentes atmosféricos, ou seja minimizando  os  gases  de  efeito  de  estufa  (GEE).  As  zonas  verdes  do  meio  urbano contribuem  para o  equilíbrio  ecológico  e  para a  saúde  pública, possibilitam uma melhor qualidade de vida, sendo vitais para o equilíbrio das áreas urbanas.

Uma vez que  além  de  proporcionarem a regulação  dos  gases  de  efeito  de  estufa(GEE),  contribuem  para atenuação  das  temperaturas  extremas  criando  um  microclima favorável, promovem  a redução  do ruído, a drenagem das águas pluviais, mitigando a ocorrência de cheias, a gestão de resíduos orgânico se  a  preservação  de  valores  culturais, possibilitam  a produção  de  alimento se  o controlo da  erosão  do solo."


 Faculdade de Ciências e Tecnologia

Universidade nova de Lisboa