Quando nos referimos à alfabetização, consideramo-la como a habilidade de aquisição cognitiva básica; e estamos falando, portanto, da habilidade de leitura e escrita.
A ciência já comprovou: aos 6 anos a criança já está apta para ser alfabetizada de forma sistematizada. A justificativa para a idade de alfabetização é que nesse período o pequeno já demonstra mais aptidão às habilidades de leitura e escrita. Importante ressaltar que tal estratégia vai contribuir inteiramente com a estimulação do desenvolvimento dessa criança.
Reiterando um detalhe importante: o processo de alfabetização é algo que depende de pontos estratégicos. Além disso, algumas etapas devem fazer parte do caminho utilizado pelo educador para alfabetizar uma criança:
– Entre 2 e 3 anos de idade – os pequenos são estimulados com cores, sons, letras e outros itens de forma lúdica. Esse exercício constante é como se fosse possível abrir uma janela no sistema cognitivo dos pequenos, possibilitando a assimilação desses itens.
– Entre 6 e 7 anos – a partir dessa fase, os alunos já estão prontos e preparados para ser alfabetizados, tendo como resultado o estímulo recebido lá trás.