O Grupo Espaço Livre desenvolve desde 1996 pesquisas que articulam diferentes variáveis - transporte público, comércio e serviços, espaço livre público e identidade cultural - na escala regional, estadual e do bairro, priorizando o estudo de bairros populares e periféricos. As variáveis vêm sendo levantadas em campo com auxílio de entrevistas e aplicação de questionários. 

Entre 2007 e 2010, o grupo desenvolveu pesquisas sobre a apropriação socioespacial dos meios de comunicação em bairros populares; Entre 2010 e 2014, realizou pesquisas sobre as estratégias de regionalização institucional e as políticas de desenvolvimento territorial e cultural no Estado da Bahia; 

Também abrigou pesquisas sobre bairros populares empreendedores em diferentes contextos urbano-regionais na Bahia entre 2014 e 2018 e, entre 2018 e 2022, sobre o comércio e os serviços de rua frente à requalificação dos espaços públicos em Salvador. Em 2022, o grupo iniciou pesquisas sobre as relações entre técnica, tecnologia e lugar. 

O Grupo realiza também ciclos de leituras semestrais desde 2007, envolvendo mestrandos, doutorandos e graduandos, assim como doutores e mestres formados que continuam a colaborar e frequentar as reuniões e os debates dos ciclos organizados. 

Ciclos de Estudos/Debates organizados desde 2007: Michel de Certeau, Armand Frémont, Henri Lefebvre, Pierre Bourdieu, Walter Benjamin, Richard Sennet, Guy Debord, Mario Vargas Llosa, Elisée Reclus, Mikhail Bakunin, Piotr Kropotkin, Gianfrancesco Guarnieri, Plínio Marcos, Augusto Boal, Gayatri Spivac, Frantz Fanon, Kabengele Munanga, Paul Gilroy, Stuart Hall, Achille Mbembe, Angela Davis, Nurit Bensusan e Helena Silvestre. 

O Espaço Livre abriga estudantes de graduação, bolsistas de Iniciação Científica e/ou concluintes do curso de bacharelado em Geografia desenvolvendo pesquisas/planos próprios no âmbito das atividades desenvolvidas. 

O grupo é associado à REDE NEER - Rede do Núcleo de Estudos em Espaços e Representações e ao RegionAL - Observatório Latino-Americano de Pesquisas sobre Questões Regionais. Também compartilha com o Grupo Costeiros o Laboratório de Análise Urbano-Regional (NUAGEO), localizado no primeiro andar do Instituto de Geociências da UFBA, espaço equipado com servidor, estações de trabalho e impressora/scanner A3 para desenvolvimento de cursos, oficinas e pesquisas relacionadas com geoprocessamento e cartografia. 

O logo do Grupo Espaço Livre e os cards que ilustram essa página foram criados pela Agência Zato.