Você acreditaria se alguém dissesse que existe um objeto tridimensional que possui apenas um lado? Por incrível que pareça existem vários exemplos de objetos com essa propriedade.
Um deles é a Fita de Möbius, assim nomeada em homenagem ao seu criador, o matemático August Ferdinand Möbius (1790-1868). Em termos matemáticos, esse objeto é uma superfície não orientável, ou seja, não somos capazes de determinar qual dos lados é de cima, de baixo, de dentro ou de fora.
Para percorrermos por inteiro um objeto comum que tenha mais de um lado, precisaríamos passar pelas suas bordas. Já para um objeto não orientável essa condição não é necessária. Se, por exemplo, andássemos em cima de uma fita de Möbius, acabaríamos voltando para o mesmo lugar, e teríamos passado por toda a fita.
Essa fita é de fácil construção, basta cortar uma tira de papel e colar as pontas dessa tira uma na outra, apenas girando 180° uma das pontas na hora de colar, e prontinho: está confeccionada a sua fita de Möbius! Uma das aplicações práticas desse incrível objeto é nas correias de transporte, pois se a correia possuir apenas um lado, ele será usado integralmente e desgastará uniformemente, ou seja, nunca um lado vai ficar mais gasto do que o outro, diminuindo as chances de haver um mau funcionamento do equipamento.
Gostou? Tente pôr em prática esse experimento na sua casa: Construa uma fita de Möbius com papel e tente pintar cada lado de uma cor, e verá, com seus próprios olhos que, quando você tiver acabado de pintar um lado, na verdade terá terminado de pintar a fita toda!
Texto produzido por Rafael Weslley Barbosa Leite, monitor do Espaço da Matemática.
Fonte: Dantas, F.F.V., Os mistérios da fita de Möbius e suas aplicações. Documentário "Isto é Matemática", Temporada 6, episódio 7.