Por que Escritoras Vivas?
O projeto tem como principal objetivo ser um coletivo de autoras para mobilização e expressão cultural na cidade de São Gonçalo, atuando na causa do protagonismo das mulheres. Para isso, utilizamos a literatura como ferramenta de comunicação e empoderamento feminino. Idealizadora do projeto "Escritores Vivos", de 2017, que entrevistava escritores da cidade, a professora e também escritora Yonara Costa percebeu o número ínfimo de escritoras mulheres no município. Onde elas estão? Em seguida, convidou a educadora Suzane Silveira e a jornalista Cyntia Fonseca para compor o grupo.
Com isso, tivemos a ideia de expandir o projeto para atender a uma demanda de autoria feminina, ainda tão tímida na cultura gonçalense. A partir desse momento, nasceu o "Escritoras Vivas" que também leva o selo do Grupo Mulheres do Brasil, criado pela Luiza Trajano, CEO da Magazine Luiza. Juntas, realizamos oficinas para muitas mulheres na cidade por meio de plataformas digitais. Como resultado, publicamos os textos selecionados de 32 autoras no livro “Escritoras Vivas: coletivo de autoras gonçalenses” (2021), lançado pela editora, também de São Gonçalo, Apologia Brasil. Hoje, somos várias mulheres de diferentes vivências, idades e realidades sociais trabalhando de modo colaborativo para tornar a produção de autoria feminina cada vez mais visível e presente na agenda cultural na cidade.
Nos mês de fevereiro de 2021, realizamos oficinas de poesia, conto e escrita jornalística de modo presencial e remoto (híbrido - no Bistrô D'Avó e pelo Instagram) ministradas pelas oficineiras Suzane Silveira, Yonara Costa e Cyntia Fonseca. Cada oficina beneficiou 15 oficinandas que participaram ativamente do processo, produzindo textos e trocando conhecimentos.
Realizamos um Sarau Literário no dia 20 de março de 2021 como culminância das oficinas, contando com muita música, leitura de textos e transmissão ao vivo pelo Instagram do Escritoras Vivas.
No dia 17 de julho de 2021, fizemos o lançamento do nosso livro coletivo com as autoras por horário escalonado, com uma programação intensa: tarde de autógrafos, coquetel, venda de livros e transmissão ao vivo com leitura de textos em tempo real pelo Instagram @escritorasvivas.