EMETF

“Prof.ª Izaura Sampaio” 

Início das aulas 22/07/2025

A Escola Municipal de Ensino Técnico e Fundamental Prof.ª Izaura Sampaio, situada à Rua Tupã, 601, Bairro São Francisco, Dracena/SP, iniciou suas atividades em 1989 na administração José Cláudio Grando, quando a Secretária da Educação era a Professora Isaura Miike, a partir da Lei Municipal nº 1962 de 15 de dezembro de 1989. Inicialmente a escola foi criada para ser de Ensino Médio Técnico, com três anos regulares e um técnico, somente com o Curso de Técnico em Mecânica e posteriormente Técnico em Eletrotécnica. A escola passou por diversas mudanças em sua grade curricular, até chegar como está hoje, com os cursos de quatro semestres letivos (2 anos). A escola teve sua denominação alterada com fundamento na Resolução SE nº 72/88 de 12 de outubro de 1993; e através da Lei Municipal n° 4.141 de 14 de maio de 2013 recebeu nova denominação “Escola Municipal de Ensino Técnico e Fundamental Prof.ª Izaura Sampaio”.

A EMETF “Prof.ª Izaura Sampaio” é mantida pela Prefeitura Municipal de Dracena, sendo a única escola da região a oferecer os cursos gratuitamente. Atualmente atende 230 alunos distribuídos nos Curso de Técnico em Eletrotécnica, Técnico em Mecânica e Educação de Jovens e Adultos (EJA) de 1ª a 4ª série, sendo as aulas ministradas somente no período noturno.

Nos cursos técnicos há predominância em 80% do sexo masculino e o perfil dos alunos é diversificado, composto por jovens vindos de mais de quinze municípios da região da qual Dracena é polo, alguns estudam no ensino médio em concomitância ao técnico, outros egressos do ensino médio já concluído, muitos que já trabalham em empresas e necessitam de maior qualificação profissional, alguns alunos da área de nível superior ligados à construção civil, instalações elétricas, na agricultura, na produção sucroalcooleira, e nos mais diversos ramos da metalurgia, siderurgia e eletricidade. Já a Educação de Jovens e Adultos é bem heterogênea, formada por alunos em sua maioria adultos de meia-idade que não tiveram acesso à escolarização.