O construtivismo é uma metodologia baseada na obra do psicólogo suíço Jean Piaget. Ele propôs que o conhecimento é adquirido através da interação da criança com o ambiente em que ela vive.
Essa metodologia de ensino entende que o aluno é a peça central na aprendizagem. Por isso, ele deve ser estimulado a conquistar independência, resolver problemas e elaborar hipóteses e perguntas.
Esta metodologia foi desenvolvida inicialmente para a alfabetização, pelo pedagogo Paulo Freire. Seu princípio básico é a “pedagogia libertadora”, ou seja, a ideia de que cada indivíduo é agente da própria libertação à medida em que adquire conhecimento.
Por isso, as escolas que adotam a pedagogia criada por Paulo Freire tem como objetivo educar respeitando as condições socioculturais dos alunos e desenvolver neles um senso crítico.
A principal característica do método é a dramatização. Durante a sessão, esse processo pode ser feito de modo grupal ou individual; o coordenador convida o sujeito a protagonizar uma situação conflituosa e realiza intervenções específicas a fim de aprofundar as relações e vínculos no aqui e agora.
Assim, o psicodrama se constitui uma prática eficaz no tratamento de diversas situações psicológicas, propiciando saúde, mudanças de atitude, transformamações, percepção de fenômenos, e desenvolvimento de papeis. Sendo assim, profissionais da área clínica tem se dedicado em estudar e desenvolver o método como conhecimento teórico e prático no manejo do sofrimento humano.