ESCOLA ESTADUAL PADRE MANOEL DA NÓBREGA
Em 19/04/1922, as “Escolas Reunidas da Freguesia de Nossa Senhora do Ó” começavam a ministrar suas primeiras aulas, instalada no Largo da Matriz. Nesta época a escola era dividida entre Escola Feminina e Escola Masculina.
No ano de 1925, as “Escolas Reunidas da Freguesia de Nossa Senhora do Ó” foi elevada para a categoria de Grupo Escolar Padre Manoel da Nóbrega, criado pelo Decreto de 26/02/1925 e instalado em março, ainda em instalações adaptadas próximas ao atual Largo da Matriz. Seu primeiro diretor foi o Professor Antonio Espíndola de Castro.
Em 1941, o grupo escolar instalou-se no prédio construído especialmente para seu funcionamento, situado à Avenida Itaberaba, n.º 45. Foi por muito tempo a única escola na Freguesia, abrigando as crianças de diversos bairros vizinhos.
Em 1973, a escola passou a assumir novos compromissos, a fim de atender os dispositivos da Lei 5.692/71. Desta forma, integrou o “Grupo Escolar Padre Manoel da Nóbrega”, o Ginásio Estadual da Freguesia do Ó, que funcionava no mesmo prédio a partir das 15 horas. A nova Unidade Escolar passou a denominar-se: ”Unidade Integrada de 1º Grau Padre Manoel da Nóbrega”.
Por muitos anos esta escola atendeu alunos da 1ª série à 8ª série, chegando a ter salas especiais para o atendimento de alunos portadores de necessidades especiais.
Desde 1996, quando foi promovida a reorganização das escolas estaduais, a ESCOLA ESTADUAL PADRE MANOEL DA NÓBREGA, vem atuando na educação de alunos da 1ª a 4ª série.
Hoje o ensino fundamental é organizado em cinco anos iniciais para crianças de 6 a 10 anos, e com quatro anos finais, para adolescentes de 11 a 14 anos. Ou seja, o período que passamos dentro da escola ainda é o mesmo.
O ensino fundamental agora é praticado da seguinte maneira:
Classe de alfabetização (CA) = 1º ano
1ª série = 2° ano
2ª série = 3° ano
3ª série = 4° ano
4ª série = 5° ano
5ª série = 6° ano
6ª série = 7° ano
7ª série = 8° ano
8ª série = 9° ano
De qualquer forma, desde sempre nossos alunos são orientados e educados nas diretrizes de amor e respeito aos semelhantes, mantendo sempre o alto nível de ensino para bem servir a Comunidade e para bem formar os homens de amanhã.