RESPONDA O QUESTIONÁRIO PARA AJUDAR NO PLANO DE AÇÃO 2022
Após uma decisão conjunta da Secretaria Estadual de Educação com a comunidade escolar, nossa escola passará a integrar o Programa de Ensino Integral (PEI) em 2022. Mais do que passar mais tempo na escola, os alunos poderão participar de uma programação diferenciada nos estudos para que desenvolvam seu protagonismo e autonomia num ambiente escolar renovado.
Com o PEI, os horários dos turnos escolares terão alteração:
Manhã/Tarde: 7h às 14h - Ensino Fundamental (1º ao 9º Ano)
Tarde/Noite: 14h15 às 21h15 - Ensino Médio (1ª à 3ª Série)
Para comportar todos os alunos do Ensino Fundamental no mesmo turno, a escola passará das 18 salas de aula atuais para 24.
Criado em 2012, o PEI potencializa a melhoria da aprendizagem e o desenvolvimento integral dos estudantes, nas dimensões intelectual, física, socioemocional e cultural, por meio de um modelo pedagógico articulado a um Modelo de Gestão.
No primeiro, são trabalhadas práticas pedagógicas, como Tutoria, Nivelamento, Protagonismo Juvenil com Clubes Juvenis e Líderes de Turma, além de componentes curriculares específicos, como Orientação de Estudos e Práticas Experimentais, que potencializam a formação integral do estudante a partir do seu Projeto de Vida.
O segundo permite o planejamento, desenvolvimento e acompanhamento das ações pedagógicas, de maneira estruturada.
Os investimentos na jornada integral refletem em melhores notas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) já no primeiro ano de implantação do programa.
Escolas PEI cresceram 1,2 pontos no IDEB 2019, enquanto as regulares, 0,6.
Das escolas estaduais de São Paulo, as 33 melhores colocadas no ranking são PEIs.
9 das 10 primeiras colocadas de ensino fundamental são PEIs.