HISTÓRICO DA ESCOLA

EMEF “PROFESSOR ERNESTO NASCIMENTO”


MISSÃO

Possibilitar uma educação democrática e de qualidade, comprometida com o individual e o social; assegurando um ensino de qualidade com ressonância na vida social, na qual os educandos e os profissionais da educação atuam como sujeitos reflexivos nas ações pedagógicas desenvolvidas, sempre levando em conta a responsabilidade e o respeito às individualidades.

VISÃO

Sermos uma escola de referência na cidade pela qualidade de ensino, respeito a diversidade, solidariedade e inovação na busca de vencer novos desafios.


HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL

A EMEF Professor Ernesto Nascimento, se encontra localizada à Praça Manoel de Almeida Matos Nº 20, Centro, Fundão / ES. Foi criada através do Decreto Nº 10.970 de 29 de novembro de 1939, tendo sua publicação divulgada através da Portaria Nº 1.510, no Diário Oficial de 26 de março de 1981, tendo como primeiro Diretor o senhor Antonino Lé.

Sua história começou como Escola Reunida, passando a Grupo Escolar de Fundão e, através do citado decreto, foi denominada Grupo Escolar Professor Ernesto Nascimento, tendo como Entidade Mantenedora o Estado do Espírito Santo, mas em virtude das mudanças federais passou a se chamar EMEF Professor Ernesto Nascimento, sendo municipalizada no ano de 2008.

A escola recebeu este nome em homenagem ao professor Ernesto Nascimento, pois através de sua persistência junto à comunidade e autoridades, que deu-se o processo de fundação deste grupo escolar.

No ano de 1943 foi realizada a primeira “formatura”. Em 1963 foi inaugurada a “cantina”, em 1998 a biblioteca e em 2000 foi construída as duas salas do piso superior.

A escola funcionou em três turnos atendendo alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental Ampliado de 9 anos (1º ao 5º ano), no período matutino e vespertino.E, Educação de Jovens e Adultos (EJA – 1º segmento), no noturno. Sendo este último atendido até o ano de 2017.

A partir do ano de 2018 a escola passou a funcionar em dois turnos, atendendo alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental Ampliado de 9 anos do 1º ao 5º ano, no matutino e vespertino.

Em 2006 recebeu seu primeiro laboratório de informática, com seis máquinas e uma impressora, através do Proinfo Estadual. Porém, o espaço do LIED não havia funcionado até o ano de 2010, quando numa parceria com o Governo Federal através do Programa PROINFO / MEC recebeu mais 18 máquinas, uma impressora e internet e passou a participar do programa municipal de informática educacional. Em 2012 foi realizado um concurso entre os alunos, onde foi escolhido o nome para o Laboratório de Informática , ficando assim denominado “Cantinho do Conhecimento e da Tecnologia”. Em 2018, o LIED voltou a não funcionar por determinação da Secretaria Municipal de Educação. Neste mesmo ano de 2018 iniciou-se o PDLE (Projeto de desenvolvimento na leitura e escrita) que foi institucionalizado, mas criado e formalizado pela Secretaria Municipal de Educação, onde os alunos tem momento de reforço dentro do horário de aula de forma que não prejudique sua participação nas aulas com professor regente de sala. Também sendo realizado o PVE (Parceria pela Valorização da Educação), com projetos de leitura envolvendo a turma do 4º ano, do turno matutino, desta Instituição de Ensino, assim como os projetos institucionais que vem sendo desenvolvidos no decorrer dos anos.

Procuramos trabalhar, apesar de todas as dificuldades enfrentadas pelas escolas e das condições adversas de seu entorno, com diálogo, conscientização e inclusão dos alunos e familiares. Fazemos o que está ao alcance, dentro do que é direito. Empenhamos demonstrar que escola de valor se faz com solidariedade, autoestima, harmonia, perseverança e identidade. Acreditamos que com isso podemos oferecer uma educação de confiança e qualidade.

A escola reconhece que o aluno é construtor do seu conhecimento e respeita seus níveis de desenvolvimento e ritmos de aprendizagem, além de dar especial atenção a sua autoestima.

É preocupação constante da EMEF “Professor Ernesto Nascimento”, desenvolver práticas de gestão para melhorar os resultados educacionais, por meio de diversas ações:

- Análise comparativa de gráficos de rendimento escolar;

- Avaliações internas e externas;

- Pré conselhos de professores e alunos;

- Conselhos de Classe;

- Reunião de pais;

- Divulgação dos resultados para toda a comunidade.

Estas ações contribuem para elaborar coletivamente um plano de apoio pedagógico, reuniões com os pais e apresentação dos resultados com pontos fortes e fracos e possíveis soluções e sugestões.

O acompanhamento da frequência escolar é sistemático e diário, tanto pelos professores, como pela equipe pedagógica, que o faz diariamente turma por turma. Aos alunos infrequentes, pais ou responsáveis e conviventes, recebem comunicação escrita e por telefone, solicitando, salvo em alguns casos, assinatura de termo de compromisso. Persistindo a infrequência estes alunos são encaminhados aos órgãos competentes. Tanto no turno matutino, quanto no vespertino, há infrequência de alguns alunos por diferentes motivos.