Apaixonada por música, Fernanda Cecília, ou melhor dizendo, Professora Fernanda Cecília, realizou um dos seus maiores sonhos, que foi conseguir se formar em Licenciatura Plena em Música pela Universidade do Estado do Pará (Santarém) e por conseguinte, fundar a sua escola de música: Dó Ré Mi Educação Musical.
O INÍCIO DE TUDO
O amor pela música, despertou-se no ano de 2007 aos 09 anos de idade, quando Fernanda Cecília entrou para o Coral Infanto – Juvenil da Igreja Nossa Senhora de Fátima em Santarém – Pará. Nessa Época, a coordenadora do coral era a Dona Zelma e o Tecladista que acompanhava o coral era o Seu Tiozão (Como carinhosamente era chamado por todos os integrantes do coral). Os anos foram se passando, até Fernanda começar a criar uma certa maturidade e mais curiosidade pela música. Foi então que se apaixonou pelo piano. Em 2014, anos depois da chegada do Pianista e Professor de Música João Paulo, a paixão pela música foi ficando mais certa, até que um dia, divulgaram pela Igreja de Fátima, a Escolinha de Música, que era destinada a crianças jovens e adultos e que tinha como objetivo prepara músicos para tocar nas missas e/ou celebrações. Sem exitar, Fernanda Cecília escolheu o piano e o teclado, e então, começou a construir a sua identidade musical.
A GRADUAÇÃO EM MÚSICA
Sabendo que em Santarém tinha um curso superior em Licenciatura em Música, Fernanda Cecília se doou e fez o Vestibular. No dia 24 de Janeiro de 2016 saiu e resultado do vestibular, e lá estava o nome de Fernanda Cecília, que passou em 4º Lugar no PROSEL da UEPA. Foi uma grande festa. Ao iniciar o curso, Fernanda começou a traçar o seu perfil profissional. Durante seu curso, participou de trabalhos voluntários e também conseguiu o seu primeiro emprego na área da música. Além disso, ao chegar no 5º semestre, o espírito de empreendedora apareceu, e começou a dar os primeiros passos para construir a sua escola de música. Em dezembro de 2019, concluiu o curso e recebeu o título de Professora de Música.
PROJETO AABB COMUNIDADE
Voltando ao período de graduação, Fernanda Cecília recebeu um desafio, que foi preparar e reger um coral no Projeto AABB Comunidade de forma voluntária, no ano de 2016. Sem ter muita experiência, foi uma oportunidade para começar a criar maturidade profissional. O projeto AABB comunidade era uma projeto social que atendia crianças e adolescentes que desenvolvia diversas atividades, em especial a música. Foi um ano muito importante para poder amadurecer profissionalmente. Logo depois, em 2018, Fernanda recebeu a proposta de emprego, como professora de música nesse mesmo projeto. E foram trabalhadas as atividades de Canto coral e Flauta Doce. O Pivô desse cunho profissional, se deve a Verônica Andrade, que acreditou, confiou e ajudou Fernanda Cecília nesta caminhada docente. Gratidão é a palavra que define.
DÓ RÉ MI: EDUCAÇÃO MUSICAL
A Dó Ré Mi: Educação Musical foi uma das decisões mais certeiras de Fernanda, tomadas em 2018. Foi fundada em 28 de agosto de 2018 e inicialmente, a escola funcionava atrás de sua casa, mais precisamente no puxadinho construído. Não tinha paredes, nem portas, muito menos muita proteção. Mas tinha muito compromisso em ensinar seus 6 alunos. Com o primeiro salário recebido pela AABB Comunidade, Fernanda comprou seu teclado, e com o violão emprestado de seu namorado Andrey Hugo, começou a ofertar seus cursos. Com muita luta e ajuda de seu namorado, a Dó Re Mi conseguiu realizar o seu primeiro recital de natal, mesmo com 6 alunos. Foi uma noite marcante e emocionante. Em janeiro de 2019, Fernanda investiu seu decimo terceiro salário todinho para fechar o puxadinho. Começou a crescer, tanto estruturalmente quanto em alunos. Foi uma vitória. Em maio de 2019 a Dó Ré Mi recebeu o convite para se apresentar em uma das noites de arraial da Igreja Nossa Senhora de Fátima. Foi um passo a mais. Nesse mesmo mês, foi realizado o recital em homenagem as mães, na qual os alunos de todo os cursos apresentaram uma música. Em dezembro de 2019 ocorreu o II recital de natal. Logo após o recital, Fernanda buscou crescer ainda mais o espaço da sua Escola de Música. Foi então que em Março de 2020, conseguiu alugar um espaço todo climatizado, com sala de espera, sala de música e um ambiente confortável.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O caminho traçado por Fernanda Cecília não foi nada fácil. Principalmente quando se trata em administrar sua empresa. Teve muitos desafios. Houve momentos em que pensou em desistir. Mas seguiu adiante, graças ao seu namorado Andrey Hugo, que apoiou desde o inicio de tudo. Além disso, ele é formado em Ciências Contábeis, logo, é o contador da Dó Ré Mi: Educação Musical. Hoje em dia, Fernanda sempre busca atualizações no que diz respeito a educação musical, trazendo novidades e mais praticidade no seu ensinar musical e contribuindo na formação musical em Santarém - Pará.