Na pesquisa qualitativa usualmente analisamos documentos. O ATLAS.ti trabalha com uma infinidade de tipos diferentes de arquivos multimídia. Nesta ferramenta é possível agregar PDF, Docs do Word, imagens, áudio e vídeo entre outros formatos. Na oficina vamos aprender como criar unidades de análise, quotations, e redes com categorias.
Conheça já essa poderosa ferramenta e a sua aplicação na análise qualitativa de dados.
OBJETIVOS DA OFICINA:
Uma pesquisa analítica envolve elementos tangíveis, tais como: sistematização, montagem, retrabalho, layouts complexos e algumas ferramentas que auxiliem a identificação de padrões e teste de hipóteses. Uma pesquisa bem organizada possibilita que o pesquisador tenha os instrumentos necessários para analisar, avaliar, pesquisar e consultar seus dados, bem como capturar, visualizar e compartilhar suas descobertas. Embora o aspecto técnico de seleção e organização dos dados possa parecer administrável quando se lida com apenas algumas poucas fontes de documentos, ele pode se tornar desanimador à medida que o número de documentos ou fontes aumentam. O atlas.ti® é uma poderosa ferramenta de apoio à análise qualitativa utilizada por pesquisadores em diversas temáticas e em diversos países.
Essa oficina concentra-se no entendimento de uma análise de conteúdo e na apresentação da ferramenta atlas.ti® para uso em análises qualitativas, focando desde seus elementos básicos para análise, até nas técnicas avançadas de análise, com o uso de fontes externas e a geração de relatórios por meio de operadores boleanos e semântivos. Ao adquirir esse conjunto de conhecimentos o aluno estará capacitado a realizar análise qualitativas com o uso da ferramenta atlas.ti® produzir resultados de pesquisa consistentes com os atuais níveis de exigência de publicação em uma revista de qualidade.
CONTEÚDO PRÉVIO:
Preparação de informações para análise;
Elaboração de nuvens de palavras;
Codificação indutiva e dedutiva;
Autocodificação;
Organização de anotações;
Construção de redes de relacionamento;
Exploração avançada das informações;
Revisão de literatura com Atlas.ti.
METODOLOGIA
O curso requer o envolvimento intenso e dedicado dos participantes, para que os resultados sejam potencializados e se tornem práticos. Será conduzido no formato de oficina virtual, ou seja, ocorrerá a apresentação e uso da ferramenta de forma concomitante para que os participantes não somente visualizem como utilizar a ferramenta, mas que a utilizem em uma situação real, porém simulada. A oficina fará uso de:
Material exposto pelo professor em slides;
Base de dados disponibilizada pelo desenvolvedor da ferramenta;
Discussão e aplicação prática em sala de aula.
OBSERVAÇÕES
Os participantes irão utilizar a versão demonstração da ferramenta para que possam
resolver exercícios durante a oficina. Orientações de instalação serão enviadas antes do início da oficina, para que o tempo online seja direcionado à aprendizagem das funcionalidades da ferramenta. Por fim, a oficina encerra com a execução de um exercício que explora todo o conhecimento obtido, sendo utilizado para melhor fixação da forma de uso da ferramenta apresentada durante os dias da oficina.
Doutora pela FGV/EAESP com pós-doutorado pela UP. Pesquisadora da CIBiogás - Centro Internacional de Energias Renováveis do Parque tecnológico Itaipu. Mestrado em Administração - PUC (2014). Especialização em Marketing – FGV (2002), em Finanças - FAE (1998), em Engenharia da Informação – PUC (1991), em Didática do Ensino Superior – PUC (1989) e em Administração - FAE (1989). Graduação em Tecnologia – UFPR (1988).
Possui expertise em pesquisa qualitativa e análise de conteúdo com publicações no tema. Ministrou oficinas de Atlas TI na GV, ISAE e na 1ª edição da Winter School BSUP.
Carga Horária: 7:30 horas
Datas: 19, 20 e 21 de Julho, das 19:00 às 21:30
Preço: R$ 150,00 (+ taxas financeiras do Sympla) - Limitada a 25 vagas.
O Curso terá certificado de participação.