Nosso objetivo é proporcionar uma experiência única aos(às) estudantes e professores(as) do Distrito Federal, conectando-os(as) diretamente com as atividades de pesquisa e ensino de física em nossa universidade. Para isso, planejamos cursos introdutórios ministrados por nossos(as) próprios(as) docentes e pesquisadores(as).
Nosso compromisso é envolver alunos(as) e professores(as) das redes de ensino do DF em atividades relacionadas à Física desenvolvidas por nossos(as) docentes do Instituto de Física/UnB. Além disso, buscamos integrar alunos(as) de graduação e pós-graduação em práticas de pesquisa, ensino e extensão. Já contamos com diversos minicursos e oficinas programados para o segundo semestre de 2025, oferecendo à comunidade uma oportunidade única de explorar a Física de maneira acessível e instigante.
(Coordenador)
Doutor em Educação em Ciências (2023) pela Universidade de Brasília por onde também é Mestre em Ensino de Física (2016) e Licenciado em Física (2013). Possui experiência na produção de material didático como redator, editor e analista. Foi professor da educação básica na rede pública e privada de ensino do Distrito Federal entre 2012 e 2023. Parecerista de revistas da área de ensino e educação. Vencedor do Prêmio Educador Nota 10 edição 2020. Pesquisador na linha de Formação de Professores de Ciências, tendo especial interesse por aspectos concernentes à formação identitária desses sujeitos na contemporaneidade. Atualmente é Professor Adjunto "A" do Instituto de Física da Universidade de Brasília.
Antony Marco Mota Polito
(Coordenador)
Doutorou-se em física, pela Universidade de Brasília (UnB), no ano de 2006. Em 2011, tornou-se Professor Adjunto do Instituto de Física da UnB, onde permanece até hoje, já como Professor Associado, desenvolvendo atividades de pesquisa e de ensino. Na física, sua atuação se deu na área de física matemática e estatística, tendo se dedicado ao estudo dos seguintes temas: processos estocásticos aplicados à física, teoria cinética de sistemas granulares e simulações computacionais em dinâmica molecular. Também a partir do ano de 2013, iniciou sua dedicação à área de ensino de física, que perdura até hoje. Nessa área, contribuiu como autor de materiais didáticos, voltados para a Licenciatura em Física e para o Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF-UnB);
Este projeto é apoiado pelo Programa de Educação Tutorial (PET) Física. Trata-se de um programa de excelência que se compromete em aprimorar o curso de graduação em Física. Tem como objetivos principais: a melhoria do ensino de graduação, a formação acadêmica ampla do aluno, a interdisciplinaridade, a atuação coletiva e o planejamento e a execução, em grupos sob tutoria, de um programa diversificado de atividades acadêmicas. Sem este apoio a Escola Continuada de Física não chegaria à sua realização e, por isso, somos muito gratos.
Os membros do PET que contribuíram para o projeto: foram Ádria Maximino Ferreira da Silva, Edmar Bittencourt Pereira, Felipe Oliveira da Silva, Maria Vitória Gerheim Rocha Dias, Sávio de Melo Rocha.
Uma Universidade transformadora, com a missão de produzir, integrar e divulgar conhecimento, formando cidadãos comprometidos com a ética, a responsabilidade social e o desenvolvimento sustentável. Essa é a Universidade de Brasília, cuja trajetória se entrelaça com a história da capital do país.
Resultado do sonho e do trabalho de educadores como Darcy Ribeiro e Anísio Teixeira, a UnB é, desde 1962, ano de sua criação, uma das principais referências acadêmicas nacionais. A diversidade cultural presente em seus quatro campi é uma de suas características marcantes. A pluralidade, aliada à busca permanente por soluções inovadoras, move a produção científica e o cotidiano da instituição.