Nosso objetivo é proporcionar uma experiência única aos(às) estudantes e professores(as) do Distrito Federal, conectando-os(as) diretamente com as atividades de pesquisa e ensino de física em nossa universidade. Para isso, planejamos cursos introdutórios ministrados por nossos(as) próprios(as) docentes e pesquisadores(as).
Nosso compromisso é envolver alunos(as) e professores(as) das redes de ensino do DF em atividades de relacionadas à Física desenvolvidas por nossos(as) docentes do Instituto de Física/UnB. Além disso, buscamos integrar alunos(as) de graduação e pós-graduação em práticas de pesquisa, ensino e extensão.
Já contamos com diversos minicursos e oficinas programados para o segundo semestre de 2024, oferecendo à comunidade uma oportunidade única de explorar a Física de maneira acessível e instigante. Além disso, estamos entusiasmados em anunciar parcerias com o ICTP-SAIFR/UNESP e o SESILAB, que contribuirão para expandir o alcance e o impacto de nossa iniciativa na comunidade.
Este projeto é viabilizado e apoiado pelo programa "Licenciaturas em Ação/2024". Trata-se de uma iniciativa do Decanato de Ensino de Graduação e do Decanato de Extensão da Universidade de Brasília que anualmente financiam bolsistas para atuarem em projetos que envolvam alunos(as) das licenciaturas da universidade em atividades de ensino e extensão. Sem este apoio a Escola Continuada de Física não chegaria à sua realização e, por isso, somos muito gratos.
(Coordenador)
Doutor em Educação em Ciências (2023) pela Universidade de Brasília por onde também é Mestre em Ensino de Física (2016) e Licenciado em Física (2013). Possui experiência na produção de material didático como redator, editor e analista. Foi professor da educação básica na rede pública e privada de ensino do Distrito Federal entre 2012 e 2023. Parecerista de revistas da área de ensino e educação. Vencedor do Prêmio Educador Nota 10 edição 2020. Pesquisador na linha de Formação de Professores de Ciências, tendo especial interesse por aspectos concernentes à formação identitária desses sujeitos na contemporaneidade. Atualmente é Professor Adjunto "A" do Instituto de Física da Universidade de Brasília.
Antony Marco Mota Polito
(Coordenador)
Doutorou-se em física, pela Universidade de Brasília (UnB), no ano de 2006. Em 2011, tornou-se Professor Adjunto do Instituto de Física da UnB, onde permanece até hoje, já como Professor Associado, desenvolvendo atividades de pesquisa e de ensino. Na física, sua atuação se deu na área de física matemática e estatística, tendo se dedicado ao estudo dos seguintes temas: processos estocásticos aplicados à física, teoria cinética de sistemas granulares e simulações computacionais em dinâmica molecular. Também a partir do ano de 2013, iniciou sua dedicação à área de ensino de física, que perdura até hoje. Nessa área, contribuiu como autor de materiais didáticos, voltados para a Licenciatura em Física e para o Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF-UnB);
Amanda de Araujo Clifford
Sou graduada em Administração e atualmente curso licenciatura em Física na Universidade de Brasília. Já participei do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) com o objetivo de aperfeiçoar minhas habilidades em educação. Atualmente faço parte do Laboratório de Física de Plasmas, na área de clima espacial e física solar e também faço parte do Grupo Astro, responsável por organizar atividades de observação e didáticas no Observatório Luiz Cruls da UnB. Ademais, sou voluntária na Escola Continuada e busco contribuir positivamente para a educação brasileira e para o desenvolvimento de nossos alunos.
Ana Clara Ferreira de Castro
Olá, me chamo Ana Clara Ferreira de Castro, estudante licenciatura em física e membro da Equipe da escola continuada de física.
Minha trajetória durante esses semestres foi de muito autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. Me aventurei em algumas áreas e acabei por desenvolver uma grande afinidade pelo ensino e pela pesquisa em ensino.
É com grande entusiasmo que me dirijo a cada um de vocês para contribuir no projeto.
Curso licenciatura em física na Universidade de Brasília. Minha jornada acadêmica tem sido marcada por uma profusão de experiências e projetos enriquecedores. Atuei desenvolvendo um software de espectro de correção de linha para EPR, monitoria, professor substituto, até a Escola Continuada de Física.
Tenho expectativa que esse projeto seja capaz de incentivar pessoas à se envolverem com a física!
Sou Licenciada em Ciências Biológicas (2024) pela Universidade de Brasília e estou concluindo o bacharelado também em Ciências Biológicas. Tenho formação em audiodescrição e deste o início da minha graduação pesquiso sobre o ensino de Ciências e Biologia para alunos(as) com deficiência visual. Escolhi pesquisar sobre acessibilidade no Ensino de Astronomia no meu trabalho de conclusão de curso, orientada pelo professor André Barcellos. Nesse período conheci o projeto e fiquei encantada com a proposta. Espero que possa ser estendido para as demais áreas do ensino Ciência também! E além disso que possa beneficiar e encorajar todos(as) alunos(as) que dele participarem a ingressar na Universidade.
Me chamo Isabelle, tenho 23 anos, entrei no bacharelado em física em 2018 e em 2023 mudei para o curso de licenciatura, que estou cursando atualmente. Tenho muito interesse em pesquisar o ensino de ciências e pretendo continuar minha formação para atuar como docente no ensino superior. Acredito que a escola continuada é uma ponte muito virtuosa entre a escola e a universidade, que direciona jovens motivados ao caminho de se tornarem cientistas.
Extensionista da Escola Continuada, é Bacharel e MBA em Administração, trabalhou com análise econômico-financeira de projetos. Atualmente graduando em Física Licenciatura pela UnB.
Tiago Campos da Paz Mota Longo
Meu nome é Tiago Longo, atualmente sou licenciando no curso de física pela Universidade de Brasília. Tendo como inspiração meus professores do ensino médio sempre me parecia um trabalho divertido e inspirador e ao entrar no curso de física, até agora apenas tenho mais certeza de que é este o caminho que quero seguir. Já possuo experiência com educação pública no Brasil através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) que participei na faculdade. Meu objetivo com a Escola Continuada é ganhar ainda mais experiência e contato com diversos alunos nos mais variados ambientes de ensino e esferas sociais, agregando no meu repertório pessoal e profissional.
Uma Universidade transformadora, com a missão de produzir, integrar e divulgar conhecimento, formando cidadãos comprometidos com a ética, a responsabilidade social e o desenvolvimento sustentável. Essa é a Universidade de Brasília, cuja trajetória se entrelaça com a história da capital do país.
Resultado do sonho e do trabalho de educadores como Darcy Ribeiro e Anísio Teixeira, a UnB é, desde 1962, ano de sua criação, uma das principais referências acadêmicas nacionais. A diversidade cultural presente em seus quatro campi é uma de suas características marcantes. A pluralidade, aliada à busca permanente por soluções inovadoras, move a produção científica e o cotidiano da instituição.