A Escola de Teatro Político e Vídeo Popular "Cenas Camponesas" é um projeto de extensão da UFPI (Campus Bom Jesus), vinculado ao Núcleo de Agroecologia e Artes do Vale do Gurgueia (NAGU), e faz parte do Programa de Extensão e Grupo de Pesquisa Terra em Cena (UnB), bem como da Rede de Teatro Vídeo-Popular de Nuestra América.
Temos como objetivo socializar os meios de produção teatrais e audiovisuais junto com os povos e comunidades rurais do Piauí, visando fortalecer a expressão artístico-política e organizativa desses sujeitos, sobretudo no que diz respeito ao tema agroecologia.
Reconhecemos a agroecologia como um movimento de construção e fortalecimento, dos territórios camponeses, na perspectiva da soberania popular. Partimos da concepção da arte como um direito humano, fundamental à experiência de educação e libertação das classes populares, na elaboração de narrativas agroecológicas insurgentes e na sua inserção da dinâmica de memória e resistência social no campo.
A Escola nasceu dos acúmulos do projeto de extensão Cenas Camponesas, realizado desde 2017 na UFPI, do diálogo e parceria constituídos no interior deste projeto com povos quilombolas, indígenas e camponeses do PI.
Este projeto legou uma perspectiva dialética para a Escola: de um lado, buscamos dispor do teatro e do audiovisual como linguagens de denúncia dos processos de violência e violação dos direitos dos povos do campo, decorrente do avanço do agronegócio na região Sul do PI. De outro lado, cabe à Escola, por meio de métodos e processos participativos, apoiar as entidades e movimentos dos trabalhadores do campo, em seu processo de informação, formação e organização.
A Escola oferece cursos, organiza eventos, participa de redes e atua em atividades de pesquisa e ensino sob tal perspectiva.