As imagens acima representam a culminância do Projeto Indígena realizado no dia 19 de abril de 2022. Foi o primeiro projeto executado no corrente ano e merece destaque por sua abrangência e originalidade. Nada ficou de fora. Comidas típicas, trajes, costumes. Toda a tradição dos povos indígenas foram apresentados. Desenvolvido pelos alunos e professores do EMI conquistou o coração dos alunos e contou com a execução de palestras, oficina de confecção de arco e flecha, entre outras atividades. Além de pesquisa e reflexão acerca da ancestralidade dos primeiros habitantes do Brasil. Os professores buscam mostrar a descendência e luta dos indígenas e resta claro perceber o verdadeiro genocídio do qual foram vítimas. Nossos parentes sentiram, literalmente na pele a destruição realizada pelo homem branco. A profundidade e abrangência do projeto foi tamanha que mereceu estar ao vivo na programação do telejornal Bom dia Santarém.
PROJETO : CENÁRIOS E OLHARES DE SANTARÉM SOB A LENTE DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE TEMPO INTEGRAL
I EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA COM USO DE CELULAR-2022
O projeto tem na pessoa da Professora Sara Lisboa, a sua idealizadora, juntamente com os professores do Sistema Integral de Ensino e contou com a participação de um fotógrafo renomado de Santarém. Foi difícil para os jurados escolherem as três melhores imagens. Os alunos souberam , muito bem, captar a essência do projeto e fizeram fotos belíssimas. Revelando assim a capacidade dos professores em aperfeiçoarem suas habilidades com as mídias digitais.
Palestra com o título: Drogas: Antídoto ou veneno
A palestra trouxe a escola dois agentes da Polícia Federal; Danilo Nogueira e Danilo Monteiro. Eles mostraram por meio de slides como é feito o trabalho de um policial federal na cidade. Explicaram as diferenças existentes entre as polícias Civil, Militar, polícia Federal e PRF ( Polícia Rodoviária Federal) Os alunos mostraram um grande interesse pela ministração da palestra. Principalmente quando os agentes expuseram a respeito das drogas lícitas e ilícitas e tudo o que as drogas podem causar no organismo de seus usuários. Expuseram ainda a respeito do artigo 33 da Lei n 11.343 -06. Com a exposição do artigo foram esclarecidas muitas dúvidas dos alunos e várias perguntas foram feitas. De um modo geral, todos saíram satisfeitos com o aprendizado a respeito das drogas. O projeto foi idealizado pelos seguintes professores: Lúcia Silva, Antônia Cláudia e Roniel Brelaz.
ENEM PARÁ ITINERANTE - SEDUC-PA
O ENEM ITINERANTE é um projeto da SEDUC - PA que intenciona realizar aulões com professores de referência do Estado do Pará ao lugares mais longínquos do estado. Haja visto que o Pará possui 1.248.000 km (quadrado), com 144 municípios. A maioria dos municípios são adentrados por transportes aquáticos. O que dificulta o deslocamento pelo estado. A cidade de Santarém-PA, localizada ao Oeste do estado, só este ano já foi contemplado com dois aulões, incluindo as disciplinas de redação, Matemática, Física, Geografia, etc. Neste próximo sábado. Dia 24 de setembro será realizada a terceira etapa do ENEM ITINERANTE na CEULS-ULBRA, das das 8h às 12 horas. a Escola Maria Uchôa Martins tem o prazer de contar com a presença do professor Dhyoledson Ferreira entre os professores que formam a caravana do ENEM ITINERANTE, o professor em questão é responsável pela participação de muitos alunos santarenos. Ele é um dos grandes incentivadores do projeto. Destacamos, ainda, a presença dos alunos do 3º ano integral da escola e alunos do 1º e 2º anos . Os alunos sempre vão acompanhados de professores como: Roniel Brelaz e Alcilene Amaral, professores comprometidos com os alunos da escola.
No dia 17 de setembro de 2022 tivemos a honra de entregar a medalha de bronze das OBMEP 2019 para o aluno Carlos André . O aluno, em questão, já é um colecionador de medalhas e recebeu medalhas. Das várias que recebeu, pode-se incluir a das Olimpíadas de Astronomia entre outras disciplinas. Um exemplo a ser seguido. Aluno exemplar que não deixa nada a desejar em termos de comprometimento com o seu futuro educacional. Em breve teremos um grande Engenheiro da Computação fazendo parte de uma grande universidade do Brasil. Quiçá do mundo.
O Vídeo acima mostra a dedicação dos professores Roniel Brelaz e Dyoledson Ferreira ministrando aulas de física e matemática sobre o conteúdo do ENEM. A dedicação desses professores está explícita em cada projeto em que os mesmos estão envolvidos. Nossos alunos apesar de estarem o dia todo na escola, compareceram com louvor ao aulão. Esse esforço certamente será recompensado com um resultado positivo no ENEM. A imagem mostra ainda nossa Diretora Ralyene Pereira sendo entrevistada, assim como o Vice Diretor Adlim Amaral . A Escola maria Uchôa Martins apresenta inúmeros projetos promissores e que valorizam sempre o protagonismo juvenil. Por fim , podemos visualizar o aluno Carlos André recebendo a medalha de bronze da OBEMEP.
Placa de identificação da Biblioteca Faustino Almeida
A placa foi confeccionada pelo artesão João Alfredo Aragão em Oriximiná -PA. Ela foi esculpida em madeira de lei e presenteada à Escola pelo Senhor Glauco Aragão. O patrono da Biblioteca é o Professor Faustino Almeida. Ex Vice Diretor da Escola Maria Uchôa e falecido no ano de 2018. Neste período fazia parte da gestão da referida escola. O Professor Faustino- conhecido como Júnior, deixou legado como gestor e como historiador. Também foi vereador e diretor de escola na cidade de Aveiro-PA, onde viveu por um longo período de tempo.
PROJETO: POESIAS QUE FALAM
O Projeto : POESIAS QUE FALAM é idealizado pela Professora Alcilene Pinheiro do Amaral, funcionária da escola a mais de 15 anos. A Professora Mestra sempre trabalhou com o incentivo a leitura e percebeu que a possibilidade de trabalhar poesias com os alunos frequentadores da biblioteca poderia trazê-los para o espaço reservado a leitura o que ampliaria o seu conhecimento de mundo e ao mesmo tempo poderia ampliar o seu vocabulário, assim como os faz crescer enquanto protagonistas de suas histórias e escolhas. a primeira etapa do projeto foi realizada no mês de abril e contou com grandes parceiros. Entre os quais destacamos : o professor Neucivaldo Moreira, que juntamente com um grupo de poetas . Estiveram no auditório da escola para falar sobre o universo da vida dos poetas e sobre suas experiências nas suas práticas. Outro grande parceiro do projeto é o músico Glauco Aragão. Excelente músico do oeste paraense. Tecladista, cantor, compositor e produtor musical. Abrilhantou o evento com seu toque musical. Houve recitação de poemas e apresentações musicais.
Convite para a culminância do Projeto: POESIAS QUE FALAM
Imagens do curso de produção audiovisual
Realizado pelo Instituto Olha Já- dos mesmos idealizadores do Festival de curtas Cine Alter. O projeto possibilita que alunos do Ensino Médio tenham acesso a produção audiovisual acompanhados pelo fotógrafo João Figueiredo. O curso teve duração de 40 horas e a exibição de vídeos aconteceu na auditório da UFOPA , localizado na Avenida Marechal Rondon.
Alunos planejando os vídeos para serem exibidos na UFOPA.
Festa Junina da Escola Maria Uchôa Martins .Realizada no dia 28 de junho de 2022 . Os alunos apresentaram quadrilhas, carimbó , entre outras danças. Houve vendas de comidas típicas e bingos. Contamos com a participação de alunos, professores e comunidade local. Essa festa já é tradicional no bairro e costuma abrilhantar a quadra junina local.
Desde o ano de 2014 a ABL ( Associação Brasileira de Psiquiatria , em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM) , realiza a campanha intitulada Setembro Amarelo no Brasil. A Campanha objetiva prevenir e reduzir o número de suicídio no país. Atentos a essa demanda professores e gestão escolar da Escola Maria Uchôa Martins promoveram pesquisas, palestras e produção artística com o tema Setembro Amarelo. Inicialmente a Professora Sara Lisboa criou um projeto para que os alunos do EMI ( Ensino Médio Integral) produzissem pesquisas e cartazes com o tema e posteriormente houve um momento para a exposição oral da pesquisa nas salas de aula e posteriormente a exposição de cartazes no rol de entrada da escola . Registra-se que na escola em questão há um número considerável de alunos sofrendo com ansiedade e depressão . A postura da gestão e dos professores foi o de oferecer informações que auxiliem esses adolescentes e até os funcionários, que por ventura estejam precisando de orientações , de como e onde procurar ajudar para tratar essas doenças de cunho psicológico. Uma vez que afetam em demasia a sociedade como um todo . Um dos lugares onde é possível buscar ajuda é o CVV( Centro de Valorização da Vida). Através do número188 , qualquer pessoa pode ligar e solicitar para falar com um dos atendentes. Eles oferecem apoio emocional e prevenção ao suicídio, atendendo de forma voluntária e gratuita todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo através de telefone e chat 24 horas diárias.