Etapa Final

Estão na última etapa. Espero que esta aventura fique gravada na vossa memória - na minha já está - e que a vossa aprendizagem sobre Camilo, visitando a sua casa, tenha sido muito profícua. Assim, era importante terminar com uma particular referência ao exímio e genial escritor que vos desafiou a percorrerem estas páginas. Preparados?!

Mas...Não resisti à tentação e, antes de partirem para os últimos desafios, quis testar o vosso raciocínio lógico e matemático.

Uma dica: Na base, à esquerda, o retângulo em branco é constituído por um número com três algarismos. Contém na casa das dezenas e das unidades dois números primos contíguos em ordem decrescente.

Como já sabem, a determinada altura da vida, Camilo "atormentado pela doença, mergulhado em insanável tristeza, contra a qual apenas reage com a lâmina fina da ironia ou o látego terrível do sarcasmo, joguete permanente da sua alucinante instabilidade psíquica, ameaçado pela cegueira, julgando caminhar para a loucura que a tradição da família dava como estigma fatal de muitos dos seus, C. afunda-se no pessimismo e arrasta penosamente a cruz da sua expiação ..."

Se repararam, com a leitura do texto anterior, Camilo possuía um humor muito sarcástico e desconcertante, principalmente, na fase da sua doença. Vejam como ele, através da ironia, celebrou a amizade neste soneto dedicado aos seus "amigos". Leiam com muita atenção o soneto e está atento às pistas que ele vos dá, pois ele vai revelar-vos a chave que vos dará o acesso ao último desafio. Descubram a chave.

Os Amigos

Amigos cento e dez, e talvez mais,

Eu já contei. Vaidades que eu sentia!

Supus que sobre a terra não havia

Mais ditoso mortal entre os mortais.

Amigos cento e dez, tão serviçais,

Tão zelosos das leis da cortesia,

Que eu, já farto de os ver, me escapulia

Às suas curvaturas vertebrais.

Um dia adoeci profundamente.

Ceguei. Dos cento e dez houve um somente

Que não desfez os laços quase rotos.

- Que vamos nós (diziam) lá fazer?

Se ele está cego, não nos pode ver…

Que cento e nove impávidos marotos!

Camilo Castelo Branco

CHAVE: ____ ____ ____ ____ ____ ____ ____ ____

Agora sim, chegamos ao fim!

Eis o vosso último desafio. Tentem abrir este documento em PDF. Registem no formulário a solução.

ANTES DE TERMINAREM

Acedam a este qr code e deixem a vossa opinião sobre esta atividade.

Ou então acedam através deste link:

https://www.menti.com/ttidaery9f


Parabéns! Conseguiram chegar ao fim e com sucesso na vossa aprendizagem. A partir deste momento, podem construir uma ESCAPE ROOM! Desafia os teus professores e colegas a tornarem as aulas mais dinâmicas.