A Escola Estadual de Ensino Médio 20 de Setembro, está situada na Rua Chile, 479, em Caiçara – RS, município do Médio Alto Uruguai, pertence a 20° CRE de Palmeira das Missões, com uma área de 189,203 Km2 e aproximadamente 5.071 habitantes. Segue breve histórico da referida escola.
Representantes sociais, políticos e educacionais do munícipio, em especial, o professor Olivo Albarello iniciaram as tratativas para a criação de uma Escola de Ensino Médio em Caiçara. Na data de 22 de dezembro de 1975, sob o Decreto nº 24.329 e durante o mandato do Governador Sinval Guazzelli oficializou-se a criação da Escola Estadual de 2° grau Caiçara. No entanto, somente em 26 de março de 1981, o Conselho Estadual de Educação autorizou o seu funcionamento a partir do Parecer n° 214 / 81 com habilitação para Auxiliar de Contabilidade.
A criação da escola impulsionou o desenvolvimento cultural do município e marcou uma nova etapa na sociedade caiçarense, pois possibilitou que mais pessoas cursassem o segundo grau, inclusive àqueles que haviam parado de estudar por falta de oportunidade, melhorando as condições de trabalho e de vida de centenas de caiçarenses.
Após o Parecer favorável, a Escola passa a exercer suas atividades, no dia 23 de abril de 1981, sob a Direção do professor Olivo Albarello, somente no período noturno. Visando integrar a Escola com a comunidade, criou-se o Círculo de Pais e Mestres, em 29 de abril de 1981, contando com o trabalho do primeiro presidente, Senhor Dinizio Degregori. Nesse período o prédio escolar passou por ampliações para melhor atender seus alunos.
Apenas em 1983, a Escola passa a trabalhar com as três séries consecutivas e, nesse ano, houve a primeira turma de formandos, com 20 alunos.
Em 26 de abril de 1985, e de acordo com a ata n° 13/85, esse espaço educacional passou a denominar-se Escola Estadual de 2º Grau 20 de Setembro, em homenagem ao sesquicentenário da Revolução Farroupilha. Posteriormente, por determinação legal, adequou-se a nomenclatura conforme a modalidade de ensino ofertada, denominando-se Escola Estadual de Ensino Médio 20 de Setembro.
O Conselho Escolar passa a fazer parte deste colegiado a partir de 02 de junho de 1992, sob a Lei Estadual 9232/91 , cujo primeiro presidente foi o então Diretor Cláudio Pozzatti.
Durante os primeiros anos, a Instituição de Ensino atendeu em média 100 alunos/ano. A partir de 1996, devido ao incentivo do governo à extensão dos estudos para a Educação Básica, conforme legisla a Lei de Diretrizes e Bases (LDB n°9394/96), somada às necessidades de os alunos ampliarem as oportunidades de trabalho e à oferta de transporte escolar atingiu-se a média de 150 educandos.
Após 2006, a quantidade de alunos matriculados ultrapassou o número de 200, fato decorrente da oportunidade de prosseguir os estudos em nível superior de forma gratuita através dos programas Universidade para Todos (ProUni), Sistema de Seleção Unificada (SISU) e Financiamento Estudantil (FIES) oportunizados a partir do Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM), somadas à facilidade de acesso às Universidades públicas e privadas e a inclusão do Ensino Médio como etapa da Educação Básica.
Durante o período de 2005 à 2008, o estabelecimento ofereceu a modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), oportunizando a 77 jovens e adultos a concluírem a Educação Básica.
A partir de 2009, a escola passou a não ofertar essa modalidade, pois não houve demanda de matrículas para formação de turma. Os alunos que desejam frequentar a EJA dirigem-se à cidade de Frederico Westphalen e são atendidos pela Escola Estadual Cardeal Roncalli e Núcleo Estadual de Educação de Jovens e Adultos (NEEJA).
Até 2014, além de dois grupos de EJA, 32 turmas do ensino regular concluíram o Ensino Médio, totalizando 1.153 alunos que tiveram a oportunidade de continuarem os estudos em nível superior ou ampliaram as oportunidades de trabalho devido à qualificação educacional.
Dados registram que no decorrer desses 33 anos (1981-2014) a Escola obteve o índice de 79,3% dos alunos aprovados; 7,5% reprovados; 9% evadidos e os transferidos somam o percentual de 4,2%. Diante de tais resultados, ressalta-se que a Instituição busca alternativas para minimizar os índices de evasão e de repetência, ainda consideráveis; através de diagnóstico avaliativo dos alunos, do permanente diálogo, além de atividades paralelas.
A Escola, sempre em consonância com as diretrizes educacionais da Rede Estadual de Ensino, vivenciou subsequentes propostas de intervenção pedagógica. No ano de 2012, passou por significativas mudanças em relação à organização pedagógico-curricular, conforme exigências do ensino Politécnico proposto pela mantenedora Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul- SEDUC/RS que visou a integração das áreas de conhecimento e atividades interdisciplinares, além do desenvolvimento de projetos de pesquisa (Seminário Integrado) relacionados aos interesses dos alunos.
Houve o aumento da carga horária letiva anual de 800 para 1200 horas incorporadas em um 6º turno e o professor usufrui 1/3 de sua carga horária para o planejamento escolar e a formação continuada (horas/atividades).
A escola participa do Programa Ensino Médio Inovador (PROEMI) o qual insere atividades que tornam o currículo mais dinâmico organizado em torno de quatro eixos: trabalho, tecnologia, ciência e cultura, além de ofertar atividades optativas agrupadas em macro campos como esporte e lazer, cultura e artes, cultura digital, comunicação e educação econômica.
Para dar suporte pedagógico aos professores, o Estado em parceria com o Ministério da Educação- MEC implantou o Pacto Nacional para o Fortalecimento do Ensino Médio (2012) que objetiva intensificar a Formação Continuada dos Docentes através de parcerias com as universidades.
Atualmente Ensino Médio Estadual deixou de ser politécnico, não oferta mais aulas de Seminário Integrado, mas conserva as demais características E ESTÁ INSERIDO no Novo Ensino Médio.
[ Cledinei Terezinha Marasca Pinheiro]
[ Daiane Frizon Dal Forno ]
[ Darci Luiz Zampirollo]
[ Eliana Buriol Bonatti]
[ Edimara Faccin]
[ Edimilson José Canzian]
[ Gilvania Degregori]
[ Izaura Ceolin dos Santos]
[ Jaqueline Stona Marchesan]
[ Jolcimari Ruviaro Thomazi]
[ Kleber J. G. Martins]
[ Kelly Ambrosio]
[ Luciani Souchie ]
[ Luci Mari Souchie]
[ Leonêides M.T. Bonatti - Funcionária ]
[Marinês Cassol - Funcionária ]
[ Marlete Rubert Bonatti - Funcionária ]
[ ]
[Silvana Marion ]
[ Silvania Zanette Markoski ]
[ Valdineia Teresinha Cerrutti ]
[Valdione Stefanello Vedana ]