Ações

Divulgação de ações/atividades que a escola desenvolveu ou a que aderiu, alinhadas com os objetivos da UNESCO para a educação.

2022 - 23

SEMANA DA EUROPA 2023

Este ano a Semana da Europa foi celebrada ao longo de vários dias, com atividades várias, sob o lema “Juventude, o futuro da Europa”.

Os trabalhos desta "Semana" iniciaram-se com uma mesa redonda, no dia 3 de maio, com intervenientes diversos (um professor e fotojornalista, um jornalista, um profissional de teatro e uma estudante do ensino secundário e atriz de teatro musical). 

No dia 5 de maio de manhã, jovens europeus, voluntários do Centro de Juventude de Águeda, dinamizaram uma atividade designada “À conversa com jovens europeus”, com o objetivo de levar os alunos a aumentar o conhecimento sobre a União Europeia. À tarde, representantes das juventudes partidárias esclareceram várias ideias e propostas sobre o futuro dos jovens e da Europa, num debate muito interessante. 

Nos dias 8 e 9 de maio, três alunos da escola integraram a representação do distrito de Aveiro, na sessão nacional da Assembleia da República do Parlamento dos Jovens.

Ainda no dia 8, a Drª Carla Tavares, presidente da Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego, realizou uma palestra sobre igualdade salarial e sobre os principais objetivos da comissão a que preside e no dia 9 de maio realizou-se uma feira das profissões, em parceria com a BEESAP, com os SPO e com a associação “Os Pioneiros”, que contou com a participação de profissionais de diferentes áreas, com o objetivo de dar a conhecer diferentes contextos do mundo do trabalho aos alunos do 9º ano de escolaridade, no âmbito da orientação vocacional.

Esta iniciativa sobre a Europa e os Jovens terminou com a realização de duas palestras proferidas pelas eurodeputadas Isabel Carvalhais, eleita pelo PS, subordinada ao tema «A importância da Europa para os jovens» e Lídia Pereira, eleita pelo PSD, que abordou o tema «Ucrânia: uma guerra na Europa», nos dias 17 e 19 de maio, respetivamente.

Abertura da "Semana da Europa"

Alunos assistem a palestra

Mesa redonda

Jovens europeus na ESAP

VISITA DE ESTUDO A BERLIM

A escola tem incluído, com regularidade, no seu Plano de Atividades, uma viagem ao estrangeiro para alunos do ensino secundário, porque acredita que a educação para o conhecimento anda de mãos dadas com a educação para uma cidadania informada.

Com o itinerário deste ano – Berlim – pretendemos contribuir para a formação curricular e cultural dos alunos, para a construção de valores democráticos de justiça, liberdade, de cidadania europeia ativa e para que o conhecimento do passado leve os alunos a compreender o presente e a perspetivar o futuro de forma crítica e construtiva. 

O projeto teve uma adesão muito significativa, constituindo-se um grupo com elevado número de participantes o que obrigou a formar dois grupos para viabilizar a sua concretização: o primeiro, integrando 56 alunos do 11º e do 12º anos viajou de 5 a 8 de maio;  o segundo grupo com 21 alunos do 10º ano viajou de 2 a 5 de junho.

Foi uma visita inesquecível, memorável, uma experiência grande e emocionante, na voz dos alunos. Alunos que se afirmaram abertos a uma cultura diferente, respeitadores das regras e dos horários, que souberam ouvir, observar e silenciar sempre que as visitas tal pediam.

Com um programa intenso, alunos e professoras puderam vivenciar uma cidade aberta, moderna e renovada, acolhedora, onde coabita e trabalha um mosaico de nacionalidades. Uma cidade culturalmente inspiradora para os mais jovens e para os menos jovens. Uma Berlim que quer cicatrizar as marcas do passado mas que, silenciosamente, honra a memória de todas as vítimas da perseguição Nazi e da Guerra Fria. Visitámos museus – Neues Museum e Pergamon – visitámos e conhecemos a história da Igreja da Memória. Estivemos no Memorial do Holocausto e no Centro de Informação que documenta a perseguição e exterminação dos judeus nos diversos campos de concentração. Vimos o Check Point Charlie. Conhecemos a história de destruição e estivemos em Potsdamer Platz e nas Portas de Bradenburgo. Fizemos visita exterior ao Parlamento Alemão e fomos ao Bairro de São Nicolau, onde Berlim nasceu. Pudemos admirar a galeria de arte ao ar livre – East Side Gallery. Estivemos na Berlim mais moderna e cultural – Alexanderplatz e Bebelplatz. Descobrimos ruas e parques. Percebemos que na confluência do passado e do presente, Berlim é uma cidade com camadas de história que aprende a ser uma só. 

Grupo 1 - 56 alunos do 11º e 12º anos e 6 professoras em Berlim de 5 a 8 de maio de 2023

Grupo 2 - 21 alunos do 1 ano e 4 professoras em Berlim de 2 a 5 de junho de 2023

SEMANA DA SAÚDE 2023

A “Semana da Saúde”, da responsabilidade da equipa do Projeto “Educação para a Saúde”, aconteceu de 18 a 24 de abril, com o objetivo de promover a saúde dos jovens, em matéria de alimentação saudável e atividade física, e contribuir para a adoção de hábitos de vida saudável junto da comunidade educativa, nomeadamente para contribuir para inverter a tendência crescente das taxas de incidência e prevalência de enfermidades como a obesidade, diabetes tipo II, cáries dentárias, doenças cardiovasculares, entre outras. As atividades desenvolvidas durante esta semana contaram com a participação/colaboração do Centro de Saúde de Águeda, Farmácia Nova de Águeda, Ótica Arromba de Águeda, com professores de Educação Física da Escola, com os alunos do ensino profissional de Saúde da Escola e com especialistas convidados, alguns deles antigos alunos da ESAP, agora profissionais na área da Saúde.

Das muitas atividades realizadas, destacam-se os rastreios de índice de massa corporal (IMC), visão, audição e saúde oral para todos os alunos do 7º ano; rastreios à tensão arterial, colesterol e glicemia, para o Pessoal Docente e Não Docente, atividades desportivas de marcha, caminhada e corrida de orientação.

Esta semana teve ainda várias palestras: “A importância da atividade física na saúde!”, por Rui Martins, professor de Educação Física e Fisiologista;  “Como utilizar materiais descartáveis para regenerar o corpo humano?”, por Ana Rita Almeida (ex-aluna), doutorada em Medicina Regenerativa e células estaminais, exclusivamente para alunos do ensino secundário; “Sensibilizar a comunidade educativa para a realidade em Portugal daquela que é a principal causa de morte e incapacidade permanente”, por António Conceição e André Roque, médicos da Portugal AVC; “Métodos contracetivos”, por Catarina Neves (ex-aluna), médica de Ginecologia e Obstetrícia; “Como ser saudável: uma abordagem além do prato”, por Jéssica Pinheiro, nutricionista; “Perturbações do Comportamento Alimentar”, por Inês Cardoso, nutricionista; “Prevenção dos comportamentos aditivos”, por Cristina Conceição (CRI de Aveiro); “Alimentação saudável: da teoria à prática”, por Bebiana Marques (ex-aluna), nutricionista.

A “Semana da Saúde” terminou com uma conferência proferida pela Professora Helena Damião, da Universidade de Coimbra, para encarregados da educação e alunos do 7º ano, subordinada ao tema "O digital, as redes sociais, a saúde, a aprendizagem…", no dia 24 de abril.

Durante estes dias promoveu-se a venda de produtos biológicos e esteve em exposição (e venda) uma barraquinha de minerais.

Palestra proferida por uma ex aluna da Escola

Rastrios para peddoal docente e não docente

Rastreio à visão para alunos

Venda de produtos biológicos

SEMANA DA CIÊNCIA 2023

De 27 a 31 de março, decorreu a Semana  da Ciência, na ESAP. Foi uma semana pensada de forma particular para os alunos do Ensino Secundário da área das Ciências e contou com a colaboração e coordenação de professores e investigadores da Universidade de Coimbra.

Ao longo da semana foram apresentadas oito palestras e sete sessões laboratoriais que incidiram sobre temas diversos como a «Literacia azul para um desenvolvimento sustentável», «Biologia marinha e neurociências: uma relação inusitada», Inteligência Artificial, a Aquacultura, a Atividade física, Sedentarismo e obesidade, o Stress, Plantas e medicamentos, entre outros.

Durante esta semana foi também desenvolvido um Curso, sob a orientação de professores da Universidade de Coimbra, que atribuiu um crédito ECTS aos alunos que tiveram aprovação final no Curso.

Alunos assistem a uma palestra

Professor da Universidade de Coimbra com alunos do 12º ano

Alunos em atividade laboratorial

Alunos em atividade laboratorial

MERCADINHO DE NATAL

A coincidir com o final do primeiro período letivo (de 14 a 16 de dezembro), realizou-se, pela primeira vez na escola, o Mercadinho de Natal, aberto a toda a comunidade.

Esta atividade, com uma forte componente cultural e social, foi projetada e organizada no âmbito do Projeto Cultural de Escola e do Plano Nacional das Artes. Quis-se contribuir para uma pedagogia de participação ativa e de convívio salutar entre a comunidade escolar, educando para valores de solidariedade, de colaboração, de inclusão.

O Mercadinho de Natal constituiu-se à volta de momentos diferentes de realização.

1) Venda de bens (gastronómicos e de produtos alusivos ao Natal) nas barraquinhas feitos pelos alunos, pais, professores, auxiliares da ação educativa e artesãos locais. As barraquinhas foram atribuídas aos alunos do ensino básico: uma por turma de cada ano de escolaridade, por dia; uma pela Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola; uma pelos alunos que frequentam o Centro de Apoio à Aprendizagem; uma pelos artesãos locais e outra por professores e auxiliares da ação educativa. As barraquinhas abriram durante o dia e à noite.

2) Diferentes experiências artísticas (música, dança, cânticos) a animar os intervalos durante o dia e um espetáculo noturno para a comunidade educativa, envolvendo os alunos do 7º ano (14 de dezembro), do 8º ano (15 de dezembro) e 9º ano (16 de dezembro).

3) Entrega de cheques solidários (10 de janeiro). Esta ação solidária foi protagonizada pelos alunos do ensino básico que doaram uma quantia significativa dos lucros obtidos nas barraquinhas a três Instituições de Águeda: Associação Amiga dos Animais de Águeda, Bombeiros Voluntários de Águeda e Casa do Rodolho - Obra de Nossa Senhora das Candeias. Num exercício de cidadania e participação democrática, os alunos do ensino básico identificaram as associações que queriam agraciar e, em votação online,  foram as escolhidas as três mais votadas.

Registamos um elevado grau de participação dos pais e encarregados de educação, quer na elaboração de vários produtos, quer nos momentos culturais e afirmamos, com segurança, que esta atividade significou um momento de excelente  mobilização e participação cívica e cultural, com particular destaque para o envolvimento dos alunos.

Cartaz vencedor a anunciar a atividade

Entrada da escola durante o dia

Entrada da escola à noite

Banca de artesãos locais e dos alunos que frequentam o Centro de Apoio à Aprendizagem

Animação exterior durante os intervalos

Espetáculo à noite: cânticos de natal (7º A)

Espetáculo à noite: Classe de Cordas do Conservatório de Águeda com alguns alunos da ESAP,  do ensino articulado 

Animação de palco durante os intervalos 

UPCYCLING TOYS

Este projeto intergeracional foi desenvolvido durante o primeiro período, pelos alunos do 7º e  8º anos, obedecendo a quatro grandes finalidades:   levar os alunos a conhecer, compreender e valorizar as tradições culturais dos avós;  articular a atividade com três grandes projetos a que a escola aderiu e desenvolve: Projeto Erasmus+ - Think Globally, Act Locally – Let’s live greener!, Projeto Nacional das Artes e Projeto Nacional do Cinema; consciencializar e educar para uma vida sustentável, para a redução do consumo excessivo e do desperdício, através da técnica Upcycling (tema a trabalhar pela escola no âmbito do projeto Erasmus+); promover a interdisciplinaridade (Educação Visual, Português, Inglês). 

Sob o mote de Património do brinquedo... local, o projeto foi pensado, desenvolvido e finalizado de modo a coincidir com a mobilidade à ESAP das escolas parceiras do Erasmus+ (Espanha, Alemanha, Grécia, Portugal, República Checa e Inglaterra) e que aconteceu de 21 a 24 de novembro de 2022.  

A motivação para os trabalhos foi feita com a visualização do filme “Com Quase Nada (Brincar em Cabo Verde), 2000”. Nas aulas de Português, os alunos prepararam as entrevistas a fazer aos avós, sobre os brinquedos da sua infância, que foram gravadas e algumas transcritas. Nas aulas de Inglês, fizeram a tradução das Memórias Descritivas para que os alunos estrangeiros, entretanto em mobilidade na escola, pudessem compreender os trabalhos expostos. Nas aulas de Educação Visual, fizeram a “Memória Descritiva” do brinquedo a construir e respetivo croquis. Os brinquedos foram construídos com a ajuda dos avós.

Os brinquedos estiveram em exposição de 18 a 30 de novembro.

Este encontro entre história e memória, que foi a viagem à infância dos avós, afirmou-se uma experiência de aprendizagem social, cultural, ecológica e curricularmente significativa. A visita ao passado dos avós ajudou a que os netos (alunos) conhecessem e compreendessem as suas histórias de vida, favoreceu o respeito, conduziu a conhecimento e aprendizagens mútuas.  Os alunos ficaram mais despertos para a importância de proteger e valorizar as tradições e para a compreensão do que é o património cultural imaterial. Também, a transformação de materiais “velhos” ou excedentes, cujo destino seria o lixo, em algo novo foi uma oportunidade de educar para uma vida mais sustentável, vendo os resíduos como recursos, acautelando o consumo excessivo. Por último, neste projeto, os alunos tiveram que mobilizar saberes curriculares, mas também competências inscritas no Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória. Eles foram conhecedores, pesquisadores, colaboradores, indagadores, criadores ativos. 

2020-2021

Neste ano de restrições, em que temos de reduzir ao mínimo a proximidade física, ficam aqui algumas iniciativas desenvolvidas pela escola, onde professores e alunos e comunidade envolvente são chamados a participar, fazendo desta forma, caminho de uma educação para valores humanistas, de respeito pelo outro e pela natureza, na promoção da interculturalidade e da cidadania (digital).

A anunciar a Semana da Leitura