Entre as atividades assíncronas, um recurso muito rico e estimulante são as aulas gravadas em vídeo, especialmente porque o(a) estudante pode ver no dia e horário que quiser e puder, evitando o problema de queda da rede e de falas cortadas. Além disso, tem o benefício de poder ser revisto. Há vários vídeos, na internet, que ensinam como criar uma videoaula/aula gravada. No site do UFBA em Movimento, há a proposta de cursos abertos gratuitos para os docentes, entre os quais um que trata de "Mídias Digitais e Educação Online", onde encontramos algumas informações sobre as possibilidades de diferentes mídias: https://ufbaemmovimento.ufba.br/docentes/cursos-abertos.
Para começar, daremos algumas dicas:
1) Para gravação de vídeos (ou de áudios) de aula, é fundamental um planejamento prévio, com um roteiro objetivo. Isso facilita a escolha do tipo de mídia, do tempo e permite pensar quais os recursos são necessários.
2) Não é necessário equipamento sofisticado para gravar vídeos, podendo-se utilizar o próprio celular, mas é preciso que este tenha uma boa câmera (recomenda-se um mínimo de resolução para a câmera de 720p ou 1080p).
3) O local também é importante, sobretudo em razão dos ruídos que podem atrapalhar sua fala. Mas não é preciso ser grande. É bom escolher um horário de maior silêncio.
4) A iluminação também deixará seu vídeo mais interessante. Não precisa ter lâmpadas especiais, a iluminação natural perto da janela é boa. Mas, se não for possível, pode usar luminária simples direcionada para você.
5) É possível gravar o áudio a partir da webcam do computador ou do notebook (se tiver). Mas o som ficará melhor e mais limpo se tiver o microfone de lapela; o microfone do fone de ouvido também é muito bom.
A videoaula não precisa ser com a sua imagem. É possível fazer vídeos com sua imagem apenas, com sua imagem em algum canto da tela e os slides ou a tela do computador de fundo; e também apenas com slides e sua voz de fundo.