Atividades assíncronas referem-se a uma grande variedade de tarefas que podem ser realizadas tanto online quanto offline, utilizando tecnologias digitais, recursos de multimídia ou textos compartilhados em diferentes formatos. Os recursos podem ser divididos em:
As atividades de pesquisa muitas vezes começam por busca de fontes como livros e artigos. Uma forma de organizar os dados é através de sites de gerenciamento bibliográfico. O Zotero permite baixar documentos encontrados, por exemplo, no Google Acadêmico, e organizá-los em pastas e etiquetas, facilitando o fichamento. Os dados bibliográficos, o arquivo .pdf e as anotações ficam todos à mão. Mais detalhes sobre o Zotero podem ser obtidos neste tutorial:
Enviar textos como arquivo de texto ou pdf e compartilhá-los por e-mail é uma estratégia que tem funcionado bem. Mas existem formas mais interativas em que o aluno pode compartilhar apenas o link do texto (ou uma pasta, caderno). Google Docs, Evernote e Dropbox Paper se destacam como ferramentas para a produção textual. O Docs tem a semelhança da experiência do MS Office na Web e o layout lembra mesmo um processador de texto, mas sua capacidade de colaboração faz dessa ferramenta uma das mais usadas. Evernote tem características próprias de aplicativos de notas, mas vai muito além disso, podendo ser usado para organizar pesquisas, produzir textos, compartilhar arquivos e projetos, entre outros. Finalmente, Dropbox Paper surge como uma alternativa a Docs e Evernote, mas possui melhor integração com recursos multimídia. Por exemplo, enquanto no Docs e Evernote, um vídeo aparecerá como link, no Paper poderá ser visualizado no mesmo documento, sem precisar redirecionar o leitor para outra janela.
O estudo de idiomas pode ser aprimorado com recursos como mapas mentais e fichas de estudo (também conhecidas como flashcards). O Freeplane é uma ferramenta que permite criar mapas mentais e depois exportá-los para pdf.
O mais importante é o manuseio da ferramenta, a qual permite navegar os nódulos rapidamente, acrescentando ou visualizando informações diversas.
Outra forma de trabalhar com o estudo das palavras é através de fichas de estudo. O programa de software Anki (versões desktop, web e móvel) possibilita o estudo através da repetição. Os cartões aparecem como termo e definição (ou pergunta e resposta), visualmente lado a lado ou frente e verso.
Através do feedback do usuário, o software controla as repetições, mostrando os cartões difíceis com maior frequência. Essa característica é uma vantagem com relação aos cartões em papel.
Em vez do Anki, o aluno pode usar o Quizlet, este apenas no celular ou web. Aleḿ de atividade com cartões, o Quizlet oferece jogos interativos ou em grupo, este último na versão paga.