Minha jornada com o estilo japonês do incrível Dr. Yoshio Manaka se iniciou em jun/19, num workshop que o Oran Kivity deu em SP, organizado pela Acuterapia e onde tive a chance de fazer também um curso de introdução à Moxa Japonesa com o Felip Caudet e Ontake com o Oran Kivity. Desse encontro em jun/19 tive a certeza de que esse seria o estilo de acupuntura que iria me dedicar e em out/22 concluí os 3 níveis da formação do estilo Manaka com o Stephen Birch em Porto/Portugal.
Manaka - Oran Kivity Jun/19
Ontake - Oran e Felip Caudet jun/19
Introdução à Moxa Japonesa - Felip jun/19
Em out/19 fiz o nível 1 com o Stephen em Porto:
Em jan/22 retornei ao Porto para fazer o nível 2 de Manaka e em out/22 para fazer o nível 3
Nivel 2 jan/22
Nível 3 out/22
Em jun/22 e abr/24, tive a honra de ser assistente do Oran Kivity aqui em SP:
Yoshio Manaka (1911-1989) e a técnica do equilíbrio dos meridianos yin e yang
Médico, pesquisador, escritor, artista (pintor, poeta, caligrafista e escultor), acupunturista…
Se torna cirurgião em 1935, se torna medico do exército, onde começou a estudar acupuntura, foi prisioneiro de Guerra (Okinawa) e no seu retorno, funda uma clínica de acupuntura dentro do hospital de seu pai em Odawara. Desenvolve os fios de bombeamento de ions em 1950 para queimaduras e começa a ficar famoso como acupunturista no Japão. Sendo o primeiro médico enviado pelo governo japonês à China.
Em 1960 inicia a desenvolver o seu próprio sistema de tratamento com os fios.
Escreveu centenas de artigos e foi autor de 35 livros, ajudando a desenvolver uma abordagem científica para a acupuntura. E ajudou o Yoshio Nakatani a desenvolver o Ryodoraku.
Fluente em Inglês, Francês, Alemão, Chinês classico e moderno, falava Russo, Coreano, Sânscrito…
Desenvolve a Teoria do Sistema X em 1980, sistematiza tratamento e convida Stephen ao Japão (1986-1988)
Manaka usa Teoria de Sistemas e de Informação para interpretar o corpo humano. Uma vez que os organismos estão em constante troca de energia com o ambiente, parte do processo adaptativo da vida. Uma rede de troca de informações, com suas entradas e saídas, onde a troca e o resultado dela depende do conteúdo energético utilizado.
Possuímos inúmeros sistemas (orgão, tecidos, células, moléculas, etc), fazemos parte de pequenos grupos (família, religião, etc), que é parte de um grupo maior (comunidade, país, etc). Cada tipo de sistema tem sua organização, atividades associadas, onde cada nível interage sem se dissaciociar do todo.