Histórico

A Escola Regional de Alto Desempenho – Região Nordeste (ERAD-NE) teve sua primeira edição realizada entre 21 e 23 de setembro de 2011, nas dependências da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), em Ilhéus – BA. O evento foi organizado pela Rede CoCADA (Rede Colaborativa de Computação de Alto Desempenho e Aplicações) e promovido pela SBC (Sociedade Brasileira de Computação). Na ocasião, reuniu cerca de 70 alunos e 15 pesquisadores atuantes em Computação de Alto Desempenho (CAD) na região, bem como convidados do SINAPAD, LNCC e dos centros de computação CENAPAD-UFC e CENAPAD-PE.

A segunda edição ocorreu em Salvador – BA, entre 21 e 23 de outubro de 2013, nas dependências do Instituto Federal da Bahia (IFBA) [3], com apoio das agências financiadoras CAPES, FINEP e da SBC. Reuniu aproximadamente 200 alunos e 20 pesquisadores e contou com a participação de palestrantes do INRIA (França) e uma trilha industrial focada em soluções da Intel.

A terceira edição da ERAD-NE ocorreu em Maceió – AL, entre 23 e 25 de setembro de 2015 [4]. Foi organizada conjuntamente pelo Laboratório de Computação Científica e Visualização (LCCV) e o Laboratório de Computação Científica e Análise Numérica (LaCCAN) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), com apoio de professores do Centro de Tecnologia e do Instituto de Computação. Contou com cerca de 100 alunos e 12 pesquisadores e palestrantes convidados da indústria e do ACM Distinguished Speakers Program.

A quarta edição está sendo proposta para o período de 13 a 15 de setembro de 2017, nas dependências da Universidade Federal da Bahia (UFBA), tendo como organizadores professores e pesquisadores ligados à Rede CoCADA. Esta rede foi criada em 2008, quando da realização, em Ilhéus, do I Workshop de Computação de Alto Desempenho da Bahia (I WCADBA), promovido pela FAPESB.

Desde então, a Rede CoCADA vem envidando esforços junto às universidades, à indústria, ao governo e aos parceiros internacionais para o fortalecimento da área de CAD na região Nordeste, através da ERAD-NE, da participação frequente na ERBASE e no WSCAD, de projetos conjuntos e de colaborações com outros grupos com o mesmo propósito, tais como a CRAD-RS (organizadora da ERAD-RS) e a UAB (Universidade Autônoma de Barcelona), na qual alguns pesquisadores da CoCADA fizeram seus cursos de pós-graduação.

Cabe salientar que a ERAD-NE, desde o seu início, teve por objetivo agregar pesquisadores, alunos e demais pessoas atuantes em CAD em toda a região Nordeste, da mesma forma que o faz a ERBASE, por exemplo. Nesse sentido, é um evento de caráter efetivamente regional e um importante espaço para a consolidação do cenário de CAD na região.