Palestrantes

 

 

Alejo González López Ledesma

Licenciado em Letras. Especialista em Tecnología Educativa, Magíster en Tecnologia Educativa, Doctor en Ciencias de la Educación. Jefe de trabajos prácticos con dedicación simple (UNIPE). Jefe de trabajos prácticos con dedicación simple (FFyL, UBA) Becario posdoctoral del CONICET

Ana Beatriz Gomes Pimenta

Graduada em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (1990), mestre em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2009). Pós-doutorado (2014) na área de Educação e Tecnologia na Universidade Aberta, em Portugal. Professora (Associado) da Universidade Federal de Pernambuco, lotada no Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino e no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica (EDUMATEC). Desenvolve pesquisas sobre os seguintes temas: cultura digital, narrativas digitais e transmidiáticas, narrativas em jogos digitais, tecnologias digitais e ensino, redes sociais e divulgação científica.

Andiara Valentina de Freitas

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo (UFPE), mestrado em Antropologia (UFPE) e doutorado em Desenvolvimento Urbano (UFPE). Atualmente é professor Associado 4 da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área da Geometria Gráfica especialmente no que diz respeito às metodologias de ensino e das novas tecnologias para estudo e representação da forma. Também tem experiencia na área de Arquitetura e Urbanismo, tendo atuado principalmente nos seguintes temas: comunidade e sociedade, relações sociais, comportamento anti-social e condomínios residenciais. É Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica EDUMATEC UFPE. É membro do Colegiado e do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Licenciatura em Expressão Gráfica, também faz parte dos Grupos de Pesquisa do CNPq: Laboratório de Estudos em Tecnologias de Representação Gráfica - LabGRAF e; UFPE; Mídias Digitais e Mediações Interculturais - UFPE.

Apuena Vieira Gomes

Possui graduação em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1997), mestrado em Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2000) e doutorado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (2004). Atualmente é superintendente de informatica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e professora titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora e orientadora no Programa de Pos-graduação em Inovação e Tecnologias Educaionais no IMD/UFRN. Tem experiência na área de Informática na Educação, com ênfase em Educação a Distância, atuando principalmente nos seguintes temas: educação a distância, educação, Tecnologias educacionais, ambientes virtuais de aprendizagem e formação profisional.

Caio Túlio Olímpio Pereira

Doutorando em Educação Tecnológica pela Universidade Federal de Pernambuco. Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco com dissertação laureada (2020). Especialista em Educação, Jogos e Ludicidade para o Ensino pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (2022) e Especialista em Comunicação Organizacional pela Universidade Estácio de Sá (2018). Possui Aperfeiçoamento em Educação e Tecnologia pela Universidade Federal de Goiás (2021). Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade Sete de Setembro (2016). Realizou intercâmbio facilitado pelo English Language Center da Brigham Young University, no estado de Utah, EUA (2013-2014), no curso de English Language and Linguistics. É integrante do Grupo de Pesquisa Mídias Digitais e Mediações Interculturais e do Grupo de Pesquisa Narrativas Contemporâneas, ambos da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); membro da ASPAS - Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial, do CIPEG - Coletivo Interdisciplinar de Pesquisa em Games e da SBC - Sociedade Brasileira de Computação. Possui interesse nas áreas de Cibercultura, Comunicação Digital, Videogames, Tecnologias, Imagem e Imaginário, Narrativas, Linguagem, Educação Tecnológica, Cinema, Ficção Seriada e Cultura Pop.

Cristine Martins Gomes de Gusmão

Doutora em Ciência da Computação, Centro de Informática Universidade Federal de Pernambuco (CIn-UFPE) em 2007, Mestre em Ciência da Computação (CIn-UFPE) em 2001 e Bacharel em Engenharia Elétrica (CTG-UFPE) em 1993. Atualmente é (i) professora associado 3 da Universidade Federal de Pernambuco (CTG-UFPE), Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Engenharia Biomédica (DEBM-UFPE), com atividades na graduação e pós-graduação; (ii) Pesquisadora Associada do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN; (iii) Coordenadora do Grupo SABER Tecnologias Educacionais e Sociais e da UNA-SUS na UFPE. Membro do International Council for Open and Distance Education (ICDE), desde 2017. Membro do Comitê que advoga as Recomendações da UNESCO para implementação de Recursos Educacionais Abertos (REA) do ICDE OERAC, desde 2020. Membro individual da UniRede. Professora permanente dos Programas de Pós-graduação em Engenharia Biomédica (PPGEB) e em Educação Matemática e Tecnológica (Edumatec) da UFPE e do Programa de Pós-graduação em Gestão e Inovação em Saúde (PPGGIS ? UFRN). Principais áreas de atuação: Práticas e Recursos Educacionais Abertos, Educação mediada por Tecnologia, Produção e Desenho de Conteúdos Educacionais, Sistemas de Informação em Saúde, Gestão de Projetos, Computação Biomédica. Interesses: Desenvolvimento Sustentável - Agenda 2030, Recursos Educacionais Abertos, Ensino por Competências e Trilhas de Aprendizagem, Educação para Saúde, Impactos e Contribuições da Formação de Profissionais de Saúde, Territórios Inteligentes, Micro certificação (Microcredentials), Análise de Aprendizagem (Learning analytics), Saúde Conectada (connected health).

Eber Gustavo da Silva Gomes

Pós-Doutorando em Educação Matemática e Tecnológica - UFPE; Doutor e Mestre em Educação Matemática e Tecnológica - UFPE; Licenciatura Plena em Física pela Universidade Federal Rural de Pernambuco; Licenciatura Plena em Ciências com Habilitação em Matemática pela Faculdade de Formação de Professores de Goiana; Professor da Universidade de Pernambuco ? Campus Garanhuns; Professor Formador da Rede Estadual de Pernambuco; Pesquisador da Cultura Digital.

Jonara Medeiros Siqueira

Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (2010), Pós-Graduação em Ciência da Informação ?Mediação Cultural, pela Universidade Federal de Pernambuco (2014) e Mestrado Profissional em Jornalismo (2015) pelo Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPJ) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Tem experiência nas áreas de assessoria de comunicação, projetos de gestão de mídia e conteúdo digital, além de planejamento e monitoramento na comunicação e cultura. Seus estudos e pesquisas estão voltados para o campo dos Direitos Humanos, com destaque para o tema da acessibilidade (legenda oculta, audiodescrição e janela de Libras) e práticas Educomunicativas. Integra o Grupo de Pesquisa em Jornalismo, Mídia, Acessibilidade e Cidadania - GJAC (UFPB), Grupo de Pesquisa Midiatização das Práticas Sociais (UNISINOS) e do Grupo de Pesquisa Mídias Digitais e Mediações Interculturais - no EDUMATEC (UFPE). Atualmente faz licenciatura em Letras, pela UFRPE, e é Doutoranda em Educação Tecnológica na UFPE.

José Aires de Castro Filho

Estágio Pós-doutoral (em andamento) pela Universidade Federal de Pernambuco. Ph.D em Mathematics Education pela University Of Texas At Austin (2000). Mestrado em Psicologia (Psicologia Cognitiva) pela Universidade Federal de Pernambuco (1992). Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (1988)Professor Titular da Universidade Federal do Ceará, atuando no Bacharelado em Sistemas e Mídias Digitais e no Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Educacional (Mestrado Profissional) do Instituto Universidade Virtual e no Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira (Mestrado e Doutorado) da Faculdade de Educação no eixo de Tecnologias Digitais na Educação. Líder do Grupo de Pesquisa e Produção em Ambientes Interativos e Objetos de Aprendizagem (PROATIVA) desde 2004. Atua principalmente nos seguintes temas: Informática Educativa, Educação Matemática, Formação de Professores, Equidade na Educação e Psicologia Cognitiva.

José Ribeiro

Licenciado (graduado) em Filosofia pela Universidade do Porto (1976), graduação em Cine Vídeo pela Escola Superior Artística do Porto (1989), mestre em Comunicação Educacional Multimedia pela Universidade Aberta de Portugal (1993) e doutorado em Ciências Sociais - Antropologia pela Universidade Aberta de Portugal (1998). Foi professor da Universidade Aberta de Portugal. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia Visual, atuando principalmente nos seguintes temas: antropologia visual, antropologia digital, cinema, métodos de investigação em antropologia, interculturalidade e cultura afro-atlântica. Tem realizado trabalho de campo em Portugal, Cabo Verde, Brasil, Argentina e Cuba. Coordenou a Rede Internacional de Cooperação Científica Imagens da Cultura / Cultura das Imagens. Professor visitante da Universidade Mackenzie (Educação, Arte e História da Cultura), da UECE, da UCDJB, da Universidade de Múrcia - Espanha (ERASMUS) e da Universidade de Savoie - França, Universidade de S. Paulo. Entre 2016 e 2019 foi professor visitante da Universidade Federal de Goiás - Faculdade de Artes Visuais e Faculdade de Ciências Sociais. Coordena o Grupo Estudos de Cinema e Narrativas Digitais na AO NORTE - Associação de Produção e Animação Audiovisual e colabora com outros projetos desta Associação. Colabora com diversas Revistas Científicas, Festivais de Cinema, Grupos e Redes de Pesquisa/investigação.

Josieane Lemos Machiavelli

Doutora em Educação Matemática e Tecnológica pela Universidade Federal de Pernambuco (2021). Graduada em Odontologia pela Universidade do Vale do Itajaí (2003). É analista educacional no Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (CESAR) e pesquisadora no Grupo SABER Tecnologias Educacionais e Sociais e Grupo de Estudos em Novas Tecnologias e Educação (GENTE), ambos da Universidade Federal de Pernambuco. Atua nas áreas de design de experiências de aprendizagem, educação online e educação corporativa. Tem experiência no planejamento, desenvolvimento e oferta de processos formativos mediados por tecnologias digitais; na formação de recursos humanos para atuação nas áreas da Educação e Saúde; no desenho de trilhas de aprendizagem; no desenvolvimento de softwares, aplicativos, sites e objetos digitais educacionais. Áreas de atuação: Educação -- Gestão de projetos educacionais -- Educação corporativa -- Design educacional Interesses: Educação online (e-Learning). Educação corporativa. Processos de ensino e aprendizagem online. Educação e inclusão digital. Design de experiências de aprendizagem. Design educacional. Cursos massivos (MOOCs). Microaprendizagem (Microlearning). Microcertificação. Aprendizagem ao longo da vida (Lifelong learning). Aprendizagem autodirigida (Self-directed learning). Aprendizagem flexível. Comunidades de aprendizagem. Educação aberta. Formação docente.

Kleber Emmanuel Oliveira

Doutorando e Mestre em Educação Matemática e Tecnológica pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Possui graduação em Design também pela UFPE e está cursando Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). Servidor Público Estadual atuando como Técnico na Célula de Tecnologia da Informação e Comunicação da Gerência Regional de Educação - Agreste Centro Norte (CTI/GRE-ACN), órgão público jurisdicionado à Secretaria de Educação e Esportes do Estado de Pernambuco (SEE-PE). Desenvolve pesquisas sobre os seguintes temas: design digital, metodologias de design, design educacional, cultura digital, narrativas digitais e transmidiáticas, redes sociais, estudos culturais, apropriação tecnológica em processos de ensino e de aprendizagem.

 Luan Costa de Luna

Doutorando e Mestre em Educação Matemática e Tecnológica pela Universidade Federal de Pernambuco. Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual da Paraíba (2016). Membro do Grupo de Estudos em Educação Estatística no Ensino Fundamental - GREF/CNPq. Foi membro do Projeto de Pesquisa em Rede Observatório da Educação/CAPES (UFMS/UEPB/UFAL). Participou do Projeto de Extensão Curso Pró-ENEM como Professor e Coordenador da área de Matemática (2012 -2016) e do Projeto de Extensão UEPB sem Fronteiras (2016). Desenvolve pesquisas no campo da Educação Matemática, em especial sobre Educação Estatística. No campo profissional atua como coordenador pedagógico, formador de professores, elaborador e revisor de materiais didáticos.

Marcelo Sabbatini

Marcelo Sabbatini é doutor em Teoria e História da Educação - Universidad de Salamanca (Espanha) em 2004. Pós-doutorado realizado no Programa de Extensão Rural e Desenvolvimento Local - POSMEX da Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2006. Mestre em Comunicação Social, modalidade Comunicação Científica e Tecnológica, Universidade Metodista de São Paulo, 2000. Especialista em Comunicação e Cultura Científica, Universidad de Salamanca, 1999. Bacharel em Educação Física (Uninter, 2022). Atualmente é Professor Associado III do Departamento de Fundamentos Sócio-Filosóficos da Educação do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professor-pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica - EDUMATEC-UFPE. Pesquisador do grupo de pesquisa GENTE - Grupo de Estudos em Novas Tecnologias e Educação (CNPq). Coordenador do GT 1 - Comunicação Intercultural e Folkcomunicação da Associação Latinoamericana de Investigadores da Comunicação (ALAIC). Coordenador do GP - Folkcomunicação da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM). Em seu currículo Lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: educação a distância, Internet, divulgação científica, museu virtual, publicação científica, publicação eletrônica, educação em ciências, jornalismo científico, museu científico, centros de ciência e ciência.

Patrícia Smith

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (1992) e Ph.D. em Educação pela University Of Newcastle Upon Tyne (1997). Atualmente é professora associado 4 da Universidade Federal de Pernambuco e coordena o Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica - EDUMATEC, da mesma instituição. Leciona e orienta pesquisas nos cursos de Mestrado e Doutorado. É líder do grupo de pesquisa GENTE - Grupo de Estudos em Novas Tecnologias e Educação (CNPq). Tem experiência na área de processos de ensino e aprendizagem mediados pelas Novas Tecnologias da Informação e Comunicação, na área da gestão educacional e de projetos. Atua principalmente nos seguintes temas: MOOCs, espaços e cenários de aprendizagem, ensino de ciências naturais, educação a distância online, formação do professores, produção de programas, cursos e material didático para cursos a distância em diferentes suportes.

Raphael de França

Doutor em Educação Matemática e Tecnológica (EDUMATEC/UFPE) (2022), tendo obtido o título de mestre pelo mesmo programa (2019). Possui Licenciatura em História (2013) e Especialização em Educação em Direitos Humanos (2015), ambas pela UFPE. É Professor Adjunto da UPE (desde 2023), no curso de Licenciatura em Computação do Campus Mata Norte, e, Coordenador de Mídias Pedagógicas na PROEC/UPE. Também é Coordenador do Programa de Extensão Universitária Mídias Pedagógicas, financiado pelo PFA/UPE 2022. Faz parte do grupo de pesquisa Mídias Digitais e Mediações Interculturais da UFPE, e, Coordena o Lócus de Inovação em Territórios Vulneráveis, financiado pela FACEPE. Atua principalmente nos seguintes temas: Tecnologias na Educação; ensino híbrido; Metodologias Ativas na educação; Avaliação de aprendizagem com tecnologias digitais; Educação a Distância; educação tecnológica; educomunicação; Política Educacional; Metodologia científica e Extensão Universitária.

Rosalie Belian

Possuo graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Pernambuco (1984), mestrado em Ciências da Computação (1988) e doutorado em Ciências da Computação (2008) concluídos na Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente sou professora de Saúde Digital (Cursos de Medicina e Enfermagem) e Informática na educação e saúde (PPGSCA) da Universidade Federal de Pernambuco, membro associado da Sociedade Brasileira de Computação, membro associado da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde. Tenho participado de programas de internacionalização em VE (Virtual Exchange) em colaboração com África do Sul, Canadá, Espanha, Estados Unidos, Filipinas e Irlanda. Desenvolvo atividades de pesquisa relacionadas à saúde digital (prontuário eletrônico do paciente, sistematização da enfermagem, saúde móvel), Educação e saúde (metodologias de ensino-aprendizagem, jogos e software educativos e terapêuticos, mobile learning) e inovação pedagógica no ensino superior em saúde. Minhas atividades de pesquisa e orientação estão vinculadas ao PPGSCA (Programa de pós-graduação em Saúde da Criança e do Adolescente) e ao LIKA (Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami).

Sebastião Vieira

Doutorando no Programa de Pós-graduação em Educação Matemática e Tecnológica - EDUMATEC/UFPE. Mestre em Educação Tecnológica pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica da Universidade Federal de Pernambuco - EDUMATEC UFPE (2017).Especialista em Ensino de Ciências Ciência é 10! Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB - (2021) Especialista em Pedagogia Empresarial pela Centro Universitário Uninabuco (2010). Graduado em Pedagogia pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Igarassu FACIG (2008). Técnico em Informática (Desenvolvimento de Software), pela Escola Técnica Estadual Professor Agamemnon Magalhães, ETEPAM. (2014-2015). Técnico em Multimeios Didáticos (2017-2018). Estagiou na Inovlabs (2023), situada em Oeiras - Portugal, uma startup educacional que apoia e fornece um ecossistema totalmente integrado para ensinar atividades e projetos STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Matemática) na sala de aula e fora dela. Formado em Tutoria para atuação em EAD, Curso de Extensão Universitária pela Universidade Federal Fluminense - UFF: RJ, (2009). Professor efetivo da Rede Municipal da Prefeitura do Paulista -PE. Possui experiência no Ensino Superior, tendo lecionado nos cursos de Licenciatura em Pedagogia e de letras da UAB/UFRPE, na disciplina Fundamentos Filosóficos, Históricos e Sociológicos da Educação no pólo Trindade PE (2010) e Educação Inclusiva (2011) no curso de Letras no Pólo Afrânio - PE e UAB/ UFPE e CONECT[e] INOVAÇÃO EDUCACIONAL no curso de formação em Ead para tutores . Tem desenvolvido pesquisas e projetos Educacionais nos seguintes campos de saber: Tecnologia digitais na Educação, Produção de Vídeos digitais, Jogos digitais, lógica e programação, pensamento computacional, Cultura popular e Folkcomunicação e Cultura Maker. Conta com trabalhos publicados em congressos, revistas e periódicos. Já desenvolveu pesquisas e projetos educacionais na área de tecnologias educacionais nas cidades de: Itamaracá, Araçoiaba, Itapissuma, Igarassu, Olinda, Paulista e Jaboatão dos Guararapes. Atualmente vem pesquisando sobre Cultura Maker e pensamento computacional.

Talita Monteiro de Moura

Enfermeira, Doutora em Educação Matemática e Tecnológica pela Universidade Federal de Pernambuco, Mestra em Enfermagem, Especialista em Saúde da Família no formato Residência Multiprofissional, Especialista em Gestão em Saúde, Especialista em Mediação de Processos Educacionais na Modalidade Digital, Especialista em Enfermagem do Trabalho. Atua na Produção de material didático para cursos online. Pesquisadora do Grupo de Estudos em Novas Tecnologias e Educação nas áreas de educação e aprendizagem online, cursos massivos online. Servidora da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco. Pesquisadora do Programa de Educação Permanente na Especialização em Saúde da Família PEPSUS UFRN. Atuou na Tutoria e Docência da Especialização em Atenção Primária à Saúde no Grupo SABER Tecnologias Sociais e Educacionais UFPE e UNA-SUS. Foi docente da Especialização em Enfermagem em Saúde da Família da Universidade de Pernambuco.

Tarcísio Rocha dos Santos

Professor Efetivo do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco (CAp-UFPE) desde 2016. Atualmente realiza pesquisa de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica da UFPE, no qual também realizou o curso de mestrado entre os anos de 2012 e 2014. Graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Monitorou do Laboratório de Ensino de Matemática da UFPE (LEMAT-UFPE) na graduação, que é destinado à pesquisa em educação matemática, enfatizando os jogos matemáticos. Monitorou na primeira equipe do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência da UFPE (PIBID-UFPE) na área da Matemática, findando os dois anos de contrato permissíveis (2008 a 2010). Atualmente participa do projeto de bilinguismo/DNL do Colégio de Aplicação-UFPE, que visa proporcionar aulas bilíngues francês-português de disciplinas não linguísticas para estudantes de Ensino Fundamental e Ensino Médio. Desenvolve pesquisas nas áreas de Didática da Matemática e de Educação Tecnológica, tendo como foco o uso de jogos para o ensino e aprendizagem de matemática. Atualmente, é membro do Grupo de Pesquisa Atelier Digitas - CAC/UFPE/CNPq, onde investiga engenharia de artefatos para o ensino, inclusão e a sustentabilidade.