Doutor e Mestre pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com pesquisas no campo de ciências dos materiais, ensaios destrutivos e não-destrutivos. Graduado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), com estágio no Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT/SP). Professor Titular aposentado da UFMG, Autor de mais de cem publicações científicas em Congressos de Engenharia e periódicos nacionais e internacionais, bem como de diversos capítulos de livros. Possui experiência na área de Engenharia Civil e de Materiais, principalmente nos seguintes temas: ação da água nas edificações e nos materiais de construção, coberturas verdes e patologias em edificações.
Arquiteta e urbanista, pesquisadora em Patrimônio Cultural e Sustentabilidade. Doutoranda na linha de memória e patrimônio cultural pela UFMG, onde também concluiu o mestrado em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável. Atua há mais de uma década na preservação de bens culturais, com ênfase em projetos de restauração arquitetônica de edificações tombadas e em contextos urbanos sensíveis. Sua trajetória inclui funções técnicas e estratégicas no Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha/MG), relacionadas a análises de impacto ao patrimônio cultural. Desenvolve pesquisas e ações extensionistas sobre sustentabilidade cultural e abordagens contemporâneas de conservação. É membro ativo do ICOMOS Brasil e do capítulo latinoamericano e caribenho da Association for Preservation Technology International (APTi), com participação em publicações acadêmicas, cursos de especialização e fóruns nacionais e internacionais sobre patrimônio.
Entre os projetos de destaque, atuou tanto como integrante da equipe de projeto quanto como contratada pela empresa executante da Restauração e Requalificação do Conjunto Edificado da Antiga Fábrica Santa Amélia, vivência que proporcionou uma compreensão aprofundada dos desafios técnicos, institucionais e operacionais da intervenção em patrimônio industrial — e que motiva a apresentação deste estudo de caso no 6º ENPAC.
Engenheiro Civil (UFBA) com mestrado, doutorado e pós-doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais (UFSCar). Atualmente atua como Professor Associado III da Escola Politécnica da UFBA, sendo coordenador do Laboratório de Ensaios em Durabilidade dos Materiais (LEDMa) e Coordenador do CT 702 IBRACON/ALCONPAT (Procedimentos para Ensaios de Avaliação da Durabilidade de Estruturas de Concreto). Autor de 13 livros na área, incluindo as 10 Práticas Recomendadas IBRACON sobre Ensaios em Durabilidade do Concreto e de mais de 110 artigos em revistas científicas e mais de 150 artigos em eventos nacionais e internacionais. Foi reconhecido pela Elsevier entre os 2% mais influentes pesquisadores em engenharia do mundo em 2022, 2023 e 2024.
Doutor em Engenharia Metalúrgica, Mestre em Engenharia Aeronáutica, Engenheiro Mecânico. Professor do Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica da PUC Minas e dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia Aeronáutica. Diretor Geral da Vibracon Engenharia.
Doutor em Engenharia Civil pela Universidade do Minho, Portugal, com tese de doutoramento sobre o desempenho sísmico de edificios existentes de alvenaria. Os seus interesses e atividades de investigação estão relacionados com o comportamento sísmico, inspeção, diagnóstico, ensaios não destrutivos, modelação numérica, ensaios dinâmicos, técnicas inovadoras de reforço e monitorização de edifícios de alvenaria. É docente no Mestrado Avançado em Análise Estrutural de Monumentos e Construções Históricas (SAHC, Universidade do Minho). É autor e coautor de mais de 150 publicações científicas e participou em vários projetos de investigação internacionais e nacionais. Participou em mais de 45 projetos de consultoria e é autor e coautor de 50 relatórios técnicos. Participou em diversos trabalhos em edifícios históricos, como por exemplo o Qutb Minar (Índia), a Catedral de Cantuária (Reino Unido), a Igreja de São Sebastião (Filipinas), o Teatro Municipal do Rio de Janeiro (Brasil), o Templo Loka-Hteik-Pan (Myanmar), a Igreja de Kuño Tambo (Peru), a Igreja Ortodoxa Grega dos Santos Constantino e Helena de San Diego (EUA), o Palácio Presidencial (Portugal), o Convento do Carmo (Portugal), a Piscina das Marés (Portugal), o Museu Nacional de Arqueologia (Portugal), a Sé de Braga (Portugal) e a Sé do Porto (Portugal).
Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1978), graduação em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia Kennedy (1980), Especialização em Engenharia de Estruturas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1983), Mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1987) e Doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - COPPE (1999). Atualmente é Professor Titular do Departamento de Engenharia de Estruturas da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência nas áreas de Resistência dos Materiais, Estruturas de Concreto Armado e Protendido, Reologia dos Concretos, Pontes, Estruturas de Fundação e Contenção e Análise Dinâmica das Estruturas. Leciona nos cursos de Graduação em Engenharia Mecânica, Engenharia Civil e Arquitetura, no Curso de Especialização em Engenharia de Estruturas, nos Cursos de Pós-Graduação em Engenharia de Estruturas, e em Cursos de Extensão. É consultor da FCO-Fundação Christiano Ottoni.