Scarlett Marton

Scarlett Marton é professora titular de Filosofia Contemporânea da Universidade de São Paulo (USP). Publicou no Brasil vinte livros, na maioria sobre a filosofia nietzschiana, entre eles: Nietzsche e as mulheres (2022); Nietzsche, “o bom europeu” (2022); Nietzsche e a arte de decifrar enigmas (2014); Nietzsche, das forças cósmicas aos valores humanos (3ª ed., 2010); A irrecusável busca de sentido. Autobiografia intelectual (2004). Publicou na França a obra Les ambivalences de Nietzsche (2021) e na Argentina Nietzsche y la nueva concepción del mundo (2017). Publicou ainda ensaios em livros e revistas especializadas no Brasil, na Alemanha, na Áustria, na Bélgica, na Espanha, na França, na Itália, em Portugal, nos Estados Unidos, na Colômbia, na Venezuela, na Bolívia, na Argentina e no Chile. Fundou o GEN – Grupo de Estudos Nietzsche; criou os Cadernos Nietzsche e a coleção de livros Sendas & Veredas; implementou o GT Nietzsche junto à Anpof. É membro de diversas associações científicas. Integra o comitê científico de Hyper Nietzsche; faz parte do conselho editorial de revistas e coleções de livros nacionais e estrangeiras, entre elas, Nietzsche-Studien e Monographien und Texte zur Nietzsche-Forschung.

Vânia Dutra de Azeredo

É Doutora em Filosofia pela USP (2003), atua como professora de Filosofia na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO.) É membro do GEN – Grupo de Estudos Nietzsche, do GIRN – Groupe International de Recherches sur Nietzsche e do GT Nietzsche da Anpof. Publicou Nietzsche e a dissolução da moral (2000; 2003); Nietzsche e a aurora de uma nova ética (2008; 2021); Nietzsche e a condição pós-moderna (2013). Organizou Encontros Nietzsche (2003), Falando de Nietzsche (2005), Caminhos percorridos e terras incógnitas (2004) e Nietzsche: filosofia e a educação (2008) e juntamente com Wilson Frezzatti Jr. Nietzsche e seus interpretes. (2020), com Alexandre Carvalho Filosofia e Educação no Mundo Contemporâneo (2016) e com Ivo da Silva Jr. Nietzsche e a Interpretação (2012).

Ivo da Silva Júnior

Graduou-se em filosofia, defendeu o mestrado, em 2000, e o doutorado, em 2005, pela Universidade de São Paulo (USP).  Realizou estudos entre 2003-2004  e estágio pós-doutoral entre 2010-2011 na Universidade de Reims Champagne-Ardenne, França. É editor-responsável dos Cadernos Nietzsche (Qualis A1/CAPES) e diretor do CENBRA - Centro de Estudos Nietzsche: recepção no Brasil.  É membro do GIRN - Groupe International des Recherches sur Nietzsche,  do HyperNietzsche,  do GT - Nietzsche da ANPOF  e  do GEN - Grupo de Estudos Nietzsche.  A ênfase de sua pesquisa é no pensamento nietzschiano e na filosofia francesa contemporânea.  Preside atualmente o IEAC - Instituto de Estudos Avançados e Convergentes, da UNIFESP.

Eder Ricardo Corbanezi

Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Metodista de Piracicaba (2004), graduação em Filosofia (2009) pela Universidade de São Paulo e mestrado em Filosofia (2013) pela mesma instituição, com estágio de pesquisa de seis meses na Université de Reims Champagne-Ardenne. Realizou doutorado em Filosofia em cotutela pela Universidade de São Paulo e pela Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne, com estágio de pesquisa de um ano nesta última universidade. Sua tese foi selecionada por Comissão do Programa de Pós-graduação em Filosofia da USP, dentre as teses defendidas de agosto de 2018 a agosto de 2020, para concorrer ao Prêmio Anpof 2020. De outubro de 2019 a julho de 2020, foi professor substituto no Departamento de Filosofia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). De junho a novembro de 2021, foi professor substituto de filosofia na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). De agosto de 2021 a setembro de 2022, foi professor colaborador no Departamento de Filosofia da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Desde setembro de 2022, é professor substituto no Departamento de Filosofia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Também é pós-doutorando em Filosofia na UNIFESP. É membro do Grupo de Estudos Nietzsche (GEN/USP), do GT Nietzsche junto à Anpof, do Groupe International de Recherches sur Nietzsche (GIRN) e do HyperNietzsche. Integra a Comissão Editorial dos Cadernos Nietzsche (Qualis A1). Seu principal objeto de pesquisa é a filosofia de Nietzsche e sua relação com a história da filosofia. É autor do livro Perspectivismo e Relativismo na Filosofia de Nietzsche, publicado em 2021 pela Editora Unifesp. Participou do Dicionário Nietzsche, obra coletiva do GEN publicada em 2016. Ainda sobre a filosofia de Nietzsche, publicou artigos e capítulos de livro no Brasil, na França, na Itália e na Bélgica.

Pedro Parini

Professor Adjunto da Faculdade de Direito do Recife (Universidade Federal de Pernambuco - UFPE). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFPE. Coordenador do Grupo de Pesquisa Direito e Persuasão e do Grupo de Pesquisa Retórica, Hermenêutica e Direito. Pós-doutorado pela Università di Bologna, Itália, com duração de 12 meses e financiamento pela CAPES. Doutor (2013), mestre (2007) e bacharel (2004) em Direito pela UFPE. Na graduação foi bolsista de iniciação científica e monitor bolsista. Foi também aluno bolsista do DAAD para a realização do Deutschlandkundlicher Winterkurs no interDaF am Herder Institut der Universität Leipzig na Alemanha. Obteve parte dos créditos para a graduação na Università Degli Studi di Ferrara na Itália. Tem experiência na área de Filosofia e Teoria do Direito, atuando principalmente nos seguintes temas: Retórica Analítica, Metodologia Jurídica e Lógica Jurídica. Foi professor do Curso de Direito da Faculdade Maurício de Nassau, da Faculdade Integrada do Recife e da Brazilian Law International College. É sócio fundador, conselheiro e ex-vice-presidente da Sociedade Brasileira de Retórica e vice-presidente da ABRAFI. Coordenador do Acordo de Cooperação Internacional entre a UFPE e a Università degli Studi di Firenze (Itália). Professor visitante na Università degli Studi di Firenze (2023).

Wilson Antonio Frezzatti Junior

Doutor em Filosofia pela USP (2004). Atualmente é Professor Associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE): cursos de graduação e mestrado/doutorado em Filosofia. Professor do mestrado em Filosofia da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Publicou os livros: "Nietzsche e psicofisiologia francesa do século XIX","Nietzsche contra Darwin" e "A fisiologia de Nietzsche". Traduziu "As doenças da personalidade" de Théodule Ribot. Orienta nos seguintes temas: Nietzsche, Metafísica e Conhecimento, Filosofia da Biologia e Mecanicismo. Coordenador do Grupo de Estudos Nietzsche (GEN). Membro do Grupo Internacional HyperNietzsche, do Groupe International de Recherches sur Nietzsche (GIRN) e do GT-Nietzsche (ANPOF). Tutor PET-FILOSOFIA da UNIOESTE (2010-2013). Desenvolveu pesquisas pós-doutorais: na França, com o Prof. Patrick Wotling (2009-2010); e na UFSC, com o Prof. Gustavo Caponi (2014-2015). 

Eduardo Nasser

Possui graduação em filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com bolsa FAPESP, e doutorado em filosofia pela Universidade de São Paulo (USP), com bolsa CAPES. Fez estágio na Ernst-Moritz-Arndt-Universität Greifswald (Alemanha) em nível de doutorado sanduíche, com bolsa DAAD. É membro do Grupo de Estudos Nietzsche (GEN), Groupe International de Recherches sur Nietzsche (GIRN), HyperNietzsche, Red Iberoamericana de Estudios Nietzscheanos (RIEN) e GT-Nietzsche da ANPOF. Acreditado junto à ANECA (Agencia Nacional de Evaluación de la Calidad y Acreditación), Espanha, nas categorias Prof. Ajudante Doutor, Prof. Contratado Doutor e Prof. de Universidade Privada. Líder do Grupo de Estudos Nietzsche UFPE (GEN-UFPE), credenciado no diretório de grupos do CNPq. Sua pesquisa tangencia aspectos diversos dos problemas do tempo, ontologia e método no contexto filosófico contemporâneo, com especial ênfase em Nietzsche e Nicolai Hartmann. Coordenador do projeto editorial de transcrições dos cadernos universitários de Nietzsche. Foi professor de filosofia geral na Universidade Federal do ABC (UFABC). Desenvolveu pesquisa de pós-doutoramento na Albert-Ludwigs-Universität Freiburg, com bolsa CAPES / Alexander von Humboldt-Stiftung (categoria "pesquisador experiente"). Credenciado no programa de pós-graduação em filosofia da Universidade Federal do ABC (UFABC). Credenciado no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), onde exerce a função de Coordenador dos Cursos de Licenciatura e Bacharelado.

Alexander Gonçalves

Graduado em filosofia pela UEM - Universidade Estadual de Maringá - PR. Mestre pelo programa de pós graduação em filosofia da UNIOESTE. Doutor pelo programa de pós-graduação em filosofia da USP. Pós-doutorado pela Università Del Salento, Lecce-Itália. Membro do GEN/UNIOESTE (Grupo de Estudos Nietzsche, núcleo UNIOESTE). Membro do GEPFES/UENP (Grupo de Estudos em Filosofia, Educação e Sociedade). Professor colaborador do PGF-UEM (Programa de pós-graduação em filosofia da UEM). Coordenador do curso de filosofia da UENP.

Célia Benvenho

Doutora em Filosofia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), na linha de pesquisa Metafísica e Conhecimento, com estágio de pesquisa (doutorado sanduíche) na França, em parceria com a Faculté de Philosophie de l?Université de Strasbourg, com o professor Emmanuel Salanskis (2019-2020). Possui Mestrado em Filosofia (2009) e Licenciatura em Filosofia (1994), ambos pela Unioeste. Tem especialização em Administração e Planejamento de Sistemas Educacionais pela UNIPAR (1997) e especialista em Computação Aplicada ao Ensino pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (1998). Coordenadora do PIBIB/Filosofia da Unioeste (2014-2018). Membro do Grupo de Estudos Nietzsche (GEN)/Unioeste. Atualmente é professora Adjunto da Unioeste no curso de graduação em Filosofia.

Oclécio das Chagas Lacerda

Graduado em Filosofia pela Universidade Federal do Pará (2006). Mestre em filosofia pela Universidade Federal de São Paulo (2014). Doutorando em Filosofia pela Universidade Federal de São Paulo (2017-2021). Professor de Filosofia da Secretaria Estadual de Educação do Estado Pará de 2008 a 2018. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia da cultura e da literatura, em especial, no pensamento de Nietzsche e Dalcídio Jurandir.

Geraldo Dias

Doutor em Filosofia pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de São Paulo - PPGF-UNIFESP. Realizou estágio de pesquisa doutorado-sanduíche na Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne, 2017-2018. Mestre em Filosofia pelo PPGF-UNIFESP. Licenciado em Filosofia pela Escola De Filosofia, Letras E Ciência Humanas da Universidade Federal de São Paulo - EFLCH-UNIFESP. Integrante do Grupo de Estudo Nietzsche - GEN; membro e coordenador do Centro de Estudos Nietzsche: Recepção no Brasil - CENBRA; membro do corpo Editorial da revista Cadernos Nietzsche. Docente da Graduação e Pós-Graduação em Filosofia da Faculdade Católica da Paraíba, PB, Brasil; formação e atuação específica na Filosofia Contemporânea, com ênfase nos estudos acerca das reflexões de Nietzsche sobre a eticidade do costume, a moral cristã e a recepção de sua filosofia no Brasil. Devesenvolveu pesquisa de Pós-doutoramento no PPGF-UNIFESP sobre "A recepção de Nietzsche em movimentos de extrema direita no Brasil: Eugenismo e Integralismo".

André Itaparica

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (1996), mestrado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1999) e doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é Professor Associado II da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). É membro do Grupo de Estudos Nietzsche (GEN) e do grupo de pesquisa internacional HyperNietzsche. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia Moderna e Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: Nietzsche, Crítica da Moral, Idealismo, Realismo, Naturalização da moral, Cultura, Mente.

Felipe Xavier

Professor efetivo de Filosofia no IFAM - Campus Maués. Doutorando em Filosofia (PPGF/UNIFESP). Mestre em Filosofia pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Pernambuco (PPGFIL/UFPE 2019). Possui MBA em Gestão Escolar (USP/Esalq 2021) e é especialista em Ensino da Filosofia (Centro de Ensino e Pesquisa Contemporâneo/Faintvisa 2018). Bacharel em Filosofia pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP 2015) e Licenciado em Filosofia pelo Centro Universitário Claretiano (Claretiano 2017). Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito do Recife da Universidade Federal de Pernambuco (FDR/UFPE 2022). Experiência no ensino das disciplinas de Filosofia e Sociologia no Ensino Básico e de Filosofia Jurídica e Introdução ao Estudo do Direito no Ensino Superior. É membro do GEN (Grupo de Estudos Nietzsche) e do CENBRA-Unifesp (Centro de Estudos Nietzsche: Recepção no Brasil).

 João Evangelista Tude de Melo Neto

Doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo - USP (2013), com período sanduíche em Université de Reims Champagne-Ardenne.


Linha de Pesquisa: Filosofia Prática Contemporânea.


Áreas de atuação e interesse: Filosofia Contemporânea; Ética; Metafísica; Filosofia Antiga; Introdução à Filosofia; Epistemologia; Nietzsche.

Rogério Saucedo

Graduado (1995) e mestre (1998) em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo/ USP (2004). Atualmente é professor associado, nível 4, da Universidade Federal de Pernambuco. Suas áreas de interesse são Filosofia da Linguagem (pejorativos) e Filosofia da Raça.

Tárik Prata

Graduado em Psicologia (1999) e Mestre em Filosofia Contemporânea (2002), pela Universidade Federal do Ceará. Doutor em Filosofia (2007) pela Ruprecht-Karl Universität Heidelberg (Alemanha). Realizou estágio de Pós-Doutorado (2022/2023) no Departamento de Filosofia da University College Cork (Irlanda). Professor Associado do Departamento de Filosofia da UFPE.

Martha Perrusi

Possui Doutorado em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco (2019), Mestrado pela Universidade Federal de Pernambuco (1998), graduação em Filosofia Bacharelado pela Universidade Católica de Pernambuco (1993), graduação em Filosofia Licenciatura pela Universidade Católica de Pernambuco (1992). Atualmente é professor adjunto da Universidade Católica de Pernambuco. Tem experiência na área de Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia, estética, retórica, Castoriadis e Nietzsche.

Antônio Apolinário

Graduado em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco (2002), Mestre em Filosofia pela mesma universidade (2005) e Doutor em Filosofia pelo Programa Integrado de Doutorado em Filosofia UFPB/UFPE/UFRN (2011). Vem se dedicando às áreas de filosofia prática (ética e filosofia política), filosofia da educação, estética, epistemologia, filosofia moderna e filosofia contemporânea, atuando principalmente nos seguintes tópicos de pesquisa: a filosofia de Nietzsche, estética e ética, educação e cultura na contemporaneidade, educação e democracia, tecnologia e cultura, antropotécnica e pós-humanismo. Atualmente é Professor Associado II da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) - Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST), e coordenador adjunto do MAL-DITAS - Laboratório de Estudos sobre Mulheres, Filosofia e Humanidades.

Marcos André de Barros

PROFESSOR TITULAR DE FILOSOFIA da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Membro da Red Internacional de Investigadores de Teoria Crítica da SETC- Sociedad de Estudios de Teoría Crítica. Possui Pós-Doutorado em Filosofia do Direito ("Justiça como Reconhecimento em Axel Honneth" PPGD-UFPE, 2019), Doutorado em Filosofia Contemporânea pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (Tese sobre a Ética do Discurso de Jürgen Habermas -2008) Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco (Com Distinção - Dissertação sobre a Filosofia da História em Walter Benjamin - 1995), Graduação em Licenciatura em História pela Universidade Federal de Pernambuco (1991) e em Teologia (FSTBNB, 1990 - Magna cun Laude). Atualmente docente lotado no Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Tem experiência nas áreas de Filosofia, Sociologia, Política e Educação com ênfase em Teoria Social, Teoria Política, Ética, Filosofia Contemporânea, Hermenêutica e Filosofia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas/autores: Jürgen Habermas, Walter Benjamin, Axel Honneth, Paul Tillich, F. Nietzsche, Boaventura de Souza Santos, Ética do Discurso, Filosofia Política e da Cultura (educação) e Teorias do Reconhecimento. Membro pesquisador do NEEPd-UFPE-Cnpq, É Coordenador do Grupo Teoria Crítica-Ufrpe-DECISO e membro do Núcleo Brasileiro de Pesquisa Walter Benjamin. Ex-Professor Colaborador do Programas de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da UFS (Bioética - 2009-2010) e PPG Direito da UFPE (Teorias da Justiça - 2018)

Luís Rubira

É Professor Associado da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Possui mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000), doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2009), com estágio de estudos na Université de Reims Champagne-Ardenne, França (2007-2008) e pós-doutorado em Filosofia pela Université de Reims Champagne-Ardenne, França (2014-2015). Foi Vice-Coordenador do GT-Nietzsche da ANPOF (2016-2022). É Coordenador-Adjunto do PPG em Filosofia da UFPel, Editor Associado da Revista Dissertatio (Qualis A2 Capes), Membro do Grupo de Estudos Nietzsche (GEN) e do Groupe International de Recherches sur Nietzsche (GIRN).